Escola de Formação e Criação do Ceará

DSC01142

Palestra aborda processos de criação teatral a partir dos “documentos de cena” na Porto Iracema das Artes

 

DSC01142

Foto: divulgação

Atividade discute relações entre teatro, história e metodologias de pesquisa na criação cênica

 

A Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, integrante da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Rece) e gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar, convida para a palestra “Processos de criação teatral a partir dos Documentos de Cena”. A atividade, aberta ao público, acontece nesta sexta-feira (14) às 16h30 na Escola. A aula aberta propõe a reflexão sobre a investigação artística a partir de registros e materiais produzidos no fazer teatral.

O artista-pesquisador Cleilson Queiroz Lopes conduzirá a ocasião e abordará os conceitos que diferenciam documentos de cena, documentos históricos e documentos de processo, além de analisar como esses materiais dialogam com o teatro e a história na construção dramatúrgica e estética dos espetáculos.

A palestra também se baseia na experiência acadêmica do convidado a partir da criação da obra de sua autoria intitulada “Chorume”. O espetáculo da Companhia Ortaet de Teatro foi desenvolvido no Laboratório de Teatro da Porto Iracema das Artes, em 2020, e se tornou tema da pesquisa de doutorado em Teatro do artista pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

O palestrante também compartilhará reflexões de seu pós-doutorado em Artes da Cena na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) analisando três cenas específicas do espetáculo e seus desdobramentos metodológicos.

A aula aberta busca aproximar artistas, estudantes e interessados em artes cênicas de debates sobre pesquisa, memória e criação, ampliando as perspectivas sobre o que pode ser considerado documento no processo teatral.

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens – Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Os Laboratórios funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas, que devem partir de artistas com trajetórias prévias. 

Os artistas recebem orientação de tutores, que conduzem a qualificação dos projetos com orientações individuais, oficinas, palestras e aulas abertas pelo período de sete meses. Durante os Laboratórios, os artistas selecionados recebem uma ajuda de custo mensal como incentivo ao desenvolvimento de seus projetos.

SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). 

Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

 

SERVIÇO

Palestra “Processos de criação teatral”

Quando: 14 de novembro às 16h30

Onde: Escola Porto Iracema das Artes, sala A02 – R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE

Classificação: Livre

Acesso: Gratuito

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Mayra Carvalho (estagiária) | Supervisão: Isabella Rifane (jornalista) | Edição: Gabi Dourado (jornalista) | Publicado em 17 de novembro de 2025