Escola de Formação e Criação do Ceará

mestre-julio_capa-site

Percurso de fotopintura digital finaliza com palestra e abertura de exposição dos alunos

mestre julio capa site

Além da fala sobre a exposição “Interior Profundo”, que Mestre Júlio realizou na Pinacoteca de São Paulo, em 2012, o evento também contará com a abertura da mostra de trabalhos realizados pelos alunos durante o percurso de fotopintura digital

Na próxima quarta-feira, dia 8, a partir das 9 horas, a escola Porto Iracema das Artes promove aula aberta sobre fotopintura digital com o Mestre Júlio dos Santos. Em sua fala, o artista irá tratar sobre a exposição “Interior Profundo”, realizada por ele de agosto a outubro de 2012 na Pinacoteca de São Paulo. A atividade será na Sala A3 e marca o encerramento do Percurso de Fotopintura Digital Contemporânea, ministrado por Mestre Júlio no Porto. Após a aula aberta, haverá também a abertura da mostra dos trabalhos realizados pelos alunos durante a formação.

Mestre Júlio Santos nasceu em Fortaleza, em 1944, e começou a trabalhar com a fotopintura digital no início do século XXI, em sua própria oficina, a Áureo Studio. Atualmente é um dos nomes de referência quando o assunto é fotopintura. Em 2012, no período de 4 de agosto a 20 de outubro, teve 120 trabalhos apresentados na exposição “Interior Profundo Mestre Júlio Santos – fotopinturas”, na Pinacoteca de São Paulo. A exposição contou com fotopinturas produzidas a partir de 1960, entre originais do acervo do artista, daguerreótipos, fotos restauradas e fotopinturas feitas especialmente para a mostra, além de documentos e amostragens de modelos de roupas (em acetato) usados em seus trabalhos. Durante 77 dias, os trabalhos de Mestre Júlio foram vistos por 93 mil visitantes. Esse marco na carreira do artista cearense é o ponto principal da sua fala na aula aberta, aqui no Porto.

“A exposição na Pinacoteca surgiu a partir de um trabalho de restauração de fotografias que estavam em situação de difícil recuperação no Museu do Ipiranga e de duas pequenas exposições que fiz em São Paulo. Foi então que veio o convite da Rosely Nakagawa, do diretor da Pinacoteca na época, Marcelo Mattos Araujo, e do Diógenes Moura, curador da exposição”, conta Mestre Júlio. Ele destaca que o trabalho foi um divisor de águas em sua carreira. “Expor na Pinacoteca por três meses não é brincadeira. Para mim foi uma realização profissional. Foi algo que marcou minha vida”, ressalta.

Após a fala, acontece a abertura da exposição dos trabalhos dos alunos do Percurso de Fotopintura Digital Contemporânea no pátio do Porto. O percurso, surgido após a grande procura pelo curso de férias, em julho, foi dividido em quatro módulos de agosto a novembro deste ano. A mostra ficará em cartaz até o dia 10 de dezembro.

Allan Rodrigues, de 22 anos, é um dos participantes do curso que terá seus trabalhos expostos. Ele conta que estava participando de outras atividades no Porto Iracema quando soube do Percurso de Fotopintura. “Eu estava pelo Porto participando de outros cursos e vi que teria esse Percurso. Eu já tinha perdido o Curso de Férias de Fotopintura Digital e não queria perder essa outra oportunidade. E foi uma experiência fantástica estudar com esse grande mestre cearense”, destaca Allan. A exposição das obras restauradas pelos alunos durante o curso marca o encerramento do ciclo formativo.

 

SERVIÇO

O que: Aula aberta sobre fotopintura digital com Mestre Júlio dos Santos e abertura da exposição dos trabalhos do Percurso de Fotopintura Digital Contemporânea
Quando: 8 de novembro, às 9h
Onde: Sala A3 e pátio do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO