Escola de Formação e Criação do Ceará

labcinema-anna-muylaert-capa-site

Porto Iracema das Artes abre inscrições para Oficina “Construção de Personagem”, com a cineasta Anna Muylaert

 

portoiracemadasartes.org.br porto iracema das artes abre inscricoes para oficina construcao de personagem com a cineasta anna muylaert labcinema anna muylaert capa site

Gratuita e aberta ao público, a atividade ocorre de modo remoto nos dias 25 e 26 de outubro, de 9h às 12h. Serão ofertadas 25 vagas para pessoas residentes no Ceará.

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — abre inscrições para a Oficina “Construção de Personagem”, que será ministrada pela diretora e roteirista de cinema e televisão Anna Muylaert. Gratuita e aberta ao público, a atividade ocorre de modo remoto nos dias 25 e 26 de outubro, de 9h às 12h. Serão ofertadas 25 vagas para pessoas residentes no Ceará. As inscrições começam nesta segunda-feira, 10 de outubro, e encerram na sexta-feira, 14 de outubro. Pessoas interessadas em participar da atividade podem preencher formulário de inscrição clicando AQUIO resultado do processo seletivo será divulgado no site e nas redes sociais da Escola no dia 20 de outubro.

A partir de uma revisão da obra e trajetória da diretora e roteirista Anna Muylaert, a oficina abordará questões pertinentes aos processos de construção de personagens, por meio de exemplos concretos de sua filmografia e da relação dessas personagens com a estrutura narrativa proposta. Fazendo uso de uma dinâmica que estimula o diálogo e a interlocução com as/os participantes, a intenção da atividade também é criar um ambiente de partilha de experiências e debate sobre processos de criação para cinema e televisão, em especial aqueles centrados na estrutura da dramaturgia clássica.

A coordenadora do Laboratório Cena 15 – Cinema, Manoela Ziggiatti, reforça a importância de Anna Muylaert no cenário audiovisual brasileiro. “O contato com uma cineasta com 30 anos de trajetória como a Anna Muylaert, com trabalhos em diferentes produções audiovisuais , e que se dedica a filmes com construções narrativas muito consistentes, permite que os/as participantes conheçam o processo criativo e o pensamento cinematográfico de uma das mais importantes cineastas do Brasil. O filme “Que horas ela volta?” é referência frequente nas tutorias do Lab Cena 15, especialmente pela construção de suas personagens, e Anna vai dedicar uma aula inteira para nos contar sobre as etapas de escrita desse roteiro. É uma ótima oportunidade para aprender com alguém com tanta experiência”, detalha.

O processo seletivo para participar da oficina se dará a partir da avaliação do formulário de inscrição. Serão analisados os seguintes aspectos: a consonância dos interesses pessoais com os interesses do curso; a coerência das ideias expressas no preenchimento do formulário; o interesse em atuar na área de roteiro; e experiências anteriores tais como cursos e trabalhos na área do Audiovisual, em especial na escrita de roteiro.

Esta seleção está inserida no contexto de ações afirmativas da Porto Iracema das Artes e reserva, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, não binárias, travestis, transexuais, transgêneros e pessoas com deficiência. 

SOBRE ANNA MUYLAERT

Anna Muylaert, mãe de José e Joaquim, nasceu em São Paulo. É diretora e roteirista de cinema e televisão e membro da Academia de Artes e Ciências de Hollywood. Nas últimas 3 décadas, trabalhou na criação e roteiros de séries para televisão (“Mundo da Lua”, “Castelo Rá-Ti-Bum”, “Um Menino Muito Maluquinho”, “Filhos do Carnaval”, “As Canalhas”, entre outros). No cinema colaborou nos roteiros de vários longas, entre eles: “O Ano que Meus Pais Saíram de Férias”, de Cao Hamburger, e “Praia do Futuro”, de Karim Aïnouz. Anna também trabalho na direção de vários curtas, entre eles o premiado “A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti” e 5 longas metragens premiados como: “Durval Discos”, premiado como melhor filme, no Festival de Gramado; “É Proibido Fumar”, melhor filme no Festival de Brasília; e “Que Horas Ela Volta?”, vencedor do Panorama Audience Award na Berlinale. Em 2021, lançou o documentário “Alvorada” sobre o impeachment de Dilma Roussef. Atualmente trabalha na pré-produção de seu novo longa “O Clube das Mulheres de Negócios”.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes abre inscrições para Oficina “Construção de Personagem”, com Anna Muylaert
Quando: 25 e 26 outubro, de 9h às 12h
Onde: Sala Virtual na Plataforma Zoom
Número de vagas: 25
Inscrições: 10 a 14 de outubro pelo formulário de inscrição disponível AQUI.

Divulgação do Resultado: 20 de outubro

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Romã Salviano (estagiária), com supervisão e edição de Marina Solon (jornalista) | Publicado em 10 de Outubro de 2022.