Foto: Analice Diniz
A solenidade diplomou 23 novos bailarinos e destacou artistas que contribuíram para consolidar o curso como referência nacional em formação em dança
A Porto Iracema das Artes – equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – realizou, nessa sexta-feira (29), a cerimônia de entrega dos diplomas da VIII turma do Curso Técnico em Dança (CTD). Marcado por emoção e alegria, o momento reuniu amigos e familiares dos egressos, além de personalidades importantes para a dança cearense.
O evento integrou a comemoração de aniversário dos 12 anos da Escola e de 20 anos do CTD. Na ocasião, foram diplomados 23 bailarinos, que se dedicaram intensamente à formação em dança entre os anos de 2023 e 2025.
“Estou imensamente feliz em receber meu diploma ao lado de todos os colegas que compartilharam essa trajetória. Vivemos um momento de grande expectativa, gratidão e alegria pelo que conquistamos e pelo que ainda está por vir”, declarou Karizia Silvestre, formanda da VIII turma do CTD.
Os formandos receberam os diplomas das mãos de personalidades essenciais para a história da formação e para o fortalecimento da cena cultural cearense, como Luísa Cela, secretária da Cultura do Ceará, e Ernesto Gadelha, idealizador do curso. Os bailarinos Flávio Sampaio, Andréa Bardawil, Cláudia Pires, Carolina Wiehoff e Paulo Caldas, que atuaram como coordenadores da formação, e Bilica Léo, atual coordenadora do CTD, também participaram da solenidade.
Aluna da 1ª turma do Curso Técnico em Dança, Katiana Pena entrega diploma para formanda Laynne Brandão (Foto: Analice Diniz)
Embalado por música e muita animação, o momento contou ainda com discursos de representantes da turma, que compartilharam memórias e relatos sobre os dois anos de estudos e ensaios intensos vivenciados durante a formação, e de Rosélia Rocha, mãe da formanda Nicole Rocha Soares.
“É uma alegria imensa discursar em nome das mães desta turma. Falo isso como mãe da Nicole, que desde pequena encontrou, na dança, o seu caminho. Nada disso seria possível sem a Porto Iracema, que abriu portas e ofereceu tantas oportunidades”, declarou Rosélia, emocionada.
Ao final da solenidade, os formandos tomaram conta do palco, mostrando o que sabem fazer de melhor: dançar. Embalada pelo potente passinho do reggae, a turma celebrou o momento com passos carregados de energia, marcando o início de uma nova etapa em suas trajetórias artísticas.
Formandos dançam para celebrar início de uma nova etapa (Foto: Analice Diniz)
1º PRÊMIO PORTO IRACEMA DAS ARTES
Além da entrega dos diplomas, a Porto Iracema das Artes também homenageou, na última sexta (29), figuras que contribuíram para a construção do CTD com o 1º Prêmio Poéticas da Criação. A premiação, realizada anualmente, visa reconhecer personalidades que fortalecem a formação artística no Ceará. Neste primeiro ano, foram homenageados profissionais da dança que tiveram papel decisivo no fortalecimento do campo na cena cearense e na consolidação do curso como referência nacional na área.
Entre os homenageados desta edição, estavam: o professor e bailarino Ernesto Gadelha, idealizador do Curso Técnico de Dança; a bailarina Andréa Bardawil, primeira coordenadora do CTD; o bailarino Flávio Sampaio, coordenador no período de 2013 a 2015; o coreógrafo Paulo Caldas, coordenador do CTD entre 2015 a 2017; Cláudia Pires, coordenadora do CTD entre 2017 e 2019 e atual coordenadora do Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema; Carolina Wiehoff, coordenadora do CTD de 2019 a 2020; Bilica Léo, coordenadora do CTD desde 2021. Além do grupo de coordenação, ainda receberão a premiação a bailarina Wilemara Barros, professora de todas as turmas do Curso Técnico de Dança; o produtor David Linhares, diretor da Bienal Internacional de Dança do Ceará, projeto que inseriu a dança do estado nos circuitos nacional e internacional; Katiana Pena e Silvana Marques, bailarinas e ex-alunas da primeira turma do CTD; e a bailarina, atriz, performer, coreógrafa Silvia Moura.
Personalidades da dança cearense recebem o Troféu Poéticas da Criação na 1ª edição do Prêmio Porto Iracema das Artes (Foto: Analice Diniz)
SOBRE O CTD
Vinculado ao Programa de Formação Técnica da Escola Porto Iracema das Artes desde 2013, o Curso Técnico em Dança (CTD) é totalmente gratuito e tem como objetivo formar profissionais Técnicos de Nível Médio capazes de atuar em dança como intérpretes/criadores a partir de saberes práticos e teóricos aplicáveis em contextos artísticos, técnicos, culturais e sociais contemporâneos. O CTD é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação pelo Parecer Nº 331/2022 com nota máxima em todos os tópicos de avaliação.
SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há 12 anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Mayra Carvalho (estagiária) | Edição e supervisão: Isabella Rifane (jornalista) | Publicado em 03 de setembro de 2025