Escola de Formação e Criação do Ceará

O Cheiro do Queijo – Circo Rap

O Cheiro do Queijo, de Igor Cândido, palhaço, artista de rua e produtor cultural de Maracanaú, abre um campo investigativo cênico/musical para pesquisar a ligação sonora entre o circo, a rua e o rap. Criado em 2018 e com diversos shows realizados nas paradas de ônibus do Ceará, o trabalho traz um grupo de palhaços/bufões que apresentam uma mostra musical da pesquisa contínua dos artistas com a energia potente e caótica da rua. 

Artistas: Igor Cândido (Abú da Pereba), David Cruz (Bito Beat) e Eliel Carvalho
Tutor: Russo Passapusso (BA) 

IGOR CÂNDIDO (ABÚ) Palhaço, poeta e artista de rua de Maracanaú,CE, iniciou sua formação em 2013, no curso PERMEIO (Grupo Garajal). Concluiu o “CPBT – Curso Princípios Básicos de Teatro” do Theatro José de Alencar e teve formação em commedia dell’arte, palhaçaria, teatro de rua e bufonaria. Participou do Laboratório de Teatro da Escola Porto Iracema das Artes (2016), com a pesquisa “Exceder, Transgredir e Deformar: O grotesco na performance do palhaço” do grupo As 10 Graças de Palhaçaria. É fundador do projeto “Sarau Bota o Teu”, que acontece em Maracanaú desde 2017. Lançou o primeiro disco, “O Cheiro do Queijo”, tendo clipe de uma das faixas premiada por melhor curtametragem no 28º do Festival Cine Ceará. Montou e editou o longa- metragem “Arrebatados” e o curta “Faz-me-rir”, com o grupo As 10 Graças de Palhaçaria. 30 Circulou por vários festivais – 10º Encontro Palhaços em Todo Lugar, FIAC Bahia, Cena Agora Itaú, Festival de Inhamuns, Festival Internacional de Circo do Ceará, entre outros.FIAC Bahia, Cena Agora Itaú, Festival de Inhamuns, Festival Internacional de Circo do Ceará, entre outros.

DAVID CRUZ Cantor, beatmaker, produtor musical e militante da cultura hip-hop. Gestor do home estúdio “Casa Bito Records”, vem produzindo diversos nomes da cena local do rap maracanauense como Sertão Rap, Mp VRP, Lost, Cassino 12 e a banda do Cheiro do Queijo. Tem larga atuação como cantor no cenário da música regional, tendo tido vivências com nomes como o sanfoneiro Caio Cesar, Vanildo Franco, Banda Pé de Ouro e Forró dos Amigos. Além da música, dedica-se à pesquisa nas artes cênicas desde 2019 na Academia do Riso: Escola de Iniciação à Palhaçaria. 

ELIEL CARVALHO Músico autodidata e ator de Maracanaú-CE. É integrante do grupo Pavilhão da Magnólia, técnico da Casa Absurda, guitarrista de Jocasta Britto, produtor musical e músico com O Cheiro do Queijo. 

TUTOR: RUSSO PASSAPUSSO (BA) Músico e compositor de Feira de Santana, faz parte da nova geração da música produzida na Bahia. Da iniciação ao violão no samba, ao contato com o rap, o reggae e a cultura do Sound System jamaicano em Salvador, e integrado ao Ministério Público Sistema de Som, começou a movimentar a cena da cidade, ocupando espaços, conquistando público. Ao quebrar as barreiras entre o corpo e a mente, e se aprofundar na pesquisa da cultura popular e o pop, o trabalho se expandiu, levando à criação da BaianaSystem em 2008, com os parceiros Beto Barreto, Filipe Cartaxo e Marcelo Seco. Em turnês pelo Brasil e pelo mundo, o grupo lançou em 2019 o terceiro disco, “O futuro não demora”, e em 2021 o álbum OXEAVEEXU. Russo diversificou a trajetória ainda mais com a produção do primeiro disco solo, “Paraíso da Miragem”, que figurou em listas dos melhores lançamentos musicais circulou pelo país. Em 2022 o grupo lançou, com a Amazon Music, o documentário “Manifestação: Carnaval do Invisível”.