Produções foram elaboradas por artistas entre 2020 e 2022; atividade faz parte do calendário comemorativo dos 10 anos da Escola
Celebrando 10 anos de atividades, a Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – recebe a apresentação dos espetáculos “100m Rasos” e “Bença ,Chica”, na sexta-feira, 18 de agosto, às 18h30. As duas apresentações são resultado do processo criativo realizado por artistas durante formação no Curso Técnico em Dança (CTD) da Porto entre os anos de 2020 e 2022. O evento é gratuito e aberto ao público.
A programação convida pessoas interessadas na apreciação de performances de dança em suas mais variadas nuances, prestigiando as produções e artistas responsáveis pelo desenvolvimento dos espetáculos.
O espetáculo “100m Rasos” narra por meio da dança uma competição de corrida onde três atletas disputam um lugar. Protagonizam a apresentação os artistas Ana Ocre, Saymon Morais e Relyva Monteiro.
Já o “Bença, Chica” traz uma cena-encontro de dança onde mãe e filha pedem licença para rememorar em afeto a sabedoria e ancestralidade de Francisca, sua matriarca, negra e mãe de tantos, que se fez eterna no ontem, hoje e amanhã. A performance será protagonizada pela artista Larissa Ribeiro. A coreografia é uma homenagem à mãe da artista, Maria Lúcia Ribeiro.
Sobre Ana Ocre
Artista e terapeuta corporal, Ana Ocre desenvolve uma pesquisa que transita entre a Dança, Yoga, Massoterapia e Cerâmica, tendo como principal referencial o Corpo e suas nuances e expressões. Educadora, dançarina e técnica em dança, formada pela Escola Porto Iracema das Artes, Ana conduz aulas de ballet, jazz e danças negras contemporâneas. Também atua como instrutora de Vinyasa Yoga, certificada pela Yoga Alliance Internacional. Além disso, co-criou o evento Corpo D’agua – Experiência com Dança, o qual integra Dança, Yoga e Música, em uma imersão sensorial e sensitiva.
Sobre Relvya Monteiro
Relvya Monteiro é artista da dança, coreógrafa e professora em sua escola de dança na comunidade Sapiranga, Escola de Ballet Relvya Monteiro. Com 24 anos e 16 anos de carreira, se formou como técnica em dança pelo Porto Iracema das Artes. Representou o cenário artístico do programa ‘Criança Esperança’, do Studio Rede Globo em 2022. Atualmente pesquisa a dança contemporânea e suas reverberações com outras linguagens como teatro e circo.
Sobre Saymon Morais
É ator, dançarino e performer. Tem experiência como coreógrafo, diretor e arte educador. É graduado em Artes Cênicas e Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). É técnico em dança pelo Porto Iracema das Artes. É pesquisador das linguagens do corpo e se relaciona com elas de forma fluída discutindo a filosofia na arte e suas reverberações na cena. Atualmente investiga a comicidade na dança e o encontro como ponto revelador do processo criativo.
Sobre Larissa Ribeiro
Larissa Ribeiro é multiartista, natural da cidade de Fortaleza/CE. Atua profissionalmente na área da dança desde 2014, e a partir de 2018 iniciou seus estudos em performance, atualmente pesquisando também acerca do improviso e dança experimental. É coreógrafa e dançarina junto à Família Fazeno Rock, equipe do cantor Mateus Fazeno Rock. Formou-se pela VII Turma do Curso Técnico em Dança do Porto Iracema das Artes, em 2022, e no mesmo ano iniciou também sua atuação como Mediadora pela Pinacoteca do Ceará.
Sobre o CTD
O Curso Técnico em Dança (CTD) certificado com nota máxima pelo Conselho Estadual de Educação, é uma experiência que nasceu em 2005, no Instituto Dragão do Mar (IDM), e já se consolidou no Ceará, sendo referência para o resto do País. Ao longo dos últimos anos o Curso Técnico em Dança tem tido como professores convidados nomes como: Flávio Sampaio (CE); Denise Stutz (RJ), Thembi Rosa (MG), Graça Martins (CE), Luis Fernando Bongiovanni (SP), Elisa Abraão (GO), Esther Weitzman (RJ), Wilemara Barros (CE), Ernesto Gadelha (CE), Lourdes Macena (CE), Carolina Wiehoff (RJ/CE), Andrea Bardawil (CE) dentre outros. Integrado na escola Porto Iracema das Artes desde a fundação, em 2013, o curso encerrou o ano de 2022 com a formação da sua 7ª turma com a Mostra UFA! com trabalhos elaborados pelos próprios alunos.
Sobre a Escola
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SERVIÇO
O quê: #OcupaPorto10anos: Escola recebe apresentação dos espetáculos ‘100m rasos’ e ‘Bença, Chica’, desenvolvidos por artistas formados no Curso Técnico em Dança (CTD)
Onde: Pátio da Escola (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Quando: 18 de agosto de 2023 (sexta-feira), às 18h30
Gratuito e aberto ao público
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Marina Solon (jornalista) | Publicado em 12 de agosto de 2023