Escola de Formação e Criação do Ceará

Eleonora

Porto Iracema das Artes abre inscrições para aula aberta gratuita “A Construção da Cena Audiovisual”, com roteirista Eleonora Loner

WhatsApp Image 2025 01 15 at 09.42.16

(Foto: Divulgação)

Durante a atividade, Loner conversará com os participantes sobre os elementos básicos da cena e sua função dentro dos filmes

Incentivando a aproximação da comunidade com o universo audiovisual, a Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado (Rece) e é gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – está com inscrições abertas para a aula aberta “A Construção da Cena Audiovisual’, ministrada pela roteirista Eleonora Loner. Parte do projeto “Férias na Porto”, a atividade é gratuita e acontece de forma virtual, via Zoom.

Durante a oficina, os participantes serão apresentados aos elementos básicos da cena e sua função dentro dos filmes. Ao guiar a turma nessa investigação, Loner abordará conceitos-chave dentro da narrativa cinematográfica clássica apoiada por uma bibliografia diversa sobre o tema.

Ofertando 80 vagas, a aula aberta “A Construção da Cena Audiovisual” acontece no dia 20 de janeiro, às 19h, via Zoom. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, residir no Ceará e realizar inscrição em formulário virtual até esta quinta-feira (16). 

A aula aberta faz parte do percurso formativo do Lab Cena 15 – Cinema e é realizada no momento em que o grupo de roteiristas integrantes desta edição escreve seus roteiros. “É um momento propício para aprofundar as noções e elementos da cena, pois os roteiristas podem aliar a prática da escrita a reflexões mais conceituais e abrangentes sobre cena e dramaturgia, guiados por uma profissional experiente”, explica a coordenadora do Lab Cena 15, Manoela Ziggiatti. 

Além da oficina, o projeto “Férias na Porto” também promove apresentações, rodas de conversa e outras formações ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, como forma de aprofundar os conhecimentos da comunidade em diferentes campos artísticos, incluindo teatro, artes visuais, cinema, música e dança.

SOBRE ELEONORA LONER

Roteirista, professora e consultora. Eleonora é mestra em Meios e Processos Audiovisuais pela USP, graduada pelo curso regular da EICTV (Cuba) e pelo curso de Cinema e Animação da UFPel. Entre 2021 e 2024, foi coordenadora da Cátedra de Roteiro da EICTV. Fez parte da equipe de roteiro de séries como “O Ninho”, “Via Pública” e “Mia, a Filosofinha”, entre outras. Foi consultora de roteiro de curtas, séries e longas, entre eles “Pacarrete”, dirigido por Allan Deberton, exibido e premiado em diversos festivais nacionais e internacionais. Foi professora nos cursos de Cinema da UFPel e na EICTV. Além disso, foi curadora e membro do júri em vários prêmios e festivais, incluindo o Festival de Havana 2022, FDC Colômbia, Cabíria e FRAPA. Atualmente está desenvolvendo “Matrioshkas”, seu primeiro longa-metragem como diretora.

SOBRE O PROJETO “FÉRIAS NA PORTO”

Promovendo atividades em variados campos artísticos, o projeto “Férias na Porto” é uma oportunidade da comunidade aprofundar seus conhecimentos no mundo da arte. A iniciativa ocorre durante os meses de férias e traz diferentes atividades, como apresentações musicais, oficinas e rodas de conversa.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

Oficina “A Construção da Cena Audiovisual” com Eleonora Loner

Quando: 20/01/25, às 19h

Onde: Sala Virtual no Zoom

Inscrições em formulário virtual até 16/01 (80 vagas)

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Isabella Rifane | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista)  | Publicado em 15 de janeiro de 2025