
Após o término da fase de entrevistas da iniciativa formativa Porto MIS CinéFabrique, a Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar – divulga, nesta terça-feira (01), a lista final de projetos selecionados para o programa.
Os aprovados devem realizar a matrícula no programa entre os dias 3 e 4 de abril, de forma online. A secretaria entrará em contato por e-mail para enviar o link do formulário de matrícula com todas as informações necessárias. As pessoas que não realizarem a matrícula dentro do prazo determinado serão automaticamente desclassificadas. Para a lista de suplentes, a chamada será feita conforme a ordem de classificação, para a ocupação das vagas disponíveis.
Voltada para estudantes cearenses de cinema e audiovisual, a segunda edição do projeto Porto MIS CinéFabrique é fruto da parceria entre o Instituto Mirante/Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), o Instituto Dragão do Mar, por meio da Escola Porto Iracema das Artes, integrante da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado (Rece), e a escola francesa CinéFabrique, a iniciativa promove um processo formativo que resultará na produção de três curtas-metragens de ficção, desenvolvidos por meio de colaboração entre jovens cineastas cearenses e franceses.
O programa contempla ainda a ida do/a diretor/a e do/a montador/a de cada filme para uma temporada de pós-produção realizada inteiramente na CinéFabrique, em Lyon e/ou em Marselha, para a montagem dos filmes. A segunda edição do projeto acontece em um momento de grande intercâmbio entre o Ceará e a França, tendo o Brasil anunciado como o “País de Honra” do Festival de Cannes 2025, um reconhecimento à força e ao crescimento do cinema nacional no cenário internacional impulsionado por projetos que fortalecem a formação e a internacionalização do audiovisual cearense.
O projeto Porto MIS CinéFabrique ocorrerá em três etapas. A primeira consiste no Ateliê de Roteiro (abril – maio/2025), no qual serão selecionados 12 roteiros inéditos de curta-metragem (até 10 minutos) para desenvolvimento sob orientação. Ao final, três projetos serão escolhidos via pitching para a próxima fase. A segunda etapa envolve a produção dos filmes (junho/2025), com equipes formadas por estudantes da CinéFabrique e do projeto. Por fim, a terceira etapa será a montagem dos filmes (setembro – outubro/2025), realizada nas instalações da CinéFabrique, em Lyon e/ou Marselha, França, com participação do diretor e do montador de cada curta.
CONFIRA LISTA DE PROJETOS SELECIONADOS
Projetos Selecionados (por ordem alfabética):
- A MORTE DO ARTISTA
- CONTRATADA
- ENCONTREI MEU AMOR EM FORTAL
- ESCOLHA
- ESTÉR
- É TUDO CULPA MINHA!
- GAROTO COCA-COLA
- LUZIA
- MANDE UM RECADO E UM BEIJO SEU
- MARFIM
- MEMÓRIA DE UM PÉ-DE-MOLEQUE
- MENSAGEM DIRETA
- O REPTILIANO DA MINHA TURMA
- O SOM DA SAUDADE
- SATÉLITE DE UM PLANETA DE CORES
Projetos Suplentes (por ordem de classificação):
- QUANDO OS HOMENS GANHAM FLORES
- ATEMPORAL
SOBRE A CINE NOMAD SCHOOL
A Cine Nomad School é um programa internacional da CinéFabrique, com atuação em países como Burkina Faso, Myanmar, Marrocos, Estados Unidos, Polônia e Etiópia, que aposta no intercâmbio entre jovens de diferentes nacionalidades para o desenvolvimento de projetos audiovisuais.
Por esse intercâmbio, estudantes do segundo ano de graduação na CinéFabrique e estudantes de cinema e audiovisual do país parceiro compõem equipes para a realização de curta-metragens, num processo formativo cujo objetivo principal é aprender e criar juntos, compartilhando visões de mundo e práticas criativas diferentes e complementares, com foco na experimentação técnica e no intercâmbio cultural. O resultado é a filmagem de curta-metragens de autoria de estudantes da instituição receptora.
SOBRE A CINÉFABRIQUE
A CinéFabrique é uma escola de cinema localizada em Lyon, na França, cujo foco é formar profissionais para o campo audiovisual, com oferta de cursos de graduação em três anos nas áreas de roteiro, produção, fotografia, som, edição, direção de arte e efeitos especiais, favorecendo populações jovens com maior dificuldade de acesso à profissionalização.
Com metodologia centrada na inserção profissional dos alunos, a CinéFabrique mantém um quadro de formadores de reconhecimento nacional e internacional, oferecendo, além das graduações, cursos de curta duração.
SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SOBRE O MIS
O MIS Ceará é lugar de experimentação, educação, reflexão, preservação, pesquisa e entretenimento. Um museu polifônico, com foco na diversidade e na inclusão, onde se busca pensar por meio das imagens e dos sons, estabelecendo conexões e promovendo experiências compartilhadas. Contando com equipamentos de última geração para atuar na conservação, digitalização, restauro digital e exposição de acervos imagéticos, sonoros e audiovisuais, o MIS Ceará é hoje um dos museus mais avançados da América do Sul.