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Escola de Formação e Criação do Ceará

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Oficina de Mecanismos de Distribuição de Conteúdos Audiovisuais para Cinema e TV

Oficinas-02

FAROL – Oficina sobre Mecanismos de Distribuição

Pautas das aulas (total 10h/aula):

1. O negócio do exibidor (1h30)

  • Principais redes de exibição
  • Modelo de negócio: Fontes de receitas do exibidor / Principais custos da operação / Particularidades do negócio: liquidez /componente imobiliário / informalidade
  • Importância do exibidor na divulgação dos filmes
  • Mix de programação do exibidor
  • Film rental e drivers da relação comercial com o distribuidor

2. Comportamento do consumidor de cinema no Brasil (1h)

  • Perfil do consumidor de cinema no Brasil
  • Competição dos filmes por tempo
  • Gênero vs. idade dos moviegoers
  • Tracking de filmes
  • Porque as pessoas vão ver um filme / Papel da prescrição

3. Direitos autorais e autorais patrimoniais (1h30)

  • Direitos de comercialização e seus 5 componentes
  • Receita Líquida do Produtor

 4. O negócio do distribuidor (1h30)

  • Marcação e dimensionamento do circuito
  • P&A e prior recuperação prioritária / Cross-colaterização
  • Franquias e sequencias
  • Quem manda nesse negócio? A evolução histórica do poder na indústria: Estúdio / Diretor / Atores / Farcas
  • Studios modernos e conglomerados industriais
  • Majors vs. distribuidores nacionais
  • Slates e planejamento de datas
  • Outputs deals
  • Negociação com exibidor / cobrança / marcação

5. Vendas internacionais (1h30) 

  • Festivais
  • Sales agents
  • Protecionismo, cotas e co-produções
  • Collect account

6. O negócio do produtor (1h30)

  • Financiamento: financeiro / marketing / editais
  • Proteger as suas ideias
  • Desenvolver: é uma boa história? Tem como ser um bom negócio para a minha empresa?
  • Pontos em comum dos bons projetos bem feito
  • Erros básicos nos projetos
  • Criar uma boa carteira
  • Plano de financiamento

7. Incentivos fiscais e políticas públicas para o setor (1h30)

  • Fontes de financiamento federais
  • Fontes de financiamento locais: Paulínia / Recife / RioFilme / SP Cine
  • Comparações com outros países: Argentina / França / Coreia