Escola de Formação e Criação do Ceará

afrofuturismo

Porto Iracema das Artes e Dragão do Mar ofertam minicurso gratuito sobre Afrofuturismo e Cinema Negro

Com inscrições abertas a partir da próxima segunda-feira (9), o minicurso integra a programação da 9ª Mostra Retroexpectativa do Cinema do Dragão, que traz ainda exibição de filmes e debates entre 19 de janeiro e 8 de fevereiro

Equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-Ceará) que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, o Cinema do Dragão realiza, entre 19 de janeiro e 8 de fevereiro de 2023, mais uma Mostra Retroexpectativa, que este ano chega à sua 9ª edição. Além da exibição de filmes aclamados, clássicos e no Ceará, debates com realizadores e sessão imersiva no Museu da Imagem e do Som do Ceará, a programação conta ainda o minicurso gratuito “Afrofuturismo e Cinema Negro”, ministrado pela jornalista e curadora Kênia Freitas, e realizado em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes. As inscrições devem ser feitas entre 9 e 19 de janeiro de 2023, via formulário online disponibilizado nos sites do Dragão (www.dragaodomar.org.br) e da Escola Porto Iracema das Artes (www.portoiracemadasartes.org.br).

Realizada entre 24 e 27 de janeiro de 2023, a formação totalizará 8 horas-aulas, com direito a certificação para os participantes que tiverem o mínimo de 75% de participação nos encontros, que acontecerão das 10h às 12h no Auditório da Escola Porto Iracema das Artes. São ofertadas 40 vagas. A ocupação das vagas ficará sujeita a seleção conforme perfil profissional e indicação de interesse dos candidatos. A seleção dos candidatos levará ainda em consideração os critérios de raça, classe, gênero e sexualidade e os interesses da pessoa inscrita, a fim de compor uma turma plural em uma multiplicidade de corpos e perspectivas vitais.

Segundo Freitas, o minicurso abordará a contextualização histórica dos Cinemas Negros, em particular nos Estados Unidos e no Brasil, abrangendo o conceito nos campos político, social e estético, e evidenciando a emergência e expansão de alguns movimentos contemporâneos como o Afrofuturismo. A cada encontro um tema será destacado, respectivamente: “Cinema Negro: definição, origens e questões”; “Cinema Negro dos EUA: História e principais movimentos”; “Cinema Negro Brasileiro: História e principais movimentos”; “Afrofuturismo: política e estética”.

SOBRE KÊNIA FREITAS

Kênia Freitas é curadora e programadora do Cinema do Dragão. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Fez estágios de pós-doutorado em Comunicação na UCB e na Unesp-Bauru. Realizou a curadoria de diversas mostras e festivais de cinema, como: “Cines Afro-Femininos: Reimaginando Mundos” (6ª Muestra Afro/Cinemateca de Bogotá/Colômbia), “Mostra Afrofuturismo” (Centro Cultural São Paulo), Mostra Especial “Nós somos a guerra” (20ª Goiânia Mostra Curtas). Integrou as equipes curatoriais do IX CachoeiraDoc (2020) e Festival de Cinema de Vitória (2018). Realiza palestras, oficinas e minicursos sobre Afrofuturismo e Crítica de Cinema. Integra o FICINE – Forúm Itinerante de Cinema Negro.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Minicurso “Afrofuturismo e Cinema Negro”
Quando: 24 a 27 de janeiro de 2023.
Horário: 10h às 12h (terça a sexta)
Onde: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes
Inscrições: de 09 a 19 de janeiro de 2023 via formulário online
Vagas: 40
Resultado da seleção: 20 de janeiro de 2023
Mais informações: (85) 3219 – 5865 / (85) 3219 – 5842