Escola de Formação e Criação do Ceará

Fotos_Micaela-Menezes-015

Porto Iracema das Artes abre inscrições para o Seminário de Pesquisa “Reflorestamentos Estéticos”

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza Seminário de Pesquisa “Reflorestamento Estéticos”, nos dias 27, 28 de fevereiro e 1, 2, 3, 6, 7, 8, 9 e 10 de março, das 19h às 21h, de forma remota por meio da Plataforma Zoom. Os encontros serão mediados pelos artistas responsáveis pelos verbetes da exposição “Reflorestamento”: Aires, Cecília Calaça, Rodrigo Lopes, Wes Viana, Clébson Francisco, Larissa Moraes, Mel Andrade, Bruna Forte, kulumym-açu e Isadora Ravena. As inscrições começam nesta segunda-feira, 13 de fevereiro e vão até domingo, dia 19 de fevereiro. Pessoas interessadas podem inscrever-se por meio do link disponível AQUI. O resultado com o nome das pessoas selecionadas será divulgado no dia 24 de fevereiro.

O Seminário de Pesquisa “Reflorestamentos Estéticos” é um programa de formação que discute conceitos e questões que atravessam a exposição “Reflorestamento”, em cartaz no Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar (MAC-CE) até o dia 12 de março. Com curadoria de Lucas Dilacerda e Aline Albuquerque, a exposição reúne 79 obras de 83 artistas que integram o Laboratório de Artes Visuais da Porto Iracema ao longo dos últimos nove anos.

O Seminário abordará discussões sobre transgeneridade, ancestralidade, arquivo, memória, relações interespécies, arte-educação, território, cidade, linguagem e materialidades. Trata-se de uma ação formativa que compõe a exposição “Reflorestamento”.

A curadora da exposição e coordenadora do Laboratório de Artes Visuais, Aline Albuquerque, explica os verbetes da exposição e detalha as ideias que serão trabalhadas durante o Seminário. “Denominamos ‘ninhos’ as dez sessões que agrupam trabalhos que sugerem relações possíveis a partir de temáticas afins. Para cada um deles, convidamos uma pessoa a criar um verbete, uma frase, um aforisma, um pensamento capaz de instigar os sentidos dos trabalhos expostos. O seminário contará com a presença de todas essas pessoas, em encontros que se pretendem férteis e fecundos”, finaliza.

O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes tem o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

SOBRE AIRES

Nascida em Ananindeua no Pará, vive e trabalha em Fortaleza (CE), tendo estudado Licenciatura em Teatro na UFC. Aires é travesti em “traição tardia”, e utiliza como motor da sua investigação a sua própria traição de gênero. Sua relação com a prática artística se inicia aos quatorze anos no teatro e foi ao longo dos anos se contaminando com a performance. Utiliza a performance como disparadora poética e metodológica em suas criações, desenvolvendo trabalhos em fotoperformance, vídeo e ações presenciais individuais e/ou coletivas. Atualmente sua pesquisa tece uma relação direta com sua infância, criando possibilidades de reescritura e ficionalização dessa criança trans(viada). É arte educadora do Museu da Imagem e do Som do Ceará. Possui trabalhos publicados em capítulos de livros com temáticas relacionadas à arte contemporânea e arte urbana como “P.O.C – Procedimentos Para Ocupar a Cidade” e “Imaginação e Memória na Arte Contemporânea”, além de ser autora do livro dispositivo “Desobediência de Gênero”. Já participou com seus trabalhos de mostras e festivais como “Sistema Aberto” (2019), “Festival Imaginários Urbanos” (2020) e “Procesos Afectivos en Acción” (2021). Integrou a exposição “Selfie, Logo Existo” (2021) e a exposição “Imaginários Queer” no Museari Quer Art, Museo de Bellas Artes de Xàtiva em Valência – Espanha a assim como o 72º Salão de Abril. Como curadora foi responsável pela mostra “Ficções Para Corpos Insurgentes’ (2022), “Trair o CIStema – Fabulações Transcentradas”(2023) e curadoria adjunta da mostra de videoperformance do 4º Festival Imaginários Urbanos – Comunidades por vir (2022).

SOBRE CECÍLIA CALAÇA

Maria Cecília Felix Calaça é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará – FACED/UFC, Fortaleza/CE, Mestra na área de Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, São Paulo/SP, vice-líder do Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação e coordenadora da linha de pesquisa Africanidades Brasileiras vinculado ao Projeto de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, pesquisadora e artista visual.

SOBRE RODRIGO LOPES

Rodrigo Lopes (Fortaleza, CE, 1995) é artista, arte/educador e designer. Mestrado em Arte e Educação pela UNESP (bolsa CAPES-DS) e graduação em Comunicação Social pela UFC. Coordena o LAC – Laboratório de Arte Contemporânea. Álbuns de família, fotografias e outros fragmentos de tempo estão no coração do seu trabalho. Desde 2018, realiza oficinas, formações e projetos com arte/educação em instituições como MAC Dragão, Museu Murillo La Greca, Sesc Avenida Paulista e EAV Parque Lage. Atualmente, integra a equipe de pesquisa do material educativo no projeto “Dos Brasis: arte e pensamento negro”

SOBRE WES VIANA

Pesquisador e crítico de arte. Mestrando em Artes (UFC), mestre interdisciplinar em História e Letras (UECE), especialista em Ensino de Língua Portuguesa (UECE) e graduado em Letras (UFC). Membro do LEFA – Laboratório de Estética e Filosofia da Arte.

SOBRE CLÉBSON FRANCISCO

Clébson Francisco é pesquisador, educador, curador independente e produtor, atua entre as artes visuais, o audiovisual e a escrita. No seu trabalho se relaciona com questões como arquivo, memória, território, tempo, fragmentação, montagem, anticolonialidade, imagem, escrita, conhecimentos não capturados e ficções visuais. Trabalhando com filmes, técnicas mistas, instalações, vídeos, objetos, costuras, bandeiras e apropriação de material de arquivos históricos.

SOBRE LARISSA MORAES

Larissa Moraes é artista e mestranda em Artes (UFC), pesquisadora de poéticas contemporâneas em arte-educação. É graduada em Filosofia (UFC), com experiência no PIBID e no Museu de Arte da UFC (MAUC). É arte-educadora no Programa Educativo Gente Arteira da Caixa Cultural, pesquisadora no Laboratório de Estética e Filosofia da Arte (LEFA) e no Grupo de Estudos em Educação Museal (GEEM/UFC). É autora dos trabalhos “Grito-poesia: entre as linhas do corpo e da escrita” (Lampejo, 2021), “Cartografias de si” (Nerva, 2021), “Manifesto vital” (Mov, 2022) e do verbete “Transmutações afetivas” da exposição Reflorestamento (MAC, 2022). Desenvolve pesquisas e ministra cursos nas áreas de Arte-educação, Filosofia da Diferença e Arte Contemporânea.

SOBRE MEL ANDRADE

Nascida em Fortaleza – Ceará, em 1990, onde vive e trabalha. Artista visual, pesquisadora em arte e professora. Mestra em Artes pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará [2021] e licenciada em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará [2018]. Tem experiência com ensino e pesquisa em artes visuais. Atua como professora de Arte na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e é docente das disciplinas de História da Arte, Fotografia e Audiovisual da UniNassau, no curso de Publicidade e Propaganda. Integra o Laboratório de Investigação em Cultura, Corpo e Arte [LICCA – UFC]. Participa de exposições coletivas nacionais e regionais desde 2013, explorando em seus trabalhos as linguagens da fotografia, audiovisual, performance e desenho nas relações com a casa, o ateliê, a memória, infância, autoficção, imaginação e ancestralidade.

SOBRE BRUNA FORTE

Bruna Forte é doutoranda em Comunicação na Universidade Federal do Ceará (PPGCom/ UFC) e pesquisadora vinculada ao Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas (Lamur/ UFC). Entre 2018 e 2022, atuou como repórter do caderno Vida&Arte no Grupo de Comunicação O POVO. Atualmente, é jornalista no Complexo Cultural Estação das Artes.

SOBRE KULUMYM-AÇU

kulumym–açu (Fortaleza, CE, 1995) é originário de mangue do Rio Siará-Mirim e brincante a ocupar linguagens artísticas. Geralmente essa ocupação é subtexto para contação de história nos gêneros literários, nas artes visuais, nas artes cênicas e no cinema. Seu princípio vital é o Rito da Arraia. Formado nos Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT 2017-2018) e Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes, Fortaleza/CE (2019/2022), também é ator, preparador de elenco, pesquisador da cena, diretor e dramaturgo. Atualmente, media seus fazeres criativos dentro do projeto em curadoria, arte e educação: “Olhos de répteis pela vereda que se trifurca”. E colabora com o Grupo Tamain de Arte Indígena (CE).

SOBRE ISADORA RAVENA

Isadora Ravena é travesti, professora, artista, crítica e curadora. Doutoranda em Artes da Cena pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestra em Artes e Graduada em Teatro pela Universidade Federal do Ceará.

SOBRE A EXPOSIÇÃO REFLORESTAMENTO

A exposição conta com a curadoria de Aline Albuquerque e Lucas Dilacerda. Reunindo 79 obras de 84 artistas que tiveram passagem pelo Laboratório de Artes Visuais da Escola, “Reflorestamento” celebra a potência criativa dos artistas visuais cearenses que passaram pela formação ao longo dos 10 anos do programa Laboratórios de Criação.

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 221 projetos foram selecionados.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Seminário de Pesquisa “Reflorestamentos Estéticos”
Quando: 27, 28 de fevereiro e 1, 2, 3, 6, 7, 8, 9 e 10 de março
Onde: Sala Virtual na Plataforma Zoom
Inscrições: 13 a 19 de fevereiro pelo formulário disponível AQUI
Seleção: 20 a 23 de fevereiro
Resultado: 24 de fevereiro
Vagas: 20 vagas
Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Beatriz Acioli (estagiária) com supervisão e edição de Marina Solon (jornalista) | Publicado em 13 de fevereiro de 2023