A Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – abre inscrições para o curso “Curadoria, Programação, Pesquisa”, entre os dias 20 e 24 de novembro. A atividade, ministrada pelo curador e pesquisador Pedro Azevedo, ocorre no auditório da Porto Iracema, de 9h às 12h. A formação é gratuita. São disponibilizadas 25 vagas e as pessoas interessadas podem inscrever-se até o dia 16 de novembro clicando AQUI. A lista das pessoas selecionadas será divulgada no dia 17 de novembro.
O curso “Curadoria, programação, pesquisa” parte de um esforço em mapear ações de curadoria de cinema no Brasil, ao mesmo tempo que busca estabelecer marcos teóricos acerca do trabalho do curador de arte na contemporaneidade, compreendendo o caráter multidisciplinar da sua prática.
“Longe de querer estabelecer uma rigidez metodológica, abrimo-nos para a possibilidade de um modelo de pesquisa curatorial especulativa, enxergando a curadoria não como um fim em si mesma, mas como uma forma pensamento capaz de intervir na arte e no mundo”, diz Pedro Azevedo, que ministra o curso.
Na esteira da série de debates “Percursos curatoriais”, realizados pelo Cinema do Dragão em 2021, este curso de média duração articula noções teóricas e práticas da curadoria de cinema e as suas implicações no campo da exibição fílmica. Partindo de reflexões que situam a curadoria num diálogo próximo entre o cinema e as artes visuais, buscaremos atualizar o papel do curador para além dos estereótipos clássicos de “selecionador” e “arranjador”.
Serão debatidas as possibilidades da curadoria nos âmbitos dos festivais e das mostras de cinema no Brasil, mas também a partir de experiências de salas de exibição e instituições voltadas para a difusão, preservação e salvaguarda do audiovisual, absorvendo a multidisciplinaridade do trabalho do curador e os seus inevitáveis cruzamentos com a pesquisa, a crítica e a docência. Há interesse em confrontar e desconstruir algumas definições basilares acerca do ofício curatorial e compreender como a curadoria e a programação de cinema podem constituir uma rede discursiva autônoma num gesto experimental de criação: reelaborando sentido, gerando diferença, dando visibilidade às imagens submersas, desarmando dispositivos hegemônicos de representação dos sujeitos históricos e dialogando intimamente com os artistas.
Sobre Pedro Azevedo
Mestre em Estudos de Arte pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com linha de pesquisa em curadoria, museologia e crítica de arte. Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Fortaleza, atuou como curador do Cinema do Dragão entre 2013 e 2022, onde programou diversas mostras e festivais como a Retroexpectativa e o FAROL – Festival Internacional de Cinema de Fortaleza. Atualmente é Coordenador de Acervo e Pesquisa do Museu da Imagem e do Som do Ceará e diretor artístico do Colo. Enquanto crítico, já colaborou com o Jornal O Povo nas coberturas dos festivais de Berlim e Cannes, além de ser membro da diretoria da Associação brasileira de críticos de cinema (Abraccine), por onde já integrou júris em festivais nacionais, foi autor no livro Curta Brasileiro: 100 Filmes Essenciais e atualmente coordena o projeto de difusão Sessão Abraccine. Também ministrou oficinas de crítica e curadoria para os cursos de Cinema da Unifor, da Escola Porto Iracema das Artes e do MIS-CE.
Sobre a Escola
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Serviço
O quê: Porto Iracema das Artes abre inscrições para o curso “Curadoria, Programação, Pesquisa”, com Pedro Azevedo
Quando: inscrições abertas até 16 de novembro por meio de formulário online. Aulas serão ministradas nos dias 20 a 24 de novembro
Horário das aulas: 9h às 12h
Onde: auditório da Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público mediante inscrição prévia