Publicação tem a participação de coordenações, docentes e artistas e reflete sobre a experiência formativa da escola
Celebrando 10 anos de atividades contínuas neste mês de agosto, a Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza, nesta terça-feira (29), o lançamento da publicação “Pedagogias da Porto – poéticas e políticas de formação em artes no Ceará”. O momento acontece após a primeira sessão “Arte, Educação e Ancestralidade” do Ciclo de Conversa Poéticas do Tempo Presente, que reúne o pesquisador e educador Luiz Rufino, o Secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba, mediado por Nina Rizzi. O livro estará disponível no local do evento e em formato digital através do site da Escola.
Organizado por Bete Jaguaribe, diretora de formação do Instituto Dragão do Mar/Porto Iracema das Artes, e Isaac Pipano, coordenador de inovação e pesquisa da Escola, o livro conta com artigos que dialogam sobre política, arte, cultura, educação e a trajetória de uma década da escola de artes. A publicação também apresenta o projeto político-pedagógico do ano 10 da Porto, bem como perfis de artistas que passaram pela Escola.
“Nesses 10 anos, foram uma diversidade de experiências criativas, que envolveram dezenas de jovens e artistas em trajetórias. O livro reúne um conjunto de reflexões sobre as diversas dimensões do projeto, no contexto de um país que enfrentou um governo fascista e a pandemia da Covid. Quais os diálogos que uma escola de arte deve construir com as emergências do mundo contemporâneo?”, observa Bete Jaguaribe, que divide a organização do livro com o professor Isaac Pipano.
“A publicação demarca um momento importante na história e trajetória da Porto Iracema ao oferecer um conjunto amplo de reflexões, com autorias variadas e diferentes perspectivas teórico-metodológicas. O livro surge como um esforço de sintetizar os dez anos e dar visibilidade acadêmica às ações realizadas nas esferas formativas da Escola, além de funcionar como um material de pesquisa que dialoga com as gestões, coordenações e agentes que atuam em equipamentos culturais e programas educacionais em todo o Brasil”, comenta Isaac Pipano, organizador do livro e coordenador de inovação e pesquisa da Escola.
Participam da publicação Cláudia Pires, Edilberto Mendes, Andrei Bessa, Levy Mota, Mona Gadelha, Felipe Camilo, Aline Albuquerque, Manoela Ziggiatti, Antônia Camila Alves Moreira, Renata Bittencourt, Gisele Beiguelman, Cláudio Bueno, Marcos Moraes, Diane Lima, Ana Lira, Jorge Vasconcelos, Jorge Alencar e Daniele Avila Small. O capítulo “Trajetórias de Afetação”, com perfis de artistas formados ou capacitados pela Porto, traz as trajetórias de Charles Lessa, Alysson Amâncio, Luiza Nobel, Rafael Semino e Wylliana Nascimento.
Sobre a Escola
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Serviço
Lançamento do livro “Pedagogias da Porto – poéticas e políticas de formação em artes no Ceará”
Onde: Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema) Quando: terça-feira, 29 de agosto, às 19h
Aberto ao público
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Lianne Ceará (jornalista) | Publicado em 28 de agosto de 2023