Escola de Formação e Criação do Ceará

_MG_9737-5

Noite de celebração: Porto Iracema expõe produções de jovens artistas em encerramento dos percursos de Formação Básica da Escola

MG 9737 5

Com exposição de fotografias, sarau e mostra de curtas, programação desta quinta-feira (25) exalta a potência criativa da juventude e reforça a importância da formação artística no Ceará

(Foto: Micaela Menezes)

Em clima de festa, a Porto Iracema das Artes — equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais (RECE) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza, nesta quinta-feira (27), uma programação especial, apresentando produções de audiovisual, teatro e artes visuais criadas por jovens artistas cearenses. As atividades marcam o encerramento dos percursos do Programa de Formação Básica da Escola e celebram a potência criativa da juventude, reforçando a importância da formação artística no Ceará.

Apresentando o mundo a partir do olhar de quem começa a desbravá-lo, a programação inicia com uma exposição de fotografias registradas por estudantes da EEFM Clóvis Beviláqua, às 15h. As imagens expõem aspectos únicos das relações e do cotidiano escolar.

Na ocasião, o público ainda confere uma mostra de curtas também produzidos pelos alunos da escola Clóvis Beviláqua. A exibição reúne ensaios de fotoperformance, registros documentais e filmes-carta criados por cerca de 30 jovens artistas. 

As produções de artes visuais e audiovisual nasceram durante a participação dos estudantes na ação “aBarca nas Escolas”, iniciativa que aprofundou o diálogo entre Cultura e Educação ao levar processos criativos diretamente para a rede pública de ensino. A ação resultou de uma parceria entre a Porto Iracema das Artes e o Festival Alunos que Inspiram, da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), e garantiu que estudantes vencedores do festival recebessem, em suas próprias escolas, oficinas de criação na linguagem artística em que foram premiados. Entre maio e setembro, foram realizadas 18 oficinas em 16 escolas de 15 municípios, beneficiando 240 jovens. 

As atividades foram conduzidas exclusivamente por mulheres artistas-formadoras e partiram das obras produzidas pelos alunos no último festival, reforçando a potência da criação juvenil e promovendo formação artística qualificada no ambiente escolar.

“Nesta edição, as formações em artes visuais e audiovisual permitiram que os estudantes narrassem suas histórias, performances e formas de estar no mundo e de imaginá-lo. Essa experiência, que durou quatro meses, também apresentou essas artes como trajetórias profissionais possíveis para cada jovem participante”, afirma Felipe Camilo, coordenador do Programa de Formação Básica em Artes Visuais da Porto Iracema.

O “aBarca nas Escolas” representa uma edição especial do projeto “aBarca”, criado em 2022. Visando a descentralização e a democratização do acesso à formação artística, o aBarca leva cursos básicos de Teatro, Audiovisual e Artes Visuais para jovens do interior e da periferia da capital cearense.

Sarau Mareação

Para encerrar as festividades desta quinta-feira (27), a 5ª edição do Sarau Mareação toma conta do pátio da Porto Iracema, às 18h30, com apresentações artísticas dos estudantes do Percurso Básico de Teatro 2025. O momento celebra a conclusão do processo formativo de forma livre e plural. 

Convidando todos para a festa, a atividade ainda encoraja o público externo a participar da comemoração junto aos estudantes, apresentando cenas curtas, performances, poemas, danças, músicas e rimas.

Para Maíra Abreu, coordenadora do Programa de Formação Básica em Teatro, a participação da plateia é importante para incentivar ainda mais os integrantes da turma de Teatro: “O objetivo do sarau é fazer com que os estudantes se percebam como potência criadora e construam perspectivas autônomas como pessoas gestoras de suas próprias criações. E ter o público de fora prestigiando esse momento e se relacionando com os trabalhos, com certeza, contribuirá para que os estudantes queiram se engajar cada vez mais em suas trajetórias artísticas”. 

Sobre o aBarca nas Escolas

Realizado em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), o aBarca nas Escolas contemplou, em 2025, 16 escolas estaduais de 15 municípios. Ao longo do ano, a ação levou 18 oficinas criativas nas áreas de Teatro, Artes Visuais e Audiovisual, beneficiando cerca de 240 estudantes, todos premiados no “Festival Alunos que Inspiram” nas categorias de desenho, fotografia, pintura, graffiti, audiovisual e teatro.

O aBarca nas Escolas é uma edição especial do projeto aBarca, criado em 2022. O aBarca busca democratizar o acesso à formação artística para jovens de 15 a 29 anos, estudantes ou egressos da rede pública. Desde a sua fundação, o projeto já passou por 11 cidades cearenses, promovendo percursos formativos que conectam arte, território, identidade e educação.

Sobre os Cursos de Formação Básica

O Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes visa a iniciação no mundo das artes. Está estruturado em percursos formativos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Audiovisual. 

O Programa de Formação Básica é destinado, prioritariamente, a pessoas entre 15 e 29 de idade, estudantes ou egressos da rede pública, com ensino fundamental concluído. Cada percurso das diferentes áreas oferece, em média, 25 vagas. As inscrições são realizadas pelo site da Escola e o processo seletivo pode incluir duas etapas. A primeira consiste na análise da inscrição do candidato tendo como base os pré-requisitos específicos do curso (explicitados na ficha de inscrição) e os critérios de prioridade do edital. A segunda fase conta com uma entrevista.

Serviço

[ARTES VISUAIS E AUDIOVISUAL] Exposição de fotos e exibição de curtas produzidos por alunos da Escola Clóvis Beviláqua

Horário: 15h às 17h

Local: Pátio (exposição) e auditório (exibição de curtas) da Escola Porto Iracema das Artes

Classificação indicativa: Livre

Sobre a atividade: A atividade expõe fotografias e exibe curtas-metragens produzidos por estudantes da EEFM Clóvis Beviláqua durante participação no projeto “aBarca nas Escolas”. Parte do Programa de Formação Básica da Porto Iracema, o projeto leva formações em teatro, audiovisual e artes visuais a escolas da rede pública do Ceará. Na ocasião, o público poderá conferir ensaios de fotoperformance e registros documentais feitos nas aulas de artes visuais, além de filmes-carta criados ao final da formação em audiovisual, realizada entre agosto e novembro de 2025.

Gratuito e aberto ao público

[TEATRO] Sarau Mareação

Horário: 18h30

Local: Pátio da Escola

Classificação indicativa: Livre

Sobre a atividade: O Sarau Mareação é a celebração do ciclo do Percurso Básico de Teatro que se encerra. É um momento também para partilhar com outras pessoas que desejam juntar-se ao movimento e apresentar suas cenas curtas, poemas,  performances, dança, música, poemas e rimas.

Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Mayra Carvalho (estagiária) | Edição: Isabella Rifane (jornalista)  | Supervisão: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 17 de novembro de 2025