De 28 a 30 de junho o Laboratório de Pesquisa Teatral promove a oficina “Bufonaria Express” com o artista Mário Filho, tutor do projeto do Grupo “As 10 Graças de Palhaçaria”. Esta oficina fará parte da primeira tutoria do grupo selecionado e acontecerá no Galpão da Vila, sede do grupo. Serão ofertadas 15 vagas e as inscrições acontecem de 13 a 20 de junho (as inscrições podem ser encerradas antes do dia 20, caso o número de inscritos atinja 04 vezes o número de vagas). Os pré-requisitos são: ser maior de 18 anos; atores, palhaços ou performers.
A oficina irá abordar os princípios da bufonaria, reconhecendo e afastando aquilo que impede a expressão livre do corpo. O corpo será a matéria prima do trabalho, seguindo o olhar do grotesco, com seus orifícios, aleijões, rupturas e excrementos, a fim de mobilizar uma interferência política e social. A ideia é desenvolver um corpo grotesco terrorista.
Ministrante: Mário Filho
Mário Filho é um artista multimídia graduado em Artes Cênicas pelo IFCE e Pós-graduando em Animação pelo SENAC-SP. Desenvolve ações de intervenção em espaços públicos e alternativos mesclando diferentes linguagens como palhaçaria, mimo corpóreo, dança, novas mídias e artes visuais. Sua formação inclui cursos sobre mímica corporal, teatro físico, performance, jogos teatrais, técnicas circenses, teatro de rua e butoh. Possui trabalhos desenvolvidos em parceria com artistas e grupos como Ogiva, Acidum, Coletivo Curto-Circuito, Desvio Coletivo, Marcos Bulhões-USP, Narcélio Grud, Cia Pã, EmFoco, Lume e Antonio Abujanra. Foi Facilitador da oficina de “Intervenção Urbana” pelo Desvio Coletivo (SP) na Performance CEGOS, promovido pelo Circuito Palco Giratório do SESC/RJ. Facilitador da Vivência “Palhaçaria e Mímica”– Centro Cultural Guararema-SP. Organizou o Seminário “Hotxuá: Uma jornada do riso e da brincadeira”, ganhador do Prêmio Edital das Artes (Teatro) da Secult-CE.
