Escola de Formação e Criação do Ceará

Mulher de 60

O projeto “A Mulher de 60” trata da construção do primeiro álbum de Adna Oliveira, que aos 60 anos, decidiu dar seus primeiros passos em sua carreira artística. Adna Oliveira é cantora, compositora e atriz, carioca radicada no Ceará há mais de 30 anos suas canções abordam, principalmente, questões filosóficas, ambientais, políticas, raciais e de gênero. 

Artistas: Adna Oliveira, Ayla Lemos e Roberta Kaya 

Tutora: Assucena Assucena (BA) 

ADNA OLIVEIRA Cantora, compositora e atriz, mulher, negra, aos 63 anos de idade, lançou em 2020 seu primeiro single, Canção do Vento, disponível em todas as plataformas digitais. Radicada no Ceará há 31 anos, é integrante dos coletivos Sambadelas, Negra Voz e Nossa Voz. Em 2021 lançou nova versão do seu show Gaia, que havia estreado no Festival Virada Sustentável, com produção musical de Claudio Mendes e viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc/SECULTFOR. Como atriz, vem desde 2017, atuando com frequência no audiovisual e sendo bastante requisitada para trabalhos em curtas-metragens, como “Rua Dinorá”, de Natália Maia e Samuel Brasileiro. 

AYLA LEMOS Multi instrumentista, produtora musical, cantora e compositora. Ayla iniciou sua carreira como baterista em projetos musicais em Fortaleza, ampliando sua experiência em gravações em estúdios, shows, performance, trilha sonora e pesquisa na área da música desde 2016. Atuou como baterista em projetos de artistas como Selva Beat, Mulher Barbada, Fernando Catatau, Aquas, Máquinas e Adna Oliveira. 

ROBERTA KAYA Arte-educadora, cantora, compositora e instrumentista, Roberta encontra na arte estratégias para driblar estatísticas genocidas. Artista que desenvolve uma pesquisa em produção musical e música eletrônica com referências da música afrobrasileira e diásporas. TUTORA: ASSUCENA ASSUCENA (BA) Cantora, compositora e escritora, de Vitória da Conquista, BA. Ingressou em História pela FFLCH-USP em 2011, começando a aprofundar-se nos debates sobre gênero, arte e estética. Entrou na cena musical em 2015 como fundadora e vocalista da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, depois As Baías, lançando os álbuns Mulher(2015); Bixa(2017); Tarântula(2019); Os EPs Enquanto Estamos Distantes(2020); Respire & Coragem(2020) e Drama Latino(2020). Tem dois Prêmios da Música Brasileira(2018), por Bixa, e indicações ao Grammy Latino por Tarântula e Enquanto Estamos distantes. Gravou com Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Péricles, Xand Avião, Rincon Sapiência, Mc Rebecca, Linn da Quebrada. Depois de seis anos integrando As Baías, inicia seu projeto solo e lança o single Parti do Alto.