Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.

Porto Iracema das Artes divulga resultado da oficina “Nem mocinhos, nem vilões: criando personagens complexos para roteiros de séries”, com Manuela Cantuária

manuelacan004

Promovida pelo Laboratório Cena 15 da Porto, a atividade ocorre nos dias 2 e 3 de setembro, de 18h às 21h30, de forma online. 

A Escola Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar –, divulga, nesta sexta-feira (30), o resultado da oficina “Nem mocinhos, nem vilões: criando personagens complexos para roteiros de séries”, com a roteirista Manuela Cantuária. 

A oficina, realizada por meio do Laboratório Cena 15 da Porto Iracema, ocorre nos dias 2 e 3 de setembro e será ministrada de forma virtual, das 18h às 21h30. Os selecionados receberão um e-mail da coordenação com as orientações para participar da oficina. Confira abaixo a relação de selecionados para esta atividade:

LISTA DE PESSOAS SELECIONADAS:

  1. Alyson machado Lacerda 
  2. Ana Caroline Alves da Silva
  3. Augusto Cesar dos Santos
  4. Barbara Leite Matias
  5. Caru Mahal de Morais Vieira
  6. Célio Lucas Nobre Nogueira 
  7. Charlotte Cruz
  8. Clara Dourado
  9. Douglas da Silva Nobre 
  10. Elinaldo José Rodrigues
  11. Ellen Patrícia Fernandes de Oliveira Sousa 
  12. Émerson Maranhão
  13. Felipe Barreto Arrais
  14. Felipe Gurgel
  15. German Nilton Rivas Flores
  16. Jhefter Santos 
  17. João Paulo Oliveira de Castro 
  18. Juliana Alves de Melo Donato Araújo
  19. Julie Kessi Camelo da Silva 
  20. Larissa Rezende Sales 
  21. Lays Antunes Girão
  22. Lênin de Lima Nogueira Cabral
  23. Lindrielli Rocha Lemos
  24. Luan Bastos Feitosa
  25. Luis Carlos Galetto
  26. Marcelo Vitor Moreira de Sousa 
  27. Maria Emília de Sousa Rêgo
  28. Maria Juliana Marques Gomes
  29. Mariana Costa Barros 
  30. Matheus Caminha Duarte Moura
  31. Neila Albertina de Farias Pereira Silva 
  32. Nycolas Clarindo de Sousa 
  33. Raul Ferreira Alves 
  34. Sigrid Évila Ribeiro Grangeiro
  35. Stefanie de Farias Silva Bezerra
  36. Thaís Mandarino
  37. Thiago Fernando Ferreira Candido de Araujo
  38. Victor Daniel Furtado Costa 
  39. Vitor Rennan Figueiredo Etelvino
  40. Yasmin Cavalcante Sousa 
  • A oficina é destinada apenas para residentes no Ceará, portanto as inscrições de pessoas com residência fora do estado não foram consideradas.

Sobre a oficina

Voltada para roteiristas de audiovisual, a oficina “Nem mocinhos, nem vilões: criando personagens complexos para roteiros de séries”, oferece ferramentas conceituais e criativas para criação de personagens de séries, que gerem a identificação e o fascínio do público. O conteúdo aponta caminhos para subverter estereótipos, buscando explorar as potencialidades do protagonista amoral: nem bom, nem ruim – as duas coisas e nenhuma das duas ao mesmo tempo. Com o foco em narrativas verticais, também conhecidas como character-driven, que se aprofundam na complexidade de seus personagens, a metodologia parte de conceitos-chave, análises de caso e esquemas práticos para construção de personagens, arcos dramáticos, relações de oposição (antagonistas) e complementaridade (coadjuvantes). De forma didática e acessível, as aulas condensam conhecimentos de diferentes campos – sociologia, filosofia, dramaturgia e psicologia – para encarar o desafio de construir personagens humanos, complexos e autênticos.

Sobre Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, Manuela Cantuária trabalha com criação, desenvolvimento e roteiro de projetos para TV, streaming, cinema e internet. Criadora e roteirista-chefe da série “As Seguidoras” (2021), finalista dos prêmios internacionais Rose D’Or e Rookie Awards, e do prêmio Abra na categoria Melhor Roteiro de Série – Comédia. Criadora do curso “Vulneráveis Venceremos: a construção de heroínas humanas”, sobre representação feminina e criação de personagens complexas.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes realiza oficina online “Nem mocinhos, nem vilões: criando personagens complexos para roteiros de séries”, com Manuela Cantuária

Quando: As aulas ocorrem nos dias 2 e 3 de setembro, das 18h às 21h30

Onde: On line

Selecionados receberão e-mail com informações para participar da oficina.

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 30 de agosto de 2024