Escola de Formação e Criação do Ceará

merci-varda_capa-site

Porto Iracema das Artes divulga vencedores do Concurso Cultural de Cartazes sobre a filmografia de Agnès Varda

merci varda capa site

No total, foram 21 trabalhos recebidos nos mais variados estilos e composições artísticas. Os candidatos foram votados por meio do site do Porto, no período de 03 a 25 de julho

O Porto Iracema das Artes torna público nesta sexta-feira (26/07) os nomes dos vencedores do Concurso Cultural de Cartazes sobre a filmografia de Agnès Varda. O resultado oficial acontece na sessão de encerramento da programação, com a exibição do longa “As praias de Agnès” (2008, 110 minutos), na Praia dos Crush.

Os 1º e 2º cartazes mais votados pelo público receberão, respectivamente, os prêmios de 3 meses e 2 meses de acesso gratuito às sessões do Cinema do Dragão, ambos com direito a um acompanhante. O concurso teve como proposta estimular e premiar a produção artística em torno da filmografia de Agnès Varda, ao homenagear uma das cineastas mais atuantes do mundo, pioneira do movimento Nouvelle Vague, na França, e que se manteve produtiva de forma impressionante até os seus 90 anos.

No total, foram 21 trabalhos recebidos nos mais variados estilos e composições artísticas para o Concurso Cultural de Cartazes sobre a filmografia de Agnès Varda. Os candidatos foram votados por meio do site do Porto, no período de 03 a 25 de julho. O concurso contabilizou 390 votos.

Confira os vencedores:
Primeiro lugar – Os catadores e eu, por Gabrielle Tavares e Roberta Dutra (89 votos)
Segundo lugar – Varda por Agnès, por Daniel Neves (74 votos)

MERCI, VARDA!
Organizado pelo Cena Cineclube e pelo Cineclube Âncora, o Circuito “MERCI, VARDA!”, de caráter cineclubista e gratuito, aconteceu de 4 de junho a 26 de julho de 2019 no Porto Iracema das Artes e em outros espaços parceiros do evento em Fortaleza, como o Cinema do Dragão, o Instituto Iracema, o Centro Cultural Belchior, a Vila das Artes, o Centro Cultural Grande Bom Jardim, entre outros.

SOBRE AGNÈS VARDA
Agnès Varda nasceu em Bruxelas, Bélgica, em 30 de maio de 1928, como Arlette Varda. Seu pai era grego e sua mãe, francesa. Estudou História da Arte na École du Louvre antes de conseguir um emprego como fotógrafa oficial do Teatro Popular Nacional em Paris. Neste período, incentivada pelos cineastas Chris Marker e por Alain Resnais, realizou seu primeiro longa-metragem, “La Pointe Courte” (1954), um ensaio sobre a vida de um casal em uma vila de pescadores. Despontava ali como um dos grandes nomes do cinema francês. Seu trabalho é precursor da nouvelle vague francesa, pois suas primeiras obras claramente apresentam as tendências estéticas mais tarde adotadas pelos homens diretores daquele movimento. Casada com o também cineasta Jacques Demy, Varda construiu uma carreira extremamente prolífica e eclética. Somando mais de 50 obras produzidas, entre curtas e longas-metragens, além de trabalhos instalativos, realizou documentários por encomenda, como “Ó Estações, ó Castelos” (1958), e projetos mais pessoais, como os magníficos “Os catadores e eu” (2000) e “As praias de Agnès” (2008), além filmes de ficção clássicos na história do cinema, como “Cléo das 5 às 7” (1962), “As duas faces da felicidade” (1965), entre outros.

Sem renunciar à sua liberdade criativa e sem jamais se curvar ao cinema comercial, sua arte aborda temas e levanta questões em torno do envelhecimento e do erotismo, da morte e do passar do tempo, do inconsciente coletivo e dos tabus sociais, do feminismo e das lutas raciais, geralmente ultrapassando as fronteiras da França e trazendo o cosmopolitismo de suas origens para trabalhos universais. Ao longo dos seus 60 anos de carreira, foi membro do júri no Festival de Veneza em 1983 e no Festival de Cannes em 2005. Acumulou 27 prêmios dos mais importantes festivais de cinema do mundo, como Cannes, Berlim, César Awards, Locarno, Festival de Londres, de Los Angeles, San Sebástian, Montreal, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, entre outros, tornando-se, em 2017, a primeira diretora mulher a receber um Oscar Honorário pelo conjunto de sua obra.
Em 2019, Varda se despediu do mundo e do cinema com o seu último filme, “Varda por Agnès”, um testamento cinematográfico daquela que é uma das maiores artistas de todos os tempos.

CENA CINECLUBE
Espaço de exibição pública e gratuita de filmes promovido às terças-feiras pelo Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto Iracema – o CENA 15, na Praia de Iracema. Tem como proposta estimular a formação de público e de repertório por meio do encontro da cena de fazedores e pensadores do cinema, convidados a programar as sessões, com o público da cidade interessado em debater os diversos cinemas do mundo.

CINECLUBE ÂNCORA
Exibição de filme seguido de debate entre convidados e público, o Cineclube Âncora nasceu como iniciativa espontânea dos alunos dos Cursos Básicos de Audiovisual 2017 do Porto Iracema das Artes. Em parceria com a Escola, exibições são realizadas periodicamente, sempre abertas a todos os cinéfilos de Fortaleza.

SERVIÇO
O que: Porto Iracema das Artes divulga vencedores do Concurso Cultural de Cartazes sobre a filmografia de Agnès Varda
Quando: 26 de julho

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral
Publicado em 26/07/2019.