Residência acontece nos dias 26 e 27 de julho, no Atelier Rural
A Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – abre inscrições, nesta segunda-feira (21), para a mini-residência de dança “Breviário de Composição”, com os pesquisadores Paulo Caldas e Alexandre Veras. A iniciativa é uma parceria entre o projeto de videodança Deriva apoiado pela Lei Paulo Gustavo, a Porto Iracema e o Atelier Rural.
“Breviário de Composição” propõe a realização de uma série de experimentos em videodança por meio da apresentação de proposições que operem diferenciações e passagens entre imagem-vídeo, câmera e corporeidades dançantes. A proposta é partir da improvisação em direção a estruturas de composição mais complexas.
A mini residência imersiva acontecerá nos dias 26 e 27 de julho, no Atelier Rural. Os participantes terão transporte, estadia e alimentação, bem como a orientação dos pesquisadores Paulo Caldas e Alexandre Veras e a infraestrutura do Atelliê Rural para suas experimentações. A saída dos participantes acontece no dia 26, às 7h, na Porto Iracema, e o retorno está marcado para às 17h do dia 27.
COMO PARTICIPAR?
Para participar, os interessados devem realizar inscrição em formulário virtual até quarta-feira (23). O resultado será divulgado na quinta (24), por meio de e-mail enviado para cada artista inscrito.
SOBRE ALEXANDRE VERAS
Foi coordenador do Alpendre Casa de Arte Pesquisa e Produção, onde desenvolveu por 13 anos intensa atividade como realizador, curador de mostras e exposições, gestor, pesquisador e professor. Produziu diversas obras em videodança, instalações, obras de ficção e documentários. Foi diretor artístico da Bienal de Dança de Par em Par, coordenando as duas primeiras edições do Terceira Margem. Desenvolve atividades de formação em videodança no Brasil e na América Latina há mais de 15 anos. Atualmente coordena o Atelier Rural, espaço que promove a interface entre artes e agroecologia.
SOBRE PAULO CALDAS
Formado em Dança Contemporânea na Escola Angel Vianna e em Filosofia (UERJ), mestre e doutor em Educação (UFC), com pós-doutorado em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF), tem sua produção artística marcada pela aproximação entre dança e cinema/vídeo. É diretor do dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança desde sua criação, em 2003. Entre outras publicações, organizou livros pioneiros no Brasil acerca da videodança e, com Ernesto Gadelha, a coletânea “Dança e Dramaturgia[s]”, em 2016. Atualmente é professor dos cursos de Dança da Universidade Federal do Ceará.
SOBRE O ATELIER RURAL
O Atelier Rural é um espaço de imersão para Pós-Produção Cinematográfica e Residências Artísticas próximo a Fortaleza, Ceará – nordeste do Brasil.Nos últimos quinze anos, o sítio e morada de Alexandre Veras deu lugar a diversos processos coletivos de pesquisa, criação e produção em artes: vídeo, cinema, dança, teatro e artes visuais e instalativas.
Em 2020, em parceria com Lucas Coelho e Frederico Benevides, foi inaugurada a sala de pós-produção cinematográfica que – com tecnologia de ponta e estrutura de hospedagem contígua – busca oferecer aos filmes uma experiência única, para além de um excelente lugar para processos de montagem, mixagem e finalização. Sem as usuais limitações de horários e deslocamentos e, em meio à natureza, são privilegiados os momentos de conversas, trocas de ideias e referências, que alimentam e potencializam o processo criativo.
As áreas de plantação agroflorestal e hortas orgânicas se integram com o galinheiro, tanques de psicultura e minhocultura, formando parte de um sistema que busca por um meio de vida mais sustentável e ecológico. Atualmente, o excedente da produção é vendida semanalmente, em forma de cestas de alimentos orgânicos.
Desde seu início, o Atelier Rural é um lugar de invenção e está em constante mutação. Em um horizonte próximo está o projeto de construção de um galpão aberto de práticas corporais para receber residências de yoga e dança, um laboratório de interfaces digitais, um estúdio de gravação de foley e o início de um projeto de formação em artes para crianças e adolescentes no distrito rural onde estamos situados.
SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SERVIÇO
Inscrições na mini residência “Breviário de Composição”
Quando: de 21 a 23 de julho
Onde: via formulário virtual
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Isabella Rifane (jornalista) | Supervisão e edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 21 de julho de 2025