
Produção retrata relação delicada entre mãe e filha (Foto: Reprodução)
Sessão gratuita integra o projeto Anatomia do Filme e inclui debate sobre o processo criativo da obra
A Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – exibiu, nesta quarta-feira (10), o documentário “Casa”, dirigido por Letícia Simões, às 18h. A produção é um relato sensível sobre a convivência da diretora com a mãe, diagnosticada com depressão e bipolaridade.
A atividade integra o projeto “Anatomia do Filme”, que propõe uma imersão no processo de criação de obras audiovisuais, e contou com um debate com a realizadora, após a exibição do documentário. O encontro gratuito e aberto ao público aconteceu no Auditório da Escola.
Marcado pelos reencontros e reconstrução de laços familiares, o documentário teve seu roteiro desenvolvido no Laboratório de Cinema da Porto Iracema das Artes, em 2015, durante a 3ª edição do Lab Cena 15.
SINOPSE DO FILME
Letícia é uma filha que fica dez anos fora de casa e resolve retornar para o seu lar. Porém, esse processo é um pouco complicado por conta das crises de depressão e bipolaridade de sua mãe, mas também um motivo de reaproximação familiar. Na tentativa de aproximar os laços, Letícia tenta acessar velhas fotos e objetos de família, mas, para isso, ela irá precisar convencer sua mãe de que é uma boa ideia.
SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO
São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens – Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Os Laboratórios funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas, que devem partir de artistas com trajetórias prévias.
Os artistas recebem orientação de tutores, que conduzem a qualificação dos projetos com orientações individuais, oficinas, palestras e aulas abertas pelo período de sete meses. Durante os Laboratórios, os artistas selecionados recebem uma ajuda de custo mensal como incentivo ao desenvolvimento de seus projetos.
SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Mayra Carvalho (estagiária) | Edição e supervisão: Isabela Rifane (jornalista) e Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 11 de dezembro de 2025