Escola de Formação e Criação do Ceará

02-10

Pela primeira vez, Rotas de Criação do Porto Iracema das Artes passa pelo interior do Ceará

02 10

Este ano, Crato e Itapipoca receberão parte da programação do evento

 Outubro no Porto Iracema das Artes começa com os encontros do Rotas de Criação 2017. De 2 a 6 deste mês, segunda a sexta da próxima semana, os Laboratórios de Teatro, Dança e Música apresentam ao público a pesquisa de alguns dos projetos que vêm sendo desenvolvidos na escola este ano. O evento conta com a participação dos artistas, dos tutores e de especialistas nas respectivas linguagens. Nesta edição, pela primeira vez, os municípios de Crato e Itapipoca também receberão as ações. Toda a programação é gratuita.

A ideia de levar o Rotas para outras cidades tem como objetivo integrar esses lugares, de onde vêm alguns dos projetos selecionados para os laboratórios, à formação oferecida pela escola em sua sede, na capital cearense. Andrei Bessa, coordenador do Laboratório de Teatro, explica que nas últimas quatro edições do laboratório foram escolhidas propostas desenvolvidas no interior do Estado. Alargar o alcance das ações, então, é um passo natural. “Em 2017, o projeto Caldeirão de Água no Deserto terá sua abertura de processo na sua própria cidade, tanto como uma escolha de firmar essas ações para além de Fortaleza como por ser uma pesquisa que aborda diretamente uma parte da história do Crato que ainda é esquecida pelas narrativas oficiais”, completa.

A coordenadora do Laboratório de Música, Mona Gadelha, explica que o Rotas de Criação é um dos momentos mais representativos dos percursos dos laboratórios do Porto. “Os artistas, junto com os tutores, abrem seu processo de pesquisa ao público e a especialistas de cada linguagem”, explica Mona. Ela acrescenta que “neste ano, o Rotas ganha uma experiência ainda mais preciosa, pois dois projetos de linguagens diferentes da dança e da música fazem uma conexão, estabelecendo elos de identificação dos trabalhos dos artistas Wellington Gadelha e Eric Barbosa e, ao mesmo tempo, abrindo a interiorização da ação ao fazer uma imersão na cidade de Itapipoca”.

Confira abaixo a programação do Rotas de Criação 2017

Na segunda-feira (2), às 19h, os projetos O retorno a Juberlano, Nossos Mortos e Despejados, do Laboratório de Teatro, darão início ao ciclo do Rotas. O encontro acontecerá na Sala de Teatro do Porto.

Na terça-feira (3) é a vez dos projetos Constituição Coreográfica Criminosa e Corpos Embarcados, do Laboratório de Dança, se reunirem. A atividade será no Centro de Narrativas Audiovisuais (Cena 15), às 19h.

Já quarta (4), o projeto 233 A, 720 Khalos, também do Lab. Dança, se reúne no Café Teatro das Marias, a partir das 19h.

Na quinta-feira (5), acontece a primeira atividade fora de Fortaleza. É a vez do Crato receber o Rotas. O projeto Caldeirão de Água no Deserto – realidades e utopias?, do Lab. Teatro, fará sua apresentação de processo no Largo da RFFSA, às 19h.

Na Sexta (6) é Itapipoca que recebe as atividades. A partir das 19h, o projeto Ode ao mar Atlântico, do Lab. Música, e o projeto Afrontamento, do Lab. Dança se reúnem no Galpão da Cena, encerrando assim o ciclo do Rotas de Criação 2017.

SERVIÇO

O que: Rotas de Criação 2017 – Laboratórios de Teatro, Dança e Música

Quando: 2 a 6  de outubro

Onde:

Fortaleza – Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema), Cena 15 ( Rua José Avelino, 495) e Café Teatro das Marias (Rua Senador Almino, 233 – Praia de Iracema)

Crato – Largo da RFSA (Rua Ratisbona – Centro, Crato)

Itapipoca – Galpão da Cena (Rua Raimundo Lopes de Sousa, 331 – Coqueiro, Itapipoca) e Casa de Cultura Ilê Axé Ogum (Rua Anastácio Barroso Valente, sn – Cruzeiro, Itapipoca)

GRATUITO