Escola de Formação e Criação do Ceará

A producao no teatro de grupo

Oficina: A produção no teatro de grupo

A producao no teatro de grupoEmenta: O núcleo será realizado através de conteúdos conceituais e práticos. Será criado com a turma um projeto, passando por um brieffing de ideias até sua inscrição. Durante esse processo serão discutidos os mecanismos de políticas públicas municipal, estadual e federal, as formas de organização da classe artística nesses âmbitos territoriais e as adequações de projetos em relação aos editais. Também será pauta do núcleo a produção alternativa e as novas possibilidades para o setor. Serão utilizados como referência projetos realizados pelos participantes e pelo grupo Espanca!, passando pelas discussões conceituais e as práticas da produção cultural.
Mini-currículo da instrutora: Aline Vila Real tem formação em Especialização em Comunicação Social: Imagens e Culturas Midiáticas, na UFMG e como Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Unicentro Newton Paiva, em Belo Horizonte. Em artes cênicas, formada nos grupos Cia. Será Quê? de Dança, dirigida pelo bailarino Rui Moreira, onde atuou na produção de 2004 a 2008, Espanca!, grupo de teatro onde há sete anos compartilha uma vida artística produzindo 6 espetáculos em repertório, o projeto ‘ACTO: encontro de teatro’, que em parceria com o Grupo XIX de Teatro (SP), a Cia. Brasileira (PR) e Magiluth (PE), cria um espaço íntimo para o intercâmbio e a discussão sobre as razões artísticas e os caminhos criativos que norteiam os trabalhos dos participantes, além de ser uma mostra da produção desses grupos em Belo Horizonte. Desde 2010, coordena o Teatro Espanca!, que além de sediar as atividades do Espanca!, recebe apresentações de espetáculos e eventos de arte contemporânea, a preços populares e proporciona o encontro com a população da cidade. Outra experiência importante, foi a atuação no FAN 2007 e 2013 – Festival de Arte Negra de Belo Horizonte, onde coordenou a produção de artes cênicas e desenvolveu o projeto ‘Polifônica dos Artistas Contemporâneos’. No Conexão BH 2013 e 2014 – Festival de Música Independente flerta com a música na companhia de artistas e produtores contemporâneos.

Sobre o Espanca: Sediado em Belo Horizonte, o grupo Espanca foi fundado em 2004 e, desde então, concebeu projetos e trabalhos ancorados na busca por uma arte contemporânea que reavalie ética e conceitualmente sua linguagem. Nos últimos 10 anos, a companhia criou 6 peças de teatro, um conjunto de obras que revela sua pesquisa sobre a encenação de dramaturgias contemporâneas, propondo discussões sobre os códigos do fenômeno teatral e uma escrita cênica chamada de “poética da violência”. Há mais de 3 anos, o grupo ainda mantém um espaço cultural no hipercentro de Belo Horizonte, aberto a propostas artísticas de diversas linguagens. Com ‘Por Elise’(2005), ‘Amores Surdos’ (2006), ‘Congresso Internacional do Medo’ (2008) e ‘Marcha Para Zenturo’ (2010) o Espanca criou espetáculos inéditos escritos pela dramaturga Grace Passô. Estes textos foram publicados numa coleção de livros que pode ser adquirida em livrarias de todo o país, pela internet ou com o próprio grupo. ‘O Líquido Tátil’ (2012) foi escrito e dirigido pelo argentino Daniel Veronese, um dos maiores nomes do teatro mundial. Na última década, estes trabalhos fizeram 566 apresentações em 57 cidades de 15 estados brasileiros, além de Alemanha, Colômbia e Uruguai. O Espanca também já realizou 3 edições do ‘ACTO!-Encontro de Teatro’, um evento que é, ao mesmo tempo, um festival de teatro e um encontro íntimo entre companhias brasileiras. O grupo ainda ministrou 14 oficinas formativas em 11 cidades do Brasil e dirigiu ‘Delírio em Terra Quente’ (2010), espetáculo de formatura do curso profissionalizante de teatro do Palácio das Artes (MG). Além disso, criou a cena ‘Onde Está o Amarildo?’ (2013) a convite do Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto. Recentemente estreou e realizou temporada da peça ‘Dente de Leão’, direção de Marcelo Castro, texto de Assis Benevenuto. Nesse ano de 2014 comemora 10 anos de trajetória com uma Mostra de repertório no Centro Cultural Banco do Brasil, em Belo Horizonte.

Período: 04/11 a 07/11/2014
Horário: 14:00 – 18:00
Duração: 16 h/aula.
Pré-requisitos:
– Idade mínima de 16 anos
– Ensino Médio completo
– Possuir noções básicas de produção com teatro (amador ou profissional)
Público alvo:
Artistas, gestores e pessoas interessadas ou já atuantes na área da produção teatral.
Número de vagas: 25
Período de inscrições para o primeiro módulo: 20/10 – 30/10