Foto: Diego Souza
Atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre na próxima quinta-feira (21), às 19h, na Casa da Esquina
Integrando as Rotas de Criação da Escola Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar –, o projeto “Inacabado: Bagaceira 25 anos”, realiza sua apresentação nesta quinta-feira (21), às 19h, na Casa da Esquina. A programação, gratuita e aberta ao público, conta com a participação dos desenvolvedores do projeto, sendo estes os artistas Débora Ingrid, Isabella Cavalcanti, Rafael Martins, Ricardo Tabosa e Tatiana Amorim, membros do Grupo Bagaceira de Teatro.
Em clima de celebração, a iniciativa realizada pelo grupo objetiva o aprofundamento em processos de criação, abrindo portas para novas possibilidades no âmbito artístico, bem como para o surgimento de novas performances por meio de experimentações e ebulições criativas.
“Prestes a completar 25 anos, o Grupo Bagaceira retoma às suas origens em busca de força e ímpeto criativo. A ideia é mergulhar em um processo colaborativo de criação, renovando a pesquisa de linguagem e vislumbrando futuros espetáculos do grupo. Para isso, será realizado um programa que abrange investigações, experimentações e livre criação de cenas curtas em sala de ensaio. Essa imersão incluirá encenação, dramaturgia e atuação, resultando na invenção de diversos experimentos e apontando para obras futuras.”
Com ampla trajetória no campo das artes, o Grupo Bagaceira tem na bagagem o desenvolvimento de diversas obras reconhecidas e premiadas. Entre os espetáculos produzidos, destacam-se “Lesados”, “O Realejo”, “Meire Love” e “Interior”, os quais permaneceram no repertório dos artistas, bem como no imaginário do público,
SOBRE AS ROTAS DE CRIAÇÃO
As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos projetos de pesquisa em seu estágio intermediário, em condição processual e experimental, cujo formato é aberto à especificidade de cada projeto (ensaio aberto, experimento cênico, exposição, palestra, roda de conversa, etc).
SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO
São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de onze edições, de 2013 a 2024, 699 artistas passaram pelos Labs e 285 projetos foram selecionados.
SOBRE A ESCOLA
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Serviço
O quê: Participante do Laboratório de Teatro, projeto “Inacabado: Bagaceira 25 anos”, realiza apresentação nas Rotas de Criação da Porto Iracema das Artes
Quando: quinta-feira, 21 de novembro
Horário: 19h
Onde: Casa da Esquina – R. João Lobo Filho, 62 – Fátima
Gratuito e aberto ao público
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 21 de novembro de 2024