Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.

Música Periférica Brasileira

Carú Lina é cantora, compositora e mc, conhecida como Carolina Rebouças. Ela lança seu novo trabalho, e primeira obra fonográfica, “Música Periférica Brasi – leira” com a mudança de nome artístico. 28 A proposta é pesquisar urbanidades e regionalidades da música brasileira oriundas da periferia – samba, forró e o afoxé, funk, rap. Integram o projeto o multi instrumentista João Pompeu Neto, a percussionista Thais Costa e a DJ Janas. 

Artistas: Carú Lina, Thaís Costa e DJ Janas 

Tutor: André Magalhães (SP)

CARÚ LINA Carú Lina é cria da Comunidade do Dendê, bairro Edson Queiroz, em Fortaleza. Na comunidade se iniciou nas artes e na música. Além de MC, é cantora, compositora e mobilizadora cultural, apresentandose com nomes do rap, como Criolo, Racionais e Emicida. Mistura vertentes do rap, reggae e R&B com regionalidades da música brasileira, como samba, forró e maracatu. Participou dos grupos GhettoRoots (com quem lançou o álbum Traficando Poesias em 2020), Women of Reggae, Negra Voz , Dog Heads e Mente Quintal Club. Lançou o single Mais Valia na Suécia em 2016, seguido pelo EP Histórias e Sentimentos e o EP Multicultural (2018). 

THAIS COSTA Música autodidata e arranjadora percussiva, de São Benedito-CE. Com formação em Comunicação Social, cursou extensão em música, instrumento acordeão, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). De 2009 a 2012 atuou como percussionista e diretora da ala de tamborim do Bloco de Pré – Carnaval Camaleões do Vila, e de 2012 a 2014 do grupo BatuQueBeleza. É percussionista e arranjadora da banda/bloco “Damas Cortejam”, Coletivo Percussivo Feminista; banda “Vento Mareia”, de repertório autoral. Integra o coletivo “Nós Voz Elas”, o grupo Flor Amorosa, o projeto Baile Preto e a banda Selva Beat, além da “Roda das Mina”. 

DJ JANAS Dj Janas, de Cabo Verde, iniciou sua carreira em 2011. Em 2014 ingressou no curso de Design na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), atuando em eventos do curso. Em 2015, ao mudar-se para Fortaleza para cursar Arquitetura e Urbanismo, participou de eventos organizados pelos estudantes africanos que residiam na cidade. Fez cursos de discotecagem e produção musical, realizando o primeiro projeto, Nos Morabeza Sunset, em Mindelo, Cabo Verde. Produziu faixas para as artistas Rafa Ester e Vic Mundo, do projeto Som Delas (curadoria de Carú Lina).

TUTOR: ANDRÉ MAGALHÃES (SP) Músico, baterista, percussionista, produtor, pesquisador de cultura tradicional e engenheiro de áudio. Participou de álbuns que incluem música indígena, cantos de trabalho, culturas tradicionais, instrumental, MPB, orquestras eruditas, entre outras. Integrante do grupo “A Barca”, produziu o projeto “Turista Aprendiz”, registrando manifestações populares no país. Produziu “Orin” Orquestra Afro Sinfônica (indicado ao Grammy), “Gbô” Mestre Sapopemba, “Rastilho”,de Kiko Dinucci (Prêmio Multishow), Äjô” do grupo Foli Griô Orquestra (indicado ao Grammy), entre outros. Morou em Nova Olinda (CE), atuando na Fundação Casa Grande. Lançou o primeiro álbum solo, “Para Ti – Batuque e Melodias dos Cantos”, um ensaio autobiográfico e etno-musical, com composições próprias.