Os 18 projetos desenvolvidos nos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes integram a programação de comemoração de 15 Anos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A Mostra Especial do Porto no aniversário do Dragão inclui 4 espetáculos teatrais, 5 shows musicais, 4 exposições de artes visuais, além de um pitching de apresentações dos 5 projetos de séries de televisão.
Os grupos, divididos nos laboratórios de pesquisa teatral, música, artes visuais e audiovisual para TV desenvolvem seus projetos há oito meses em regime de imersão, que, reunidos, formam um painel marcado pela diversidade estética e por inovações de linguagens.
Os Laboratórios de Criação funcionam como espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais. Os alunos participantes recebem orientações de tutores e consultores, que conduzem a qualificação dos projetos selecionados, por meio de orientações individuais, oficinas, palestras e master class. Os projetos foram selecionados em agosto de 2013.
A Diretora do Porto Iracema das Artes, Elisabete Jaguaribe, observa que a programação dos 15 anos do Dragão reunirá uma mostra dos projetos em desenvolvimento no âmbito dos processos formativos. “É importante acentuar que muitos destes projetos continuarão em processos de aperfeiçoamento para a apresentação no MIRANTE, a grande feira de arte do Dragão que acontecerá em agosto/2014. A Escola trabalha com processos e a programação dos 15 anos do Dragão constitui-se numa enorme janela, um momento em que marcará um grande encontro do projeto com a cidade”.
As apresentações de alguns laboratórios contarão com a presença de profissionais das diversas áreas que participaram do projeto como tutores e consultores dos grupos de criação. Os músicos Arrigo Barnabé e Alexandre Kassin, por exemplo, farão shows especiais durante a Maloca Dragão. Os cineastas Karim Aïnouz e Marcelo Gomes farão pré-estreias de seus últimos filmes, respectivamente “Praia do Futuro” e “O homem das multidões”.
Artistas e pensadores das Artes Visuais, como Santiago Navarro e Marcelo Campos, acompanharão os trabalhos do Laboratório de Artes Visuais, enquanto profissionais de televisão estarão no 1º Pitching Aberto dos projetos das séries de TV.
A Programação de 15 anos do Dragão será um grande encontro de criação, produção e fruição cultural, com a arte produzida no Ceará ocupando a agenda de aniversário do Centro Cultural.