Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
photo-collage.png (2)

Porto Iracema das Artes abre inscrições para a residência “Narração e abstração na performance”, com os artistas Arto Lindsay e Eric Barbosa

photo collage.png 2

Eric Barbosa e Arto Lindsay
Foto: Éden Barbosa (lado esquerdo) e Anitta Boavida (lado direito)

Gratuitas e abertas ao público, inscrições iniciam nesta quinta-feira (28), de forma on-line, e seguem até o dia 8 de dezembro; Atividade ocorre nos dias 19 e 20 de dezembro

Explorando as diversas nuances do ato de criação artística, a Escola Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar –, abre, nesta quinta-feira (28), as inscrições para a residência “Narração e abstração na performance”, realizada com os artistas Arto Lindsay e Eric Barbosa. 

Gratuitas e abertas ao público, as inscrições seguem até o dia 8 de dezembro, e devem ser feitas de forma on-line, por meio deste formulário. Após a etapa de inscrições, haverá o processo de análise das proposições encaminhadas, marcada para ocorrer do dia 9 a 10 de dezembro. No dia 11, será feita a divulgação das pessoas selecionadas para participar da iniciativa. No total, 15 pessoas serão selecionadas para a residência, que ocorre nos dias 19 e 20 de dezembro, de 15h às 20h, na Porto Iracema das Artes. A convocatória será realizada via Chamada Pública.

Na residência, os artistas Arto Lindsay e Eric Barbosa realizam uma conversa ampla que traça estratégias acerca de abstrações, referenciais, sonoridades e discurso no âmbito da arte contemporânea. Nos encontros propostos – artistas, pesquisadores, criadores de diversas disciplinas e linguagens são estimulados a partilhar seus métodos e processos de trabalho com metodologias colaborativas entre si – por meio de avaliações e análises discursivas e críticas das formas de trabalho. 

A ação integra o programa “Navegantes no Tempo”, projeto da Escola Porto Iracema das Artes que, inaugurando sua segunda década de existência, olha para o passado e se reconhece em artistas e coletivos que colaboraram de maneira fundamental para construir o que a Escola é hoje – na mesma medida em que a passagem pela escola impactou de forma marcante a trajetória desses artistas. A dupla faz parte da história da Escola, uma vez que, em 2017, Eric Barbosa junto ao agrupamento Ode ao Mar Atlântico, integrou o Laboratório de Criação em Música, sob tutoria de Arto Lindsay que desenvolveu junto ao grupo uma obra instalativa, derivando em performances sonoras, instalações e álbuns musicais.

Sobre Arto Lindsay:

Arto Lindsay (nascido em 1953 em Richmond, VA, vive e trabalha no Rio de Janeiro) está na interseção entre música e arte há mais de quatro décadas. Como membro do DNA, ele contribuiu para a fundação do No Wave. Como líder da banda Ambitious Lovers, desenvolveu uma música pop intensamente subversiva, um híbrido de estilos americano e brasileiro. Ele tem uma voz suave distinta e um estilo de guitarra autodidata, muitas vezes barulhento, contrastando frequentemente com temas musicais brasileiros mais suaves e sensuais. Ao longo de sua carreira, Lindsay colaborou com artistas visuais e musicais, incluindo Vito Acconci, Laurie Anderson, David Byrne, Animal Collective, Matthew Barney, Marisa Monte, Melvin Gibbs, Jun Miyake, Ryuichi Sakamoto, Caetano Veloso e Rirkrit Tiravanija. Recentemente, Lindsay tem combinado música, tecnologia, coreografia e elementos alegóricos em forma de desfiles. O primeiro, “De Lama Lãmina” (Salvador, 2004), uma colaboração com Matthew Barney, foi seguido por “I Am a Man” (Frankfurt, 2008), “Multinatural [Blackout]” (Biennale de Venezia, 2009), “Multinatural [Blackout]” (Biennale de Venezia, 2009), e “Somewhere I Read” (Nova York, 2009). Os novos álbuns de Lindsay incluem “Encyclopedia of Arto”, lançado em 2014, e “Cuidado Madame”, lançado em 2017.

Sobre Eric Barbosa:

Eric Barbosa é compositor, educador e artista multidisciplinar. Sua produção artística percorre linguagens como: música, performance, dança, teatro, arte sonora, audiovisual, artes visuais e novas tecnologias. Desenvolve e trabalha em projetos que utilizam o som e suas materialidades de composição musical como elementos de criação e fruição, entre eles: ADSR, Sampleología, Artesanía Sonora, Gambiarra Tecnológica Solidária, Sampleologia, Larten – Laboratório de Arte Espectro Neural, Circuito Latinoamericano de Performance, Arte de Imagen e Percurso Instalativo Sonoro – importantes plataformas de criação, pensamento e de pesquisas que circularam em cidades brasileiras e outros países – integrando museus, centros de cultura, cooperativas, galerias e espaços independentes. Possui 20 (vinte) álbuns digitais/físicos editados e lançados -, como uma constante produção de trilhas sonoras para espetáculos de dança, performance, audiovisual, videoarte e instalações.  Em seu percurso criativo já desenvolveu trabalhos artísticos, com: Roland Bücher (Suiça), Kiko Dinuci (BRA) , Paal Nilssen-Love (Noruega), Máximo Endrek (Argentina), Uirá dos Reis (BRA), Fernando Catatau (BRA), Wellington Gadelha (BRA), Marina Mapurunga (BRA), Arto Lindsay (EUA), EdBrass Brasil (BRA), Bella (BRA), Robo.Art (SP) e Vivi Rocha (BRA) entre outrxs. Atualmente desenvolve projetos na Abrigo Plataforma – espaço de criação e residências artísticas de arte, ciência e direitos humanos.

SERVIÇO

Porto Iracema das Artes abre inscrições para a residência “Narração e abstração na performance”, com os artistas Arto Lindsay e Eric Barbosa

Quando:

Período de inscrições: dia 28 de novembro a 08 de dezembro

Período de Análise de Proposições: de 9 a 10 de dezembro

Divulgação do resultado final: 11 de dezembro

Data da realização da atividade: 19 e 20 de dezembro

Horário da residência: de 15h às 20h

Onde: Escola Porto Iracema das Artes

Gratuito e aberto ao público mediante inscrição prévia por meio de formulário

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 28 de novembro de 2024