
Artistas da 13ª edição dos Laboratórios de Criação, as bailarinas do projeto Di Gyal Dem Rise realizarão um aulão especial de Dancehall Female, estilo jamaicano marcado por exaltar a sensualidade feminina (Imagem: Analice Diniz)
Nesta quinta-feira (13), às 18h30, a Porto Iracema das Artes — equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais (RECE) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — serve de palco para um aulão gratuito de Dancehall Female, estilo de dança que exalta a feminilidade. A atividade é conduzida pelas bailarinas do Di Gyal Dem Rise, projeto do Laboratório de Dança da Escola.
Nascido a partir do estilo de dança jamaicano “Dancehall”, o Dancehall Female é conhecido por utilizar movimentos que reforçam a sensualidade e a potência dos corpos femininos, como o “wine”, movimento caracterizado pela rotação do quadril.
O aulão de Dancehall Female acontece no Pátio da Porto Iracema das Artes e é aberto ao público geral, independentemente do nível de conhecimento em dança. “Queremos que, mesmo quem nunca teve contato com dança, se sinta acolhido, empoderado e valorizado”, afirma Pâmella Julião, bailarina do projeto Di Gyal Dem Rise.
PROGRAMAÇÃO DO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA
A atividade de dança integra a programação do Mês da Consciência Negra na Porto Iracema das Artes, que ainda inclui a mostra de curtas “Perspectivas Negras”, o Sarau Mareação e a Feira Negra, espaço de encontro entre moda, artesanato e gastronomia afro-brasileira, além da aula magna “Tempo, território e memória: o sagrado que em nós habita” com a dramaturga e pesquisadora Leda Maria Martins.
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
13/11
[DANÇA] Aula de Dancehall, com o Projeto Di Gyal Dem Rise (Milena Gomes, Pamella Julião e Rayany Gomes)
Horário: 18h30
Local: Pátio da Escola Porto Iracema das Artes
Classificação indicativa: 12 anos
Sobre a atividade: A aula de dança explora o “Dancehall Female”, vertente da dança jamaicana que se baseia no movimento wine, caracterizado pela rotação dos quadris. O “Dancehall Female” é um estilo marcado pela expressão da sensualidade e potência feminina.
Gratuito e aberto ao público
14/11
[ARTES VISUAIS] Feira Negra na Porto
Horário: 16h às 20h
Local: Pátio da Escola
Classificação indicativa: Livre
Sobre a atividade: A Feira Negra de Fortaleza é um evento voltado à comercialização e divulgação de produtos e serviços ligados à arte e à cultura afro-brasileira. Reúne empreendedores, artistas e ativistas com produções nas áreas de moda, acessórios, artesanato, gastronomia e outras linguagens baseadas na ancestralidade africana.
Gratuito e aberto ao público
[MULTILINGUAGEM] Palestra “Tempo, território e memória: o sagrado que em nós habita” e lançamento do livro “A fina lâmina da palavra”, com Leda Maria Martins
Horário: 19h
Local: Pátio da Escola
Classificação indicativa: Livre
Sobre a atividade: O encontro explora as noções de território, de ancestralidade e de memória no pensamento indígena e afro-brasileiro, realçando as relações entre sujeitos, coletividades e territórios e sua importância na construção dos pertencimentos, dos afetos e da integridade dos seres, sob a égide da sacralidade da existência que contém em si uma ética sobre o ambiente.
Gratuito e aberto ao público
18/11
[CINEMA] Cineclube Âncora – Sessão Especial “Perspectivas Negras”
Horário: 18h
Local: Auditório da Porto Iracema das Artes
Classificação indicativa: 14 anos
Sobre a atividade: Exibição de curtas-metragens produzidos ou dirigidos por artistas negros egressos do Lab Cena 15 e do Programa de Formação Básica em Audiovisual da Porto Iracema das Artes. Após as exibições, será realizado um debate sobre cinema, negritude e decolonialidade.
Gratuito e aberto ao público
24, 25 e 26/11
[MÚSICA] Oficina “Música Eletrônica com Hardware – Composição e Fruição”, com Uirá dos Reis
Horário: 14h30
Local: Sala de Música da Porto Iracema
Classificação indicativa: 16 anos
Sobre a atividade: A oficina propõe um mergulho criativo na música eletrônica a partir do uso de hardware — samplers, sintetizadores e grooveboxes — como instrumentos de composição coletiva. O objetivo é experimentar a criação em tempo real, compreender fundamentos de síntese sonora, explorar estilos musicais e estruturar peças coletivas, equilibrando prática e reflexão.
Gratuito e aberto ao público (10 vagas, conforme ordem de chegada)
27/11
[ARTES VISUAIS E AUDIOVISUAL] Exposição de fotos e exibição de curtas produzidos por alunos da Escola Clóvis Beviláqua
Horário: 15h às 17h
Local: Pátio (exposição) e auditório (exibição de curtas) da Escola Porto Iracema das Artes
Classificação indicativa: Livre
Sobre a atividade: A atividade expõe fotografias e exibe curtas-metragens produzidos por estudantes da EEFM Clóvis Beviláqua durante participação no projeto “aBarca nas Escolas”. Parte do Programa de Formação Básica da Porto Iracema, o projeto leva formações em teatro, audiovisual e artes visuais a escolas da rede pública do Ceará. Na ocasião, O público poderá conferir ensaios de fotoperformance e registros documentais feitos nas aulas de artes visuais, além de filmes-carta criados ao final da formação em audiovisual, realizada entre agosto e novembro de 2025.
Gratuito e aberto ao público
[TEATRO] Sarau Mareação
Horário: 18h30
Local: Pátio da Escola
Classificação indicativa: Livre
Sobre a atividade: O Sarau Mareação é a celebração do ciclo do Percurso Básico de Teatro que se encerra. É um momento também para partilhar com outras pessoas que desejam juntar-se ao movimento e apresentar suas cenas curtas, poemas, performances, dança, música, poemas e rimas.
Gratuito e aberto ao público
SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO
Espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens – Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Os Laboratórios funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas, que devem partir de artistas com trajetórias prévias. Os artistas recebem orientação de tutores, que conduzem a qualificação dos projetos com orientações individuais, oficinas, palestras e aulas abertas pelo período de sete meses. Durante os Laboratórios, as pessoas selecionadas recebem mensalmente ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de seus projetos.
SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SERVIÇO
Aula de Dancehall Female, com o Projeto Di Gyal Dem Rise (Milena Gomes, Pamella Julião e Rayany Gomes)
Quando: 13/11, às 18h30
Onde: Pátio da Escola Porto Iracema das Artes
Classificação indicativa: 12 anos
Gratuito e aberto ao público
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Conan Peixoto (estagiário) | Edição: Isabella Rifane (jornalista) | Supervisão: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 12 de novembro de 2025