Escola de Formação e Criação do Ceará

photo-collage.png

Porto Iracema das Artes comemora entrada na segunda década com ampla programação de aniversário

photo collage.png

Diego Josh, Karim Aïnouz, Luiz Rufino e Yuapenu Juká  fazem parte da programação
(Fotos: Duda Jordão, Alan Sousa, Divulgação / NAVE e Alan Sousa, respectivamente, da esquerda para a direita)

A Escola Porto Iracema das Artes celebra 11 anos, início de uma nova década, com uma programação que inclui a pré-estreia do filme Motel Destino, a presença do pesquisador e educador Luiz Rufino, aulão de danças urbanas com Diego Josh, Mostra de Cinema Político e aulas inaugurais do ano letivo dos Laboratórios de Criação. As ações acontecem de 3 a 29 de agosto 

Programação completa: LINK

Na Porto Iracema das Artes, a bússola é a imaginação, um fértil espaço de trocas e experiências estéticas, ancoradouro de ideias e pensamentos. E é no ritmo das “Poéticas das Confluências”, operador poético que atravessa os debates sobre as ações da Escola em 2024, que a Porto Iracema das Artes – espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, realiza ampla programação durante todo mês de agosto, em celebração ao aniversário de 11 anos, na entrada da segunda década de existência da instituição.

Para estes 11 anos, a Escola abre a programação de comemoração com a pré-estreia nacional de “Motel Destino”, longa dirigido por Karim Aïnouz indicado ao prêmio Palma de Ouro no Festival de Cannes (2024), filme que surgiu no ambiente da Escola, a partir dos encontros ocorridos no Laboratório Cena-15, programa do qual Karim Ainouz é tutor. O filme será exibido pela primeira vez no Brasil em Fortaleza, dia 3 de agosto, no Cineteatro São Luiz, com a presença do diretor e elenco. A programação se estende durante todo o mês, incluindo uma série de encontros, debates e apresentações artísticas, envolvendo estudantes da Porto Iracema das Artes e artistas convidados.

“O aniversário da escola, além de prepararmos uma programação artística potente, também é um momento de reflexão sobre nossas experiências, ouvindo alunas e alunos, professores e professoras, com vistas a prepararmos novas navegações para o projeto”, observa a professora Bete Jaguaribe, Diretora de Formação do IDM/ Porto Iracema das Artes.
Desde a fundação, a Porto Iracema funciona como um espaço voltado para trocas e experiências culturais, fomentando o debate crítico em encontros com intelectuais e artistas como Karim Aïnouz, Maria Helena Bernardes, Grace Passô, Marcia Tiburi, Russo Passapusso, Renato Noguera, Nêgo Bispo, Efe Godoy, entre outras e outros. Na última década, passaram pela Escola, via Laboratórios de Criação, 699 artistas e 285 projetos em ações que ocupam 20 municípios do Ceará. Já, a partir do Programa de Formação Básica, 11.040 alunos foram inscritos nos últimos dez anos de ações formativas, mobilizando jovens iniciantes e artistas em trajetórias nos vários programas de formação em artes.

Destaques da programação:

MOTEL DESTINO

Como marco no início das festividades especiais, a Escola promove, em parceria com o Instituto Mirante/Museu da Imagem e do Som e Cineteatro São Luiz, a exibição gratuita do longa-metragem de Karim Aïnouz, “Motel Destino”, que concorreu à Palma de Ouro, no Festival de Cannes de 2024. O filme será exibido dia 3 de agosto, com a presença do diretor e elenco.

DEBATE COM LUIZ RUFINO EM AULA INAUGURAL DO LABX

Com atividades online e presenciais, o LabX, evento já consolidado na agenda da Escola para recepção dos novos artistas dos Laboratórios de Criação, tem início na segunda semana de celebrações de aniversário (5 a 11 de agosto). Este ano o evento recebe o escritor, pesquisador e professor em cultura, educação e cotidianos, Luiz Rufino, em um debate sobre “Poéticas confluentes – compartilhamento, encantamento e reimaginação de mundos”. A fala aborda a confluência, cunhada por Antonio Bispo dos Santos, como ato inventivo, de reconexão e ajuntamento de fluxos que afirmam a vida e seus diferentes modos de existir e articular pluralidades. Nessa perspectiva, esse encontro torna-se um espaço de reflexão e acolhida em direção a diferentes retomadas que nos convocam a confluir, transcriar ciclos e encantos de início, meio e início. O debate contará com acessibilidade em Libras.

MOSTRA DE CINEMA POLÍTICO

A programação, que tem início no domingo, dia 4 de agosto, traz como destaque a abertura da Mostra de Cinema Político, em alusão aos 60 anos da Ditadura Militar Brasileira. A iniciativa reúne uma seleção de filmes dirigidos por cineastas de trajetória reconhecida, como é o caso de Susanna Lira, responsável também pelo documentário “Clara Estrela” e pelo filme “Mussum: Um filme do Cacildis”, e Tata Amaral, diretora de “Sequestro Relâmpago”. No total, quatro filmes serão exibidos na iniciativa: “Torre das Donzelas”, de Susanna Lira; “Ana. Sem Título”, de Lucia Murat; “Hoje”, de Tata Amaral; “A flecha e a farda”, de Miguel Antunes Ramos. Ligadas pelo conturbado cenário político da ditadura militar, todas as obras dialogam com a repressão vivenciada no país.

LAB CENA 15 – Série de Ficção

Na aula inaugural da 3ª edição do Lab Cena 15 – Série de Ficção (13/08, às 19h), a tutora Camila Agustini irá exibir o primeiro episódio da série Amar é para os Fortes e compartilhar o processo criativo por trás da obra, lançada em novembro de 2023 pela Prime Video. A série foi criada pelo rapper Marcelo D2, Antonia Pellegrino e Camila Agustini, que também foi chefe de sala. Ambientada na Maré e com 7 episódios, a série denuncia a violência da polícia no Rio de Janeiro, seguindo a rotina de duas famílias negras que precisam lidar com o luto e a injustiça, mas em lados opostos da história.

DANÇAS URBANAS COM DIEGO JOSH

Nos dias 23 e 24 de agosto, a Escola recebe o consagrado artista de dança urbana Diego Josh, muito famoso por sua técnica e visibilidade nas redes sociais. Na ocasião, Diego promove uma aula aberta de Beat Ya Feet, seguida de roda de conversa, além de uma aula aberta de Hip Hop, ministrada no sábado (24), às 15h.

AGOSTO INDÍGENA

A Porto celebra o “Dia Internacional dos Povos Indígenas”, na sexta-feira (9), de 18h às 20h, data na qual ocorre a Vivência “Objeto Ancestral que Transcende o Corpo”, com Yuapenu Juká, na sala de teatro da Escola.

DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

No mês em que mundialmente se comemora o dia da fotografia, 19 de agosto, o Percurso Fotografia e suas Artesanias, do Programa de Formação Básica em Artes Visuais, ganha um formato especial. Através do Foto-Derivas – Ciclo de falas e vivências, abrimos a sala de aula ao público para discutir a imagem cidade, com quatro fotógrafos atuantes na diversidade de territórios de Fortaleza. Os encontros contam com quatro falas abertas ao público, às segundas e vivências externas às quartas e sextas, sempre pela tarde das 14h às 17h. Tendo como artistas convidados Beatriz Souza, Jane Batista, Jean dos Anjos e Léo Silva, as Foto-Derivas abordam territorialidade, retrato contemporâneo, religiosidade afro-brasileira, racialidade e gênero na fotografia cearense. Ao final, os estudantes terão uma vivência em laboratório editando ensaios que emergiram nesse ciclo de celebração do surgimento da fotografia.

PRO-SET

Na mesma data (19/08), têm início as aulas do “PRO-SET, Programa de Aperfeiçoamento Técnico em Cinema e Audiovisual”, projeto que visa oferecer formação gratuita em funções especializadas de cinema e audiovisual, em uma construção de diálogo direto com o mercado.

OFICINA IRÀWÓ

No turno da noite (19/8, de 18h às 20h), a Porto recebe a Oficina IRÀWÒ, com aulas que trazem o tema “estratégias cênicas para a invenção de outros tempos.” A oficina propõe que o público interessado experimente estratégias de criação presentes na concepção de IRÀWÒ. A obra, em processo, mescla práticas, metodologias, recursos e saberes ao estabelecer como cerne criativo o diálogo entre as linguagens. IRÀWÒ, a estrela viajante do tempo, é também a culminância do processo de pesquisa desenvolvido ao longo de sete meses na 11ª edição dos Laboratórios de Criação em Teatro da Escola Porto Iracema das Artes.

SEMANA OFICIAL DE ANIVERSÁRIO:

MASTERCLASS

Em 27/08, às 19h, acontece o lançamento da “Residência Permanente Dramaturgias do corpo, da cena, da imagem”. A ação conta com a Masterclass intitulada “Dramaturgias, tudo o que você queria saber e não tem coragem de perguntar”. O encontro é aberto ao público e faz parte das atividades periódicas da residência, que visa qualificar a criação artística de Fortaleza e região metropolitana, através do exercício crítico continuado a que a dramaturgia/dramaturgismo conduz.

9ª EDIÇÃO DA FEIRA DO MAR

Encerrando o cronograma comemorativo, a Escola promove, no dia 29, a 9ª Feira do Mar – espaço onde integrantes e ex-integrantes das formações da Porto têm a oportunidade de expor e comercializar seus trabalhos. A feira acontece das 15h às 21h.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público (a depender da capacidade de cada equipamento que irá receber a programação), com exceção do Espetáculo Medalha de Ouro. O detalhamento de dias e horários está neste link.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes comemora entrada na segunda década com ampla programação de aniversário

Quando: 3 a 29 de agosto

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 01 de agosto de 2024