Escola de Formação e Criação do Ceará

Labartesvisuais-oficina-arte-indigena-capasite

Porto Iracema das Artes divulga pessoas selecionadas para a Oficina “Arte Indígena: Diversidade de Linguagens”

portoiracemadasartes.org.br labartesvisuais oficina arte indigena capasite 1

Atividade do Laboratório de Artes Visuais, oficina será realizada nesta quinta-feira, 19 de maio, das 14h às 17h, no Ateliê da Escola.

A Escola Porto Iracema das Artes, instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), divulga a lista final de pessoas selecionadas para a oficina “Arte Indígena: Diversidade de Linguagens”, que será ministrada pelos artistas indígenas Merremmii Karão Jaguaribaras, Junior Potyguara e Byya Kanindé, participantes da 9ª edição da temporada formativa do Laboratório de Artes Visuais. A atividade ocorre nesta quinta-feira, 19 de maio, das 14h às 17h, no Ateliê da Escola.

 

Lista de pessoas selecionadas para a oficina:

Naiara Maria Moura Barros

Clara de Oliveira Adão

Gilclesio Sales

Antônio welder Rodrigues de Souza

Luis Marcos Da Silva

Larissa Batalha Santos da Silva

Letícia Cacau

camila vasconcelos

Willian de miranda trindade carneiro

Marnylton Santos

Caio Carlos de Oliveira Queiroz

Bruna Dandara Sousa de Oliveira

Carolinne Melo dos Santos

 

SOBRE MERREMII KARÃO JAGUARIBARAS

Militante indígena, agricultora, ambientalista, poetisa, artista visual. Graduanda em Sociologia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab-Ce). Na arte, preserva e promove saberes em diversas linguagens.

SOBRE JUNIOR POTYGUARA

Indígena e natural da Serra das Matas, em Monsenhor Tabosa (CE), e residente na aldeia Vila Nova (zona urbana), periferia Alto da Boa Vista. Sou artista visual, utilizando técnica de desenhos coloridos com inspirações do sagrado e sentimentos livres esporádicos. Faço parte de um coletivo de artistas indígenas do Ceará (Tamain), onde expomos nossas lutas por meio da arte, retomada e protestos.

SOBRE BYYA KANINDÉ

Indígena do Povo Kanindé de Aratuba (CE), zona rural, sempre morei na Aldeia. Ex-estudante da Escola Manoel Francisco dos Santos, estudante de Hotelaria no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Baturité, sou membra dos grupos de jovens indígenas do estado do Ceará “Tamain, JIC” (Juventude indígena conectada), monitora do Museu Kanindé, artista visual, faço meus registros desde os 14 anos.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes realiza oficina “Arte Indígena: Diversidade de Linguagens”

Quando: 19 de maio, quinta-feira, das 14h às 17h

Onde: Ateliê da Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

Gratuito 

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Marina Solon (jornalista)| Publicado em 17 de maio de 2022.