Escola de Formação e Criação do Ceará

EDANCO 2024 -  Compagnie La Mangrove, "Corpos" (Palacio de Bellas Artes) 30/09/24 @mikpasco

Porto Iracema das Artes promove aulas de dança gratuitas com bailarinos internacionais nos dias 30 e 31 de outubro

Oficina Corpos. Foto Mika Pasco

Ofertando 40 vagas, as atividades serão ministradas por artistas de países como Alemanha e França (Foto: Mika Pasco)

Em parceria com a Bienal Internacional de Dança do Ceará, a Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar –, promove, nos dias 30 e 31 de outubro, aulas de dança ministradas por bailarinos internacionais. Ofertando 40 vagas ao todo, as atividades são gratuitas e abertas ao público.

A programação especial começa nesta quinta-feira (30), com a masterclass da coreógrafa e pesquisadora Léna Blou, da ilha caribenha de Guadalupe, acompanhada pelos músicos Allan Blou e Félix Flauzin. Reconhecida por seu trabalho com o estilo folclórico Gwoka, a artista ensina movimentos da Techni’ka, método que investiga a harmonia da desordem e estuda a dimensão da dança Bigidi, símbolo da adaptação e resistência do povo guadalupense. A atividade acontece das 17h às 18h30.

Na sexta-feira (31), o público também pode marcar presença na oficina “Corpos”, conduzida pelo francês Hubert Petit-Phar junto ao brasileiro Augusto Soledade, artistas da Cia La Mangrove, companhia de dança de Pantin, na França. A atividade propõe uma imersão criativa que dialoga com tradições ancestrais, como o candomblé, e princípios contemporâneos da dança. O objetivo é convidar os participantes a explorarem suas identidades e territórios de movimento, além de refletir sobre o corpo como espaço de resistência. O momento será das 16h às 17h30.

Promovidas a partir de parceria entre o Curso Técnico em Dança (CTD), da Porto Iracema das Artes, e a Bienal Internacional de Dança do Ceará, as atividades não exigem inscrição, respeitando a ordem de chegada dos participantes.

SOBRE OS ARTISTAS 

Léna Blou é antropóloga, dançarina, coreógrafa e educadora de Guadalupe. Criadora do método pedagógico contemporâneo Techni’ka, inspirado nos ritmos e danças gwoka, Blou é fundadora do Centro de Estudos de Dança e Coreografia, da Companhia Trilogie Léna Blou e do Larel Bigidi’Art. Sua trajetória une arte, pesquisa e educação, explorando a desordem e a adaptabilidade como formas de resistência criativa diante das precariedades sociais, políticas e ambientais.

Augusto Soledade é coreógrafo e pesquisador, e atualmente professor titular de dança na Universidade da Flórida (EUA). Augusto Soledade é nascido na Bahia (Brasil) e fundador e diretor artístico da companhia Brazzdance em Miami. 

Hubert Petit-Phar é coreógrafo, dançarino e pedagogo. Fundou, com Delphine Cammal, a Companhia La Mangrove, onde desenvolve criações inspiradas na cultura caribenha e em autores como Maryse Condé e Édouard Glissant. Hoje, divide sua atuação entre criação artística, formação e projetos de território entre a Guadeloupe e a região da Seine-Saint-Denis.

SOBRE O CTD

Vinculado ao Programa de Formação Técnica da Escola Porto Iracema  das Artes desde 2013, o Curso Técnico em Dança (CTD) é totalmente gratuito e tem como objetivo formar profissionais Técnicos de Nível Médio capazes de atuar em dança como intérpretes/criadores a partir de saberes práticos e teóricos aplicáveis em contextos artísticos, técnicos, culturais e sociais contemporâneos. 

O CTD é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação pelo Parecer Nº 331/2022 com nota máxima em todos os tópicos de avaliação.

SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). 

Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

Masterclass “Techni’ka”, com Léna Blou (Guadalupe)

Quando: 30/10, das 17h às 18h30

Onde: Sala da Wilemara Barros – Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema, Fortaleza)

Vagas: 20 vagas

Gratuito e aberto ao público

 

Oficina “Corpos” com Hubert Petit-Phar (França) e Augusto Soledade (Brasil)

Quando: 31/10, das 16h às 17h30

Onde: Sala da Wilemara Barros – Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema, Fortaleza)

Vagas: 20 vagas

Gratuito e aberto ao público

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Mayra Carvalho (estagiária) |  Supervisão e Edição: Isabella Rifane (jornalista)