Escola de Formação e Criação do Ceará

carloshardy-01 (1)

A 1°turma do Laboratório de Música lança CD’s

O Porto Iracema das Artes vai realizar, entre os dias 27 e 30 de agosto, na Praça Verde do Dragão do Mar, o lançamento dos CDs da primeira edição do Laboratório de Música da escola, com shows da banda Banana Scrait, Lorena Nunes, Marco Fukuda, Carlos Hardy e Jonnata Doll, artistas integrantes do LAB 2013. Os shows integram a programação “Festa na Tenda” e fazem parte da agenda de aniversário do Porto Iracema. Todos com acesso gratuito.
O Laboratório de Música está em sua 3a edição, somando 14 projetos, entre 2013 e 2015, e é um espaço de experimentação, pesquisa e desenvolvimento, de projetos musicais dos artistas locais. O laboratório funciona em regime de imersão, com  processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os alunos recebem orientação de tutores, que conduzem a qualificação dos projetos, com orientações individuais, oficinas, palestras e master class. Os projetos selecionados são devidamente orientados na perspectiva de formulação de um show com qualidades técnica e conceitual, capaz de seguir um circuito de apresentações públicas. Os artistas participam das tutorias durante o tempo de 7 a 10 meses, gerando um produto final, os seus shows. Além do Laboratório de Música, a escola Porto Iracema conta também com a atuação dos Laboratórios de Artes Cênicas, Dança, Artes Visuais e Audiovisual.
Os lançamentos dos CDs terão apresentações dos projetos da terceira edição do Laboratório de Música, abrindo para o show principal, que traz os artistas da primeira edição do projeto. A temporada será iniciada por Miguel Cordeiro, selecionado da terceira edição do Laboratório, com o seu projeto “Monocromático”, abrindo a noite para Marco Fukuda apresentar repertório do CD “Sonhos Andarilhos”. Na sexta (28), será a vez do projeto “Kimera”, do instrumentista Ananias Góis, também participante da terceira edição, abrir a noite para o músico Carlos Hardy, com o lançamento do seu CD “Carlos Hardy e o Circo dos Littles” seguido do artista Jonatan Doll, que fará uma participação especial no show de Dado Vila-Lobos. No sábado (29), o grupo Murmurando apresenta “Aquarela Cearense”, que abrirá a noite para o lançamento do CD “Ouvi Dizer que lá faz Sol”,  da cantora Lorena Nunes. Esta noite será encerrada com o multi-instrumentista Hermeto Pascoal. Já na última noite de lançamentos, o grupo Danchá, selecionado na terceira edição, fará o show “A Terceira Casa” antecipando o lançamento do CD “Giosta” do grupo Banana Scrait.​

 

Conheça os CDs:

bananascrait-01

A banda Banana Scrait lança o álbum “Giosta”, que contém releituras de Alberto Nepomuceno e composições próprias, projeto que foi desenvolvido no Laboratório de Música em 2013. O trabalho faz uma mistura de arranjos originais com música clássica e rock. Sempre com inovações, o Banana Scrait, radicado em São Paulo, também apresentará canções de seu novo CD “Voo”, que vem obtendo uma grande repercussão nos meios especializados. A banda é formada por Andréa Agda (vocal, guitarra), Daniel Arruda (sax, sintetizadores), Davi Brasileiro (baixo) e Macos Maia (bateria).

lorena-nunes-01

Lorena Nunes lança o CD “Ouvi Dizer Que Lá Faz Sol”, que também foi desenvolvido em 2013 no Laboratório de Música com orientações do tutor Beto Vilares, produtor musical. Com repertório integralmente dedicado a compositores cearenses contemporâneos, o projeto de Lorena, originou o disco de mesmo título, lançado no final de novembro de 2014, também produzido por Vilares. Juntamente com Yuri Kalil e coprodução do multi-instrumentista e diretor musical, Cláudio Mendes.

carloshardy-01

Carlos Hardy, cantor, pianista e diretor musical, vai lançar o CD “Carlos Hardy e o Circo dos Littles”, que transita entre a canção e a música instrumental. Para esse projeto, ele teve como tutor, o compositor Arrigo Barnabé. Hardy montou o espetáculo “Hardy e os Circo dos Littles, de mesmo título do álbum que vai ser lançado na programação de aniversário do Porto.

fukuda-01

Marco Fukuda é violonista, violeiro, compositor e arranjador, lança “Sonhos Andarilhos”. Fukuda teve a tutoria do produtor Gabriel Cruz, que trabalha com Almir Sater. O projeto de pesquisa “Jornada de Violão e Viola”, em parceria com o percussionista Alex Vasconcelos (direção musical) e Lohayne Lima (direção artística), surgiu do desdobramento do CD “Jornada”, lançado em 2010, com baião, xote, frevo, modinha e outros ritmos. O novo álbum “Sonhos Andarilhos”, é o terceiro disco autoral, com música instrumental para violão de seis cordas e viola de dez cordas.

SERVIÇO:

Lançamento dos CDs: Artistas da 1a edição do Laboratório de música em 2013

Data: Do dia 27 a 30 de agosto de 2015

Local: Praça Verde – Centro Dragão do Mar de Artes e Cultura

Horário: Quinta, Sexta e Sábado à partir das 20h

Domingo à partir das 19h

Mais Informações: (85) 3219.5842