Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
Torrado de Rabeca

Integrante do Laboratório de Música, projeto Torrado de Rabeca realiza mostra de processo ao público durante as Rotas de Criação

Gratuita e aberta ao público, atividade ocorre na terça-feira (14), na Porto Iracema, às 19h; Maciel Salú, cantor e tutor do projeto, também participa do momento

A Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, promove, na próxima terça-feira (14), a mostra de processo do projeto Torrado de Rabeca. A atividade é realizada durante as Rotas de Criação do Laboratório de Música e criadores da produção, os artistas Alisson Barbosa, Andressa Pinheiro Bezerra, William Madeiro e Marina Leite partilham a experiência com o público. Tutor do projeto, o cantor e compositor Maciel Salú, também participa do momento. O encontro, gratuito e aberto ao público, ocorre no Pátio da Escola, às 19h.

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos processos e pesquisas desenvolvidos nos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes. A produção “Torrado de Rabeca”, convida pessoas interessadas a apreciar a pluralidade musical desenvolvida pelos participantes do projeto.

O projeto “Torrado de Rabeca” investiga a preservação e a necessidade de valorização dos bailes de rabeca no contexto do sertão, analisando a relação entre as manifestações da capital e do interior, destacando os mestres da cultura popular. A pesquisa busca compreender a importância desse gênero musical como expressão cultural, identificando os desafios enfrentados pelos mestres na transmissão do conhecimento e na perpetuação dessa tradição.

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

Sobre Maciel Salú

É cantor, compositor, rabequeiro, pesquisador, mestre e brincante de diversos folguedos populares. Convive desde a infância em meio a maracatus, cavalos marinhos, cocos e cirandas. Na música desde 1997, iniciou carreira solo em 2003. Desde então participou de projetos e eventos como o Ano do Brasil na França (2005), Projeto Pixinguinha (2007), Europalia.Brasil (2010). Em 2023 lançou “Ogum”, sexto disco da carreira solo, com fortes referências da cultura popular, das religiões afro-indígenas, e da música caribenha e latino-americana. É conhecido por fundir melodias ancestrais com a cultura do Nordeste e a música contemporânea. Em seus acordes, Maciel traz referências ao árabe e ao rebab norte- africano. Em 2010 foi indicado ao Grammy Latino na categoria melhor álbum regional de música brasileira com a Orquestra Contemporânea de Olinda. Vai acompanhar, no Lab Música, o projeto “Torrado de Rabeca” (Fortaleza), de Alisson Barbosa.

Sobre os Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas.

 

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

 

Serviço

O quê: Projeto “Torrado de Rabeca” realiza Mostra de Processo nas Rotas de Criação do Laboratório de Música

Onde: Pátio da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

Quando: terça-feira, 14 de novembro, às 19h

Horário: 19h

Gratuito e aberto ao público

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Lianne Ceará (jornalista) | Publicado em 10 de novembro de 2023