Inaugurando suas atividades como grupo, no dia 17 de agosto, às 20h, o “Coletivo Cio das 5” apresenta espetáculo de palhaçaria em frente ao Porto Iracema das Artes, compondo a programação de aniversário da Escola e em parceria com o projeto “Cidade da gente”, da Prefeitura de Fortaleza.
Composto por nove palhaças de identidades singulares, o coletivo explora a temática de inadequação do feminino por meio de cada integrante, através de suas criações, experiências e culturas distintas. Com um discurso sensível, forte, empático e transgressor, o “Coletivo Cio das 5” apresentará quatro números, cada um abordando uma temática social por meio do riso, da graça, da emoção e da crítica.
O grupo é formado pelas palhaças Juliana Brasil (palhaça Xu), Adalgisa Nara (palhaça Astralgisa), Rebeca Azevedo (palhaça Rebeca), Brisa Damasceno (palhaça Valdira), Nicole Saboya (palhaça Amargá), Rebeca Marinho (palhaça Batata),Thays Layane (palhaça Tai), Laisa Forte (palhaça Laisa), Brena Karla Marques (palhaça Jehnny).
O evento é gratuito e aberto ao público.
Sobre o “Coletivo Cio das 5”
O Coletivo Cio das 5 é o segundo coletivo de mulheres palhaças de Fortaleza e o único em atuação. Nasceu em 8 de Maio de 2018, com o apoio do Porto Iracema de Artes, que no ano de 2018 está discutindo em suas ações e eventos as “Poéticas do Feminino” com a intenção de acolher e articular diversos coletivos de mulheres da cidade. O grupo também conta com o apoio da Academia do Riso, formação extensiva em palhaçaria, sediado no Theatro José de Alencar, onde surgiu a necessidade de criar o coletivo.
Apesar do Coletivo Cio das 5 ter apenas 3 meses de vida, ele já fez apresentações em eventos variados, como a roda de palhaças com apresentação de números no Sarau da Brisa, na Casa Vândala; intervenção na instalação “Desconstruindo Preconceitos” na Universidade de Fortaleza (Unifor); e como atração de abertura do Evento do Instituto Verde e Luz no Centro Cultural Belchior. Outra atuação importante foi na oficina de reciclagem dos palhaços da ONG Risonhos, em que foram realizados jogos de estado de palhaço e discussão sobre a palhaçaria feminina para os integrantes. Atualmente o Coletivo tem a direção de Caroline Holanda, pesquisadora em estudos compositivos de cena.
SERVIÇO
O quê: Palhaçaria com “Coletivo Cio das 5”
Quando: 17 de agosto, às 20 horas
Onde: Em frente ao Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito