Escola de Formação e Criação do Ceará

Fotos-Bruno-Rodrigues-1 (1)

Porto Iracema das Artes promove atividades culturais gratuitas entre os dias 2 e 6 de dezembro

Fotos Bruno Rodrigues 1 1

(Foto: Bruno Rodrigues)

Uma das atrações é o ensaio aberto do projeto de dança “Agbênça”, que investiga a relação do corpo com o instrumento musical agbê

Dando continuidade à programação da partilha pública Rotas de Criação, a Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar – promove, entre os dias 2 e 6 de dezembro, uma série de atividades culturais, incluindo oficinas, rodas de conversa e apresentações. As ações, gratuitas e abertas ao público, apresentam os trabalhos desenvolvidos nos Laboratórios de Criação da Escola à comunidade.

Uma das atrações é a oficina do projeto “Kalunga-pequena”, parte do Laboratório de Artes Visuais. Durante a atividade, ministrada de segunda (2) à sexta-feira (6) no turno da tarde, os participantes moldarão máscaras.

Já na quarta-feira (4), o público pode conferir o ensaio aberto do projeto de dança “Agbênça”, às 19h30, seguida de uma roda de conversa sobre o desenvolvimento da atração, que investiga a relação do corpo com o instrumento musical agbê. No mesmo dia, o projeto de artes visuais “Arrumação” realiza exposição, a partir das 19h. O trabalho explora a ligação entre moda, corpo, brincadeira e expressividade.

Na quinta-feira (5), a Escola recebe a tutora do Laboratório de Artes Visuais Juliana dos Santos para uma fala aberta intitulada “O Tempo da Cor”, inspirada em sua pesquisa com o tom de azul extraído da flor Clitoria Ternatea. O momento acontece às 19h.

Por fim, na sexta, as atividades começam com a apresentação teatral do projeto “Deyses”, às 16h. Em seguida, ocorre performance do projeto de artes visuais “Como criar o seu altar”, com pintura ao vivo, e apresentação de dança e roda de conversa com o projeto de dança “Em Uma Gota o Oceano”. As atividades acontecem às 18h e 19h30, respectivamente.

Todos os projetos são desenvolvidos nos Laboratórios de Criação da Escola. Via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com patrocínio master da Nubank e patrocínio da Cagece.

VEJA DETALHES DA PROGRAMAÇÃO

Projeto Kalunga-Pequena (Artes Visuais) – Oficina de Máscaras

  • Data e horário: de 02/12 à 06/12, das 14h às 16h.
  • Local: Ateliê da Porto Iracema das Artes

Projeto Agbênça (Dança) – Ensaio aberto e roda de conversa

  • Data e horário: 04/12, às 19h30.
  • Local: Sala Wilemara Barros, na Porto Iracema das Artes

Projeto Arrumação (Artes visuais) – Exposição

  • Data e horário: 04/12, às 19h
  • Local: Galeria Leonilson

Tutora Juliana dos Santos (Artes Visuais) – Fala aberta “O Tempo da Cor”

  • Data e horário: 05/12, às 19h
  • Local: Pátio da Escola

Projeto Deyses (Teatro) – Apresentação teatral

  • Data e horário: 06/12, às 16h
  • Local: Ponto de encontro na entrada da Ponte dos Ingleses – Praia de Iracema

Projeto Como criar o seu altar (Artes Visuais) – Conversa sobre processo de criação e pintura de tela ao vivo

  • Data e horário: 06/12, às 18h
  • Local: Ateliê da Porto Iracema das Artes

Projeto Em uma gota o oceano (Dança) – Apresentação e roda de conversa

  • Data e horário: 06/12, às 19h30
  • Local: Sala de Dança Wilemara Barros na Escola Porto Iracema das Artes

SOBRE AS ROTAS DE CRIAÇÃO

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos projetos de pesquisa em seu estágio intermediário, em condição processual e experimental, cujo formato é aberto à especificidade de cada projeto (ensaio aberto, experimento cênico, exposição, palestra, roda de conversa, etc).

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO

Os Laboratórios de Criação são espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que orientam os processos de qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses.

Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de onze edições, mais de 500 artistas passaram pelos laboratórios. Na 12ª edição, a iniciativa contempla 33 projetos, envolvendo  87 artistas da capital e interior do Ceará. Atualmente, além de Fortaleza, dez municípios integram o Programa de Laboratórios de Criação: Brejo Santo, Itarema, Tabuleiro do Norte, Sobral, Itapipoca, Barbalha, Caucaia, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Cascavel e Varjota.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

Atividades culturais gratuitas na Porto Iracema das Artes

Quando: de 2 a 6 de dezembro

Gratuito e aberto ao público

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Isabella Rifane | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 2 de dezembro de 2024