Escola de Formação e Criação do Ceará

MOPI6 2018 - Projeto Inventário para Poéticas Futuras - Foto Alan Sousa (50)

Porto Iracema das Artes divulga comissão de seleção da 12ª edição dos Laboratórios de Criação 

MOPI6 2018 Projeto Inventario para Poeticas Futuras Foto Alan Sousa 50

Profissionais de larga experiência são responsáveis pela avaliação técnica do processo seletivo dos candidatos aos Laboratórios da Escola

Em processo de seleção para os Laboratórios de Criação, a Escola Porto Iracema das Artes – Equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – divulga a comissão de seleção da etapa de Avaliação Técnica dos projetos candidatos. Esta é a segunda etapa do processo seletivo que ocorre entre os dias 4 de junho a 8 de julho. 

Composta por nomes indicados pela Escola, participam da comissão especialistas de cada linguagem artística que avaliam os projetos aprovados na primeira etapa, a partir de critérios como consistência da proposta, articulação das ideias, viabilidade de realização do projeto e trajetória artística. O resultado preliminar desta etapa de Análise Técnica será divulgado dia 13 de julho. Via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Nubank.

Um diferencial nesta edição está no Laboratório de Audiovisual (LabCena 15 Cinema e LabCena 15 Série de ficção). A Escola montou uma comissão para a 2ª etapa, composta por Armando Praça, Inés Bortagaray e  Cláudia Gonçalves, que selecionarão os 24 projetos que irão para a terceira etapa. E outra comissão, composta apenas por tutores do Laboratório, que serão os avaliadores da 3ª Etapa – Avaliação Final, quando ocorrem as entrevistas e são definidos os 6 projetos selecionados. A comissão da terceira etapa  é composta pela tutora Nina Kopko e os tutores Murilo Hauser e Armando Praça.  

Confira abaixo quem são os integrantes da comissão de seleção dos Laboratórios:

ARTES VISUAIS

image 4

Cacá Fonseca 

Mãe de Aurora e  Violeta com quem mobiliza um ateliê grafetivo chamado GuruGurias. É artista gráfica e editora independente, fundadora do Coletivo Sociedade da Prensa em Salvador. Doutora pela Universidade Federal da Bahia. É professora de Artes Visuais da UFPB onde coordena o NAC- Núcleo de Arte Contemporânea. Tem atuado numa perspectiva pluriepistêmica, sobretudo numa cartografia dos fracassos da modernidade a partir de processos cosmopoéticos de criação. Nasceu em Goiás, vive e trabalha na Paraíba. 

image 3

Ziel Karapotó

É originário da comunidade Karapotó Terra Nova, São Sebastião – AL. Formado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pernambuco. É multiartista, produtor cultural, curador, performer e realizador audiovisual. Reside, atualmente, na Reserva Indígena Marataro Kaeté, em Igarassu – PE. É um dos três artistas indígenas a representar o Brasil na 60a Bienal de Veneza, 2024, com a obra “Cardume II”.  Em seus trabalhos e pesquisas aborda as poéticas indígenas, as configurações identitárias e o racismo sobre as etnicidades originárias, em especial sobre os povos indígenas no Nordeste.

image 9

Carollina Lauriano

É formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo. Tem extensão em Pesquisa em arte, design e moda pela Central Saint Martins/ual, atuando como curadora independente desde 2017.  Em suas pesquisas, interessa discutir formas poéticas de habitar o mundo, a partir de uma perspectiva de gênero, étnico-racial e identitária, interseccionando esses temas com uma agenda decolonial ecológica, a fim de impulsionar ações para a construção de um futuro sustentável, recriando novas formas de sociabilidade e reconfigurando as relações de poder. Atuou como curadora adjunta da 13ª. edição da Bienal do Mercosul, mostra que aconteceu em Porto Alegre em 2022 e é curadora do Projeto Expresso e Refúgio, que oferece formação artística ampliada para jovens adolescentes egressos da Fundação Casa. Tem textos críticos publicados em sites e revistas como Terremoto (Cidade do México) e seLecT (São Paulo).

LAB CENA 15 – CINEMA

image 2

Cláudia Gonçalves

Trabalha desde 2001 nas áreas de cultura e entretenimento como produtora executiva, gerente de negócios, atendimento e consultora. Entre 2019 e 2021 ajudou a implementar o núcleo de não-ficção audiovisual da Conspiração Filmes e, na sequência, fez parte da liderança da equipe responsável por implementar o núcleo de audiovisual do Laboratório Fantasma, com enfoque em projetos voltados para a diversidade.Integrou a equipe de produção executiva da primeira série original brasileira realizada pela Netflix e de produções para Amazon, HBO Max, Youtube Originals, Discovery Kids, GNT, entre outras. É consultora  de projetos e de produtoras fora do eixo SP/RJ e atua em laboratórios de formação para profissionais negros. Foi diretora de formação e inovação audiovisual na SAV / Minc em 2023. Coordenou o primeiro o Mercado de Negócios Audiovisuais para realizadores negros da MIMB em 2024 e atualmente é uma das produtoras executivas do longa-metragem “Alice Lembra”.

image

Inés Bortagaray

Inés Bortagaray é uma roteirista e escritora uruguaia. Entre outros vários longas-metragens de ficção latino-americanos, trabalhou como roteirista em: “La vida útil”, de Federico Veiroj; “Una novia errante” e “Mi amiga del parque”, de Ana Katz; “A vida invisível”, de Karim Aïnouz; “Bem-Vinda, Violeta!”, de Fernando Fraiha; e a próxima ficção de Maite Alberdi, ainda em pós-produção. Pelo roteiro de “Mi amiga del parque”, obteve com Ana Katz o Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance e o Cóndor de Prata na Argentina. Pelo roteiro de “A vida invisível”, ganhou com Murilo Hauser e Karim Aïnouz o prêmio da Academia Guarani de Cinema do Brasil e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Publicou três livros: “Ahora tendré que matarte”, “Prontos, listos, ya” e “Cuántas aventuras nos aguardan”.

AD 4nXdBSdw1 dNWNd482OEzDDsC7tZWvFrhlfovky EQo2jtT67XjgRQRaL73gNfvFDajnW9G

Armando Praça

Sociólogo, roteirista, ator e cineasta nascido em Aracati, Ceará. Os curtas e médias-metragens que escreveu e dirigiu foram selecionados para mais de 30 festivais internacionais, como Clermont-Ferrand IFF, Festival Latino-Americano de Toulouse e Mecal de Barcelona. Entre eles estão: “A Mulher Biônica”, “O Amor do Palhaço”, “Origem: Destino e Parque de Diversões”. “Greta”, seu primeiro longa metragem, estreou na 69ª Berlinale em 2019 e foi selecionado para mais de 40 festivais internacionais. Lançou seu segundo longa-metragem, “Fortaleza Hotel”, em 2022. Entre suas últimas realizações estão o roteiro das séries “Me Chama de Bruna” para a FOX TV; “Betinho” para a GloboPlay; “Cidade de Deus” para HBO e “Maria Bonita” para STAR+, esses dois últimos em pós-produção. É roteirista dos longas-metragens “Paloma”, de Marcelo Gomes, e “O Personagem”, de Fábio Mendonça, este último em produção. Seu terceiro longa-metragem, “Madrugada”, está em fase de pré-produção, com previsão de filmagem para 2024.

LAB CENA 15 – SÉRIE DE FICÇÃO

image 3

Renata Andrade 

É uma das criadoras e roteiristas de “Encantado’s”, que ganhou o prêmio APCA 2022 de melhor série de comédia. Integra a equipe de roteiristas do quadro “Mulheres Fantásticas”. Foi roteirista do “Zorra”, da “Escolinha do Professor Raimundo” e do podcast “Humor Globo”. Foi a roteirista principal do “Prêmio Sim à Igualdade Racial 2023” e uma das autoras de “Mãe Baiana”, exibida como cineteatro, no CineOdeon, com Léa Garcia e Luana Xavier no elenco. Em 2024, a versão presencial da peça, com Dja Marthins e Luiza Loroza, chegou ao CCBB. Foi uma das roteiristas do espetáculo “Extra! Ordinárias” e roteirista do “Blá Blá Blá do Amor”, na Rádio Roquette Pinto. Publicou o livro “A Passageira Ao Lado e Outras Crônicas” e tem crônicas suas em “Amores Confinados” e “Tempus Fugit”.

image 1

Ana Pacheco 

É formada em Comunicação Social com mestrado em Antropologia e especialização em roteiro, trabalha há mais de 20 anos com audiovisual e educação. Roteirista-chefe de série de humor para Netflix e da série de fantasia “A Magia de Aruna”, com estreia prevista em 2023 no Disney Plus. Recentemente foi roteirista em duas séries de ficção para a HBO Max, uma comédia com a Paris Filmes e uma de terror /drama social com a Loma Produções, ainda inéditas. Fez redação final da série “Detetives do Prédio Azul” e escreveu a série infantil “Gaby Estrella”, exibida no Canal Gloob, indicada ao Emmy Kids Awards. Roteirista -chefe das séries “Bem Vindo ao Inferno” e “Doutor Palhaço” pelo Núcleo Criativo da Panorâmica produtora.  Foi roteirista da série de ficção dramédia “A Dona da Banca”, para o CinebrasilTV, E da série policial “Ladrão que rouba Ladrão”. Participou do desenvolvimento da primeira temporada da série “Juacas”, exibida no Disney XD, indicada ao Emmy Kids Awards, assim como da série “Temporada de Verão” para Netflix. Criou e escreveu a série infanto juvenil “Ernesto, O Exterminador de Seres Monstruosos (e outras porcarias)” – uma inédita coprodução com o Uruguai, exibida na TV Brasil e na Televisión Nacional del Uruguay em 2019. Escreveu o longa “Um Ano Inesquecível- Primavera” para Amazon Studios,“Derrapada”, uma adaptação do livro “Slam” de Nick Hornby, premiado como melhor filme de cinema do mundo no Indy Cine Fest 2023, ambos com estreia em junho de 2023 e Amadores, um longa musical de sua autoria em captação.  Atualmente trabalha na escrita de dois longa-metragens e dá aulas sobre o processo criativo na sala de roteiro.

image

Eduardo Melo 

Fez Matemática Aplicada e Computacional na Universidade de São Paulo, Cinema na FAAP (SP) e estudou roteiro na New York Film Academy em Los Angeles. É criador e roteirista da série “Cangaço Novo”, um drama de ação produzido pela O2 filmes para Amazon Prime Video que teve estreia mundial no dia 18 de agosto de 2023. Além disso, roteirizou o documentário sobre a vida do primeiro surfista medalhista de ouro, o nordestino Ítalo Ferreira. Trabalhou no desenvolvimento da série de ação “DNA do Crime” para a Paranoid com o diretor Heitor Dhalia, e em um longa-metragem para Conspiração com o diretor Marcus Baldini. Escreveu a adaptação de um livro para o cinema, um projeto em desenvolvimento pela Intro Pictures. 

Em animação, é roteirista e criador de “Tata” série pré-escolar em desenvolvimento pela TV Pinguim; roteirista em “O Show da Luna!”, série pré-escolar exibida em mais de 90 países e trabalhou no desenvolvimento de “Roqueiros do Espaço”, série juvenil também desenvolvida pela TV Pinguim. Pela 44 Toons foi roteirista na série “Cordélicos”, projeto finalista do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro concorrendo como melhor série de animação. Devoto ao drama, é na área de conteúdo que segue sua carreira, desenvolvendo projetos de série e longa-metragem nos gêneros de ação, policial, aventura, comédia, suspense e terror.

DANÇA

Copia de Helder creditos Micaela Menezes 1

 

 

 

 

 

 

 

 

Helder Vasconcelos

É pernambucano, músico, ator e dançarino. Integrante do grupo musical Mestre Ambrósio. Credita sua formação ao aprendizado não acadêmico das brincadeiras de Cavalo Marinho e Maracatu Rural e ao estudo da arte do ator com o grupo Lume da Unicamp, Campinas-SP. Em carreira solo criou vários espetáculos em que canta, dança e atua. Em parceria com o Batebit Artesania Digital, vem desenvolvendo instrumentos digitais de música e dança. É fundador e coordenador do grupo Boi Marinho, que participa do Carnaval pernambucano desde 2000. No cinema, atuou nos longas “Baile Perfumado”, “O Homem que Desafio o Diabo”, “A Luneta do Tempo” e “Entre Irmãs”.

Copia de Carmen Luz creditos Claudia Ferreira

Carmen Luz

Nasceu e mora na cidade do Rio de Janeiro. É coreografa, cineasta, artista visual, curadora e pesquisadora em dança e teatro. As políticas da memória e as culturas negras de resistência constituem as bases de sua pesquisa artística e teórica. Suas obras, realizadas e veiculadas em diversos meios e suportes, abordam as artes do corpo, os imaginários e as práticas subalternizadas, especialmente de mulheres, homens e jovens afrodescendentes. Foi diretora artística, programadora e curadora dos Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro e Centro Cultural José Bonifacio/MUHCAB (Museu da História e Cultura Afro – Brasileira). É fundadora e diretora artística da Cia.Étnica de dança. Criou o Curso Danças Negras na Faculdade Angel Vianna, onde atua como docente nos cursos de graduação e mestrado profissional.

image 2

Nayse Lopes

Mulher, mãe e feminista. Como artista, curadora, crítica de dança e jornalista, realizou e participou de festivais, mostras e conferências na área da dança, das artes performativas e da cooperação cultural. Desde 2001 é curadora convidada do Festival Panorama, tornando-se em 2006 diretora geral e artística do Festival. 

MÚSICA

image 6

Gean Ramos Pankararu

Presidente do Instituto Aió Conexões Pankararu, organização sem fins lucrativos de promoção dos direitos dos povos indígenas, atua no território Pankararu, sertão pernambucano. Pensador, articulador, curador  e realizador, à frente de 4 edições da Mostra Pankararu de música. Prêmio de reconhecimento de Patrimônio Vivo das Cantadeiras do ritual milenar (Noite dos Passos, ritual do Povo Pankararu). Compositor, produtor e artista há 24 anos. Realizou discos e shows pelo país.

Captura de tela 2024 06 17 131239

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jadsa

Jadsa é baiana de Salvador, cantora, compositora, guitarrista, produtora e diretora musical. Iniciou sua carreira profissional colaborando com trilhas sonoras para o Teatro Vila Velha (Salvador-BA). Partindo de influências que passeiam pela MPB, rock, blues, neo-soul e jazz, lançou em 2021 seu primeiro disco de estúdio, “Olho de Vidro”, que lhe rendeu duas indicações ao Prêmio Multishow, nas categorias “artista revelação” e “álbum do ano”. Ainda em 2021, foi apontada pela CNN como uma das mulheres que mudou a cara da música brasileira. 

image 8

Maíra Freitas

Cantora, pianista, compositora e produtora musical. Seu estilo mescla estudo do piano clássico e jazzístico,  assim como suas raízes na cultura do samba. “Ayé Òrun” é seu terceiro disco de carreira e, desde 2011, vem se destacando como artista, com shows e capitais no país e no exterior, colaborando com grandes nomes da música e artistas da nova geração. Compõe e produz trilha sonora para teatro, TV e cinema.

TEATRO

image 5

Jé Oliveira

Ator, diretor, dramaturgo e Cientista Social (USP). Em 2008 funda o Coletivo Negro (SP). Foi diretor convidado na Escola de Arte Dramática da USP (Turma 73). Concebeu o  espetáculo “Gota D’Água {PRETA}”, obra que lhe rendeu o Prêmio APCA de  Melhor Direção em 2019, se tornando o primeiro homem negro a ser  contemplado. Contribuiu com importantes grupos, como Núcleo Bartolomeu de  Depoimentos, Coletivo Labirinto, Cia do Miolo e Cia dos Inventivos.

image 1

Márcio Abreu

Marcio Abreu é artista, diretor, dramaturgo, pesquisa e cria obras em campos plurais e expandidos das dramaturgias envolvendo as linguagens do teatro, da performance, do audiovisual, da dança, entre outros. É criador da companhia brasileira de teatro. Recebeu inúmeras indicações e prêmios por suas criações, tais como os Prêmios Bravo, APCA, Shell, Cesgranrio, Quem, Questão de Crítica. Foi co-curador do Festival de Teatro de Curitiba de 2016 a 2019.

image 7

Soraya Martins

Atriz, pesquisadora, crítica e curadora de teatros. É autora do livro “Teatralidades-Aquilombamento: várias formas de pensar-ser-estar em cena”. Curadora do FIT-BH (2024 e 2018). Curou o Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo (2023) e o FIAC Bahia (2019 a 2022). Pós-doutoranda em Literatura, Artes e outras Mídias FALE-UFMG. Como atriz, participou de diversos grupos de teatro, entre eles, o Grupo Espanca com o espetáculo PassAarã.

Abaixo, confira o cronograma completo das etapas do processo seletivo:

2ª Etapa

Avaliação Técnica: 04/06 a 08/07

Resultado Preliminar da 2ª Etapa: 10/07

Recursos à 2ª Etapa: 11/07 a 12/07

Resultado Final Pós Recursos:13/07

3ª etapa

Agendamento das entrevistas da 3ª Etapa: 15/07 a 19/07

Avaliação final com os selecionados para a 3ª Etapa: 22/07 a 25/07

Resultado preliminar da 3ª Etapa: 27/07

Recursos à 3ª Etapa: 28/07 a 29/07

Resultado Final Pós Recursos: 31/07/2024

Matrícula dos aprovados e LabX – Início das atividades: 05/08 a 08/08/24