Escola de Formação e Criação do Ceará

lab-capa-site

Porto Iracema das Artes abre inscrições para a 10ª edição dos Laboratórios de Criação, com ampliação de vagas e expansão para o interior do Estado

portoiracemadasartes.org.br porto iracema das artes abre inscricoes para a 10a edicao dos laboratorios de criacao com ampliacao de vagas e expansao para o interior do estado lab capa site

As inscrições gratuitas iniciam nesta segunda-feira, 18 de abril, e seguem até 18 de maio de 2022

Com ampliação de vagas e expansão para o interior do Ceará, a Porto Iracema das Artes, escola de formação e criação do Governo do Estado, instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), abre inscrições para a 10ª edição do Programa dos Laboratórios de Criação, a partir desta segunda-feira, 18 de abril. Após dez anos de experiência, o programa fortalece os compromissos com a diversidade no âmbito das políticas públicas de cultura, garantindo a cota de 50% de projetos para artistas do interior do Ceará e a destinação de metade das vagas, em todos os Laboratórios, para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneros, não binárias e pessoas com deficiência.  Conheça os detalhes sobre cada Laboratório nos regulamentos a seguir:

CINEMA
DANÇA
TEATRO
MÚSICA
ARTES VISUAIS

As inscrições podem ser feitas clicando nos links abaixo:

>> LABORATÓRIO CENA 15 – CINEMA

>>> LABORATÓRIO DE DANÇA 

>> LABORATÓRIO DE TEATRO

>> LABORATÓRIO DE MÚSICA 

> LABORATÓRIO DE ARTES VISUAIS

Com uma metodologia inovadora, o programa dos Laboratórios de Criação já consolidou-se como uma referência de política pública de formação em artes no país, qualificando projetos que seguem importantes trajetórias no grande mercado cultural. Roteiros de cinema, espetáculos de dança, música e teatro, projetos de artes visuais, ocuparam a cena artística do país, marcados por uma enorme diversidade de poéticas e estéticas artísticas. São sete meses de imersão, com orientação coletiva e individual, integrando tutores e artistas, num processo de pesquisa e criação, com oficinas específicas de aperfeiçoamento e aulas abertas, além de todo o apoio estrutural da Escola. Os artistas recebem bolsa pesquisa no valor de R$1.000,00 (hum mil reais), durante os sete meses do projeto.

A diretora de Formação e Criação do Instituto Dragão do Mar e da Porto Iracema das Artes, Elisabete Jaguaribe, comemora a Edição 10 do programa de Laboratórios de Criação. “A longevidade do programa já sugere a importância da experiência. Os laboratórios de criação são a esfera em que os conceitos estruturantes do Porto Iracema se materializam em sua plenitude. Falo das ideias de partilhas e experiências, movidas pelos encontros e trocas entre artistas, que geram extraordinárias poéticas, marcadas pela diversidade, pela invenção e por políticas de existência”- observa a professora, acentuando que os laboratórios formam “uma esfera de conhecimento e sensibilidade, configurando novas pedagogias de vivência e criação”.

Em dez anos de projeto já passaram pelos Laboratórios de Criação 506 artistas, foram 191 projetos desenvolvidos, com investimento de 2.465.400,00 reais concedidos em bolsas de pesquisa artística. Para além de 17 mil horas de tutoria desenvolvidas com 147 tutores de todo o Brasil, as ações dos Laboratórios ainda foram vistas por mais de 40 mil espectadores em mais de 800 ações abertas ao público. Na produção artística, desenvolvida no âmbito dos Laboratórios de Criação, identifica-se uma enorme pluralidade de poéticas, com variadas provocações, engajando questões como ancestralidade, memória social, encantarias, resistências femininas, diversidade, etarismo, africanidades, etnocídios etc. Um conjunto de obras artísticas que constitui um rico universo simbólico, que pode alimentar a reflexão sobre formação artística. “Esse rico diretório de criações artísticas, que se constituiu a despeito de todos os desafios que o país vem enfrentando nos últimos anos, é precioso, especialmente para contribuir com a compreensão das realidades deste país tão contraditório”, observa a diretora de Formação e Criação do IDM.

SELEÇÃO 2022/2023

Para o Laboratório de Música serão selecionados quatro projetos em cada linguagem. Neste ano, a novidade é que os Laboratórios de Dança e Teatro, terão seis projetos selecionados cada um deles, dois a mais do que nas edições anteriores. Em Cinema, serão aprovadas seis propostas de roteiros de longa-metragem de ficção, quatro do Ceará, uma do Nordeste e outra da modalidade Nacional, proveniente de estados das demais regiões.

O Laboratório de Artes Visuais segue formato iniciado em 2019, com duas temporadas: a formativa e a investigativa. A primeira equivale a um curso de 7 meses, dividido em sete eixos temáticos, um a cada mês. A segunda temporada corresponde ao modelo tradicional dos Laboratórios de Criação do Porto, com o desenvolvimento dos projetos artísticos selecionados previamente. Na seleção de 2021, 30 artistas foram selecionados (as) para a primeira temporada e, ao final dela, os que tiveram 75% de aproveitamento das atividades submeterão projetos de artes visuais a serem avaliados por uma comissão específica, que escolherá quatro projetos entre os que serão desenvolvidos na Edição 2022 (Temporada Investigativa) dos Laboratórios.

Os critérios para se inscrever no Laboratório de Artes Visuais são os mesmos das demais linguagens. A diferença é que, agora, os(as) candidatos(as) selecionados pela Temporada Formativa não precisam submeter projeto. Para os demais, as etapas seguidas serão as mesmas dos outros Laboratórios: Análise dos Documentos, Avaliação Técnica e Avaliação Final.

Os(as) artistas selecionados(as) que residirem no interior do Estado terão garantidos, pela Escola, o custeio de deslocamento, hospedagem e auxílio-alimentação para a participação nas atividades presenciais em Fortaleza.

Assim como na edição passada, os Laboratórios de Criação da Escola reservam, no mínimo, 50% das vagas do estado do Ceará, consideradas na 2ª e na 3ª etapas, para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneros, não binárias e pessoas com deficiência. Além disso, metade das vagas será preenchida por artistas e grupos do interior do Estado em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro e Cinema.

O período de inscrição de artistas e submissão dos projetos na edição 2022 segue aberto até às 23h59min do dia 18 de maio deste ano. Podem participar do processo seletivo pessoas a partir dos 18 anos, com residência comprovada no Ceará há pelo menos dois anos. No caso do Laboratório CENA 15 – Cinema, a idade mínima é a mesma para as modalidades Nordeste e Nacional, mas no caso da primeira será preciso comprovar residência mínima de dois anos em estados da região Nordeste, exceto Ceará, e na segunda, apresentar comprovante de residência nas outras quatro regiões do Brasil (Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste), exceto Nordeste.

O resultado do processo seletivo será divulgado dia 01 de Agosto. As matrículas dos aprovados serão realizadas entre os dias 08 e 12 de Agosto de 2022.

PROCESSO SELETIVO

A seleção terá três etapas após o período de inscrição. A primeira, de 19 a 21 de maio, consiste na Análise dos Documentos apresentados no ato da inscrição de projetos e artistas em Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Essa fase terá o resultado preliminar divulgado no dia 23 de maio.

A segunda fase é a de Avaliação Técnica, em que uma comissão formada por reconhecidos especialistas de cada área específica, indicados e divulgados pela Escola, avaliam os projetos aprovados na etapa anterior a partir de critérios como consistência da proposta, articulação das ideias, viabilidade de realização do projeto, e trajetória artística, dentre outros. Essa etapa ocorre de 28 de maio a 04 de agosto de 2022. O resultado preliminar dessa fase será conhecido no dia 06 de julho de 2022.

A Avaliação Final, que ocorre de 18 a 25 de julho, encerra o processo seletivo com a realização de entrevistas da comissão avaliadora com proponentes aprovados na segunda fase. No caso do Laboratório de Música, há ainda uma audição pública, e no Laboratório CENA 15 – Cinema, além da entrevista, serão aplicados dois testes escritos, o Teste de Habilidades Básicas em Dramaturgia e a Análise de Repertório Geral. O resultado final da seleção será conhecido no dia 01 de agosto deste ano.

Em caso de dúvidas sobre os regulamentos de cada laboratório, entre em contato com as respectivas coordenações nos seguintes e-mails:

– Laboratório de Artes Visuais: labartesvisuais.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório CENA 15 – Cinema: cena15.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório de Dança: labdanca.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório de Música: labmusica.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório de Teatro: labteatro.portoiracema@idm.org.br

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes abre inscrições para a 10ª edição dos Laboratórios de Criação
Quando: 18 de abril até às 23h59min do dia 18 de maio de 2022
Onde: Inscrições podem ser feitas no site da Porto Iracema das Artes
Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto:Marina Solon (jornalista) | Publicado em 18 de abril de 2022.