Com a participação de tutores e público, as Rotas de Criação têm o objetivo de promover uma abertura dos processos criativos antes da finalização dos trabalhos. A programação será inteiramente online, de 25 de março a 07 de abril, com transmissão pelo Youtube da Escola
Momento para apresentar ao público o processo criativo das pesquisas artísticas desenvolvidas nos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes, as Rotas de Criação já têm data marcada. Em decorrência da pandemia de Covid-19 e do decreto estadual de isolamento social rígido, as apresentações serão, pela primeira vez, online. Ao longo das próximas três semanas, começando já nesta quinta-feira, 25 de março, até o dia 07 de abril, artistas de 20 projetos da 8ª edição dos Labs vão fazer uma abertura de processo com participação de tutores e transmissão ao vivo.
Todos os anos, os Laboratórios de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro realizam o momento aberto de avaliação das pesquisas antes da apresentação dos projetos na Mostra de Artes do Porto Iracema (MOPI), que encerra o ano letivo na Escola. Como a edição atual dos Labs iniciou em outubro de 2020, devido às adequações necessárias por conta da pandemia, as Rotas de Criação acontecem agora. Os encontros entre os artistas, seus respectivos tutores e o público serão realizados pelo Youtube da Escola.
Confira, abaixo, a programação de cada Laboratório.
Dança
O projeto “EU SÓ TRABALHO COM REFERÊNCIA!”, do Laboratório de Dança 2020-2021, abre as Rotas de Criação do Porto Iracema das Artes. Nesta quinta-feira, 25, a partir das 15h, os artistas Thiago Torres, Janaína Bento e Vince Rodrig, junto com o tutor Neto Machado, encontram para o momento de partilha, excepcionalmente, na plataforma Zoom. A gravação será disponibilizada depois no Vimeo da Escola. O público interessado em acompanhar pode entrar na sala a partir deste link. Serão aceitas até 100 pessoas por ordem de chegada.
No dia 26, também às 15h, mas desta vez pelo canal da Escola Youtube, serão apresentados os projetos “Corpos/Danças (des)fronteirizades”, de Alysson Amancio, Luiz Renato e Kelyenne Maia, com tutoria de Fauller, e “Lança de Cabocla”, de Tieta Macau, Juliana Rizzo e Wellington Gadelha, com tutoria de Inaê Moreira. Já o projeto “Soft-Fúria – O vogue e a expansão da cena Ballroom no estado do Ceará – Um olhar Afro-brasileiro”, das artistas John 7, Dandara Lima e Bruno Gomes, com tutoria de Silvia Miranda, abre sua pesquisa artística na terça-feira, 30 de março, às 15h, na mesma rede social.
Teatro
Ainda na primeira semana de programação, no domingo, 28, começam as Rotas de Criação dos projetos do Laboratório de Teatro. “Chorume Decantado”, dos artistas da Cia Ortaet (Iguatu-CE), com tutoria de Marcelo Soler, apresenta-se às 19h no canal do Porto Iracema no Youtube. No dia seguinte, 29, no mesmo horário, é a vez do “Pagode Russo”, do coletivo Os Pícaros Incorrigíveis, que tem tutoria de Hector Briones.
“Afrografias da Corpa-Jabuti” é o projeto da Coletiva NEGRADA, com tutoria de Laís Machado, que será apresentado na terça-feira, 30 de março, às 19h30min. Já no dia 01 de abril, quem entra em cena é o projeto “COMICIDADE E QUESTÕES DE GÊNERO: corpos negros, femininos e LGBTs na comicidade popular”, do Coletivo Yabás, que tem a tutoria de Cibele Mateus. O horário da apresentação segue o mesmo, às 19h30min, e ambas as apresentações serão transmitidas pelo Youtube.
Artes Visuais
Os dois primeiros projetos do Laboratório de Artes Visuais 2020-2021 a apresentarem o andamento de suas pesquisas artísticas serão “Como construir nosso próprio país”, do coletivo Terroristas del Amor, composto por Dhiovana Barroso e Marissa Noana, e “Plantomorfias: Uma coleção de sensibilidades entre corpo e natureza”, de Henrique Braga (o Plantomorpho). Ambos têm tutoria de Rosana Paulino. A apresentação será na tarde de 30 de março, terça-feira, a partir das 17h, pelo Youtube da Escola.
No dia seguinte, 31 de março, às 17h de quarta-feira, será a vez dos projetos “na barriga do monstro”, de Charles Lessa e Vita da Silva, e “Historicizando o invisível”, da artista soupixo, ambos com tutoria de Elton Panamby.
Abril também tem Rotas de Criação Artes Visuais, com os projetos “Arqueologia de Luzes Negras”, de David Felício e Jorge Silvestre, e “Língua Ferina: Artista Retirante e a fertilização da imagem”, de Maria Macêdo no dia 1, a partir das 17h. As duas pesquisas são tutoradas por Ana Lira. No dia 02 de abril, as apresentações seguem com os projetos “Travestis são como plantas”, de Sy Gomes, e “Encantadas: saberes mágicos em lugares sagrados”, de Eliana Amorim, com tutoria de Castiel Vitorino.
Música
As Rotas de Criação do Laboratório de Música, no dia 1 de abril, iniciam com o projeto “Vacilant Investiga o Tempo”, dos artistas Yuri Costa, Clau Aniz e Tuan Fernandes. A apresentação começa às 14h, pelo Youtube do Porto Iracema das Artes. A tutora, Maria Beraldo, é presença confirmada. Já no dia 07 de abril, quarta-feira, tem a apresentação do projeto “AMARGA”, de Moon Kenzo, com a participação da tutora Badsista. Inicia às 14h e a transmissão também será pelo Youtube da Escola.
Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SERVIÇO
O quê: Pela primeira vez, Rotas de Criação do Porto Iracema das Artes acontece online
Quando: 25 de março a 7 de abril
Onde acessar: Canal do YouTube do Porto Iracema das Artes
Equipe de Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Texto: Pedro Victor Lacerda (estagiário) | Supervisão e edição: Raphaelle Batista