Iniciativa dialoga com o tema “Poéticas do Feminino”, eixo norteador das atividades formativas e dos eventos deste ano no Porto
Tendo como objetivo inicial o debate sobre o papel da mulher na dramaturgia brasileira, a escola Porto Iracema das Artes acolhe, a partir de julho, o grupo de estudos “Histerias Coletivas – Uma cartografia da ausência delas”, organizado pela atriz, pesquisadora e diretora de teatro, Manoela Elias. O grupo de estudos vai dialogar com o tema desenvolvido pela Escola este ano, “Poéticas do Feminino”, e propõe reunir mulheres a partir de 16 anos com experiência artística prévia, ainda que mínima, e com interesse em explorar seus espaços e possibilidades dentro das artes em geral. Os encontros serão realizados às quartas-feiras, em semanas alternadas, das 18h30min às 21h30min, iniciando as duas primeiras reuniões nos dias 11 e 25 de julho.
Para a organizadora do projeto, o grupo “é uma oportunidade para juntas mapearmos de onde viemos, onde estamos e para onde queremos ir a partir daqui. A ideia é realizar encontros quinzenais e dentro deles estabelecer um espaço seguro para a realização de estudos teóricos, exercícios práticos e oficinas trazidas por mulheres artistas de diversas linguagens que possam contribuir com nossas explorações”, explica Manoela.
O processo de debate terá como materiais norteadores textos dramáticos, teóricos, romances, peças cinematográficas e rodas de conversa. Os textos propostos para o primeiro encontro são: “As mulheres, a arte e a invisibilidade”, de Gabriela Oliveira, DISPONÍVEL AQUI, e “Gota d’ água”, de Chico Buarque.
A partir desses encontros e dos desdobramentos deste trabalho, o grupo organizará possíveis oficinas e conversas abertas ao público, assim como possíveis ensaios abertos e mostras de trabalhos.
Sobre Manoela Elias
Manoela Elias é atriz, pesquisadora e diretora de teatro cearense, formada em Artes Cênicas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Mestra em Mídias, Comunicações e Práticas Críticas pela Universidade de Artes de Londres. Nos últimos anos, além das explorações em teatro musical, metodologia do trabalho do ator e teatro de grupo, o percurso das mulheres na arte tem lhe chamado atenção.
SERVIÇO
O quê: “Porto Iracema das Artes inicia grupo de estudos sobre o papel da mulher na dramaturgia brasileira”
Quando: Início em 11 e 25 de julho, das 18h30 às 21h30
Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Eduardo Sousa
(Publicado em 04/07/2018)