Atividade gratuita e aberta ao público ocorre entre os dias 9 e 11 de outubro; pessoas residentes no Ceará podem se inscrever até 4 de outubro
Aprofundando os estudos sobre beats na criação de roteiros, a Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, através do Laboratório Cena 15, oferece, do dia 9 a 11 de outubro (segunda a quarta-feira), a oficina virtual “Beats de Roteiro”, com o professor e roteirista Elton de Almeida. A atividade é gratuita e aberta a pessoas residentes no Ceará. São disponibilizadas 25 vagas e as pessoas interessadas podem se inscrever através de formulário on-line até o dia 4 de outubro. O resultado do processo de inscrição será divulgado no dia 6 de outubro (sexta-feira).
A oficina ocorre das 9h às 12h. Com carga horária aproximada de 9 horas/aula.
“Essa oficina é central na formação do Laboratório, é quando discutimos e compreendemos em profundidade as estruturas dos relatos e como elas podem ser trabalhadas de forma a potencializar o que cada roteirista deseja expressar. Elton acaba de passar por uma formação em roteiro nos Estados Unidos, no American Film Institute Conservatory, em Los Angeles, e irá partilhar conteúdos e metodologias fundamentais para os processos de escrita e criação de histórias audiovisuais”, explica a Coordenadora do Laboratório Cena 15, Manoela Ziggiatti.
Sobre o processo de seleção para as vagas
As vagas para a oficina Beats de Roteiro se destinam exclusivamente a pessoas residentes no Ceará. O processo seletivo se dará a partir da avaliação do formulário de inscrição. Serão analisados: a consonância dos interesses pessoais com os interesses do curso; a coerência das ideias expressas no preenchimento do formulário; o interesse em atuar na área de roteiro; e as experiências anteriores: cursos e trabalhos na área do audiovisual, em especial na escrita de roteiro.
Esta seleção está inserida no contexto de ações afirmativas desta entidade e reservará, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das vagas para pessoas autodeclaradas preta, parda, indígena, quilombola, não binária, travesti, transexual, transgênero e pessoa com deficiência. Caso as vagas para Políticas de Ações Afirmativas não sejam preenchidas, as vagas remanescentes serão revertidas para a Ampla Concorrência.
Sobre a oficina “Beats de Roteiro”
O que são beats e como eles moldam a estrutura de um roteiro de longa-metragem? Nesta oficina, vamos mergulhar a fundo nos conceitos de beat –– afinal, se o átomo é a unidade básica da matéria, os beats são as unidades fundamentais do drama. Examinaremos como cada beat compreende uma tensão entre desejo/antagonismo, ação/reação, gerando conflitos em cadeia que impulsionam as personagens e seus arcos emocionais.
Através de leituras, discussões e análises de filmes, destrincharemos os beats macro (como Incidente Incitante, Midpoint e Clímax, por exemplo) até expandi-los para os beats minuciosos que totalizam o beat sheet – documento que mapeia todos os eventos emocionais e de trama numa história. Estudaremos como os beats delineiam o passo a passo da estrutura clássica de três atos, bem como suas conexões com o paradigma das oito sequências. Também abordaremos os paralelos entre beat e tema, ou seja, como os acontecimentos narrativos reverberam as discussões morais e filosóficas da história. Além dos beats essenciais para qualquer filme, analisaremos ainda beats específicos de diferentes gêneros cinematográficos.
Sobre Elton de Almeida
Elton de Almeida é um roteirista graduado em Audiovisual pela USP e mestre em roteiro pelo American Film Institute Conservatory em Los Angeles, onde reside atualmente. Escreveu e dirigiu quatro curtas-metragens financiados por editais públicos e exibidos em festivais ao redor do mundo. De 2018 a 2020, trabalhou no desenvolvimento de séries nas produtoras LB Entertainment e Maria Farinha Filmes. Neste período, foi ainda assistente de roteiro em “Samantha!”, série original da Netflix, e colaborador de roteiro na série “Lov3”, produzida para a Prime Video (vencedora do Prêmio ABRA de melhor roteiro de comédia). Em 2021, integrou o time de roteiristas de uma série inédita para a Netflix Brasil, uma adaptação de um romance para jovens leitores. No mesmo ano, colaborou no desenvolvimento de séries e longas em produtoras como Anonymous Content, Paris Entretenimento e Conspiração. Em 2022, finalizou mais uma sala de roteiro, “Segura essa Pose”, uma série documental para a Globoplay. Além disso, teve um projeto de longa premiado no edital de desenvolvimento do Proac SP e atualmente adapta um laureado romance brasileiro para o cinema, numa produção da RT Features. Elton é também um Fulbright Scholar, vencedor de uma bolsa de mestrado em roteiro nos EUA. Atualmente, está envolvido em um projeto de série dramática para streaming.
Sobre a Escola
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Serviço
O quê: Oficina Beats de Roteiro com o professor e roteirista Elton de Almeida
Onde: online
Quando:
Inscrições do dia 2 a 4 de outubro (segunda a quarta-feira)
Resultado das inscrições dia 6 de outubro (sexta-feira)
Realização da oficina do dia 9 a 11 de outubro (segunda a quarta-feira)
Horário: 9h às 12h
Gratuita e aberta ao público residente no Ceará mediante inscrição prévia através do formulário.
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Lianne Ceará (jornalista) | Publicado em 25 de setembro de 2023