O curso é uma parceria entre UFC, Secult e Instituto Dragão do Mar (IDM)
Estão abertas até dia 8 de setembro as inscrições para o curso “Corporeidades Afroancestrais na Cena Contemporânea – Laboratório de Criação”, do Programa de Dança da Escola Porto Iracema das Artes. São 15 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível AQUI .
O curso começa no dia 14 de setembro e segue até o dia 21 de dezembro, todas às quintas-feiras, das 18h30 às 21h30, na sala de dança do Sesc Iracema. A formação será ministrada pelo professor Gerson Moreno.
A ação é uma parceria entre os cursos de dança do Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC), a Pró-Reitoria de Extensão e a Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte), ambas da UFC, junto com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e o Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) e do Porto Iracema.
A principal base das vivências do curso funda-se nos arquétipos dos orixás brasileiros, seus mitos, narrativas, oralidades, simbologias, signos, corporeidades e dramaturgias ancestrais. A ideia é trabalhar as singularidades de cada corpo dançante como território propício para desdobramentos de investigação de corporeidade e dramaturgias afrorreferenciadas, o experimento sensorial/ritualístico e a criação/composição coletiva em dança contemporânea. Essa segunda versão do curso terá o formato de um Laboratório de Criação Artística.
Professor Gerson Moreno ─ iniciou sua trajetória e militância artística na década de 1980 como dançarino, ator e diretor de Teatro do Oprimido, atuante em movimentos sociais e pastorais vinculadas à Teologia da Libertação. Na década de 1990, fundou a Cia Balé Baião, agregando e mobilizando dançarinos populares de Itapipoca/CE, em parceria com o Movimento de Artistas da Caminhada (MARCA). No início dos anos 2000 cursou o Colégio de Dança do Ceará, via Instituto Dragão do Mar, e formou-se em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). De 2005 a 2013 desenvolveu ações de formação em dança afro-brasileira nas comunidades quilombolas de Nazaré (Serra de Itapipoca) e Águas Pretas (Tururu) em parceria com suas associações. Em 2013 foi contemplado com o Prêmio Nacional “Funarte Arte Negra” que possibilitou a circulação do espetáculo de dança “Negrume” (Cia Balé Baião) em cinco estados nordestinos, especificamente em comunidades quilombolas da Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão e Ceará. Atualmente é coordenador pedagógico do Ponto de Cultura Galpão da Cena de Itapipoca, curador do Festival Nacional de Dança do Litoral Oeste, diretor/coreógrafo da Cia Balé Baião, educador biocêntrico e mestrando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Serviço:
O quê: Inscrições para o curso Corporeidades Afroancestrais na Cena Contemporânea – Laboratório de Criação
Quando: 27 de agosto a 8 de setembro
Inscrições: Dia 27 de agosto por meio de formulário online
Período do curso: 14 de setembro a 21 de dezembro
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Sala de dança do Sesc Iracema (Rua Bóris, 90 – Praia de Iracema)