Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
capa-site_laboratorios_programacao_artes-visuais

Mostra de Artes do Porto Iracema tem exposição e abertura de pesquisa em Artes Visuais

capa site laboratorios programacao artes visuais

Nos dias 12 e 13, o resultado das quatro pesquisas do Lab Artes Visuais será apresentado ao público. Já a exposição “Utopias da Imagem”, do Preamar, será aberta no dia 12 e segue em cartaz até janeiro de 2018

O Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes chega ao final de mais uma edição e, no mês de dezembro, os artistas-pesquisadores apresentam ao público o resultado do percurso das quatro pesquisas desenvolvidas durante 2017. A apresentação integra a programação da quinta edição da Mostra de Artes do Porto Iracema (MOPI) e acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro, às 19h, no auditório. A programação é aberta a todos os interessados.

O Preamar de Artes Visuais também integra a programação da mostra e, no dia 12, os alunos que fizeram o Curso Básico da área fazem a abertura da exposição “Utopias da Imagem”, no hall do Café do Porto, às 10h. A exposição ficará em cartaz até o dia 19 de janeiro de 2018, com acesso gratuito.

Laboratório
Os artistas Samuel Tomé e Filipe Acácio, do projeto “051 Grande Circular I”, e Célio Celestino e Bruno Santos Bandeira, do projeto “Novas Abordagens Perceptivas do Real”, apresentam o resultado de suas pesquisas no dia 12. Os respectivos tutores, Vitor César e Clarissa Diniz, participam da apresentação.

Já no dia 13 será a vez de Virgínia Pinho e Léo Silva dividirem com o público a pesquisa desenvolvida no projeto “Isolamento Compulsório”, com a presença do tutor, Ednei de Genaro. Eles serão seguidos de Júnior Pimenta e Ana Cecília Soares com a apresentação da pesquisa “Sonho de uma abelha ao redor de uma romã um segundo antes de acordar”, que teve a tutoria de Tania Rivera.

Na edição 2017 do Laboratório de Arte Visuais, os artistas desenvolveram as pesquisas “051 Grande Circular I”, “Isolamento Compulsório”, e “Sonho causado pelo voo de uma abelha ao redor de uma romã, um segundo antes de acordar”. Além de passar por oficinas e masterclasses, os artistas tiveram tutorias com grandes profissionais da linguagem, como Tania Rivera, Vitor César, Clarissa Diniz e Ednei de Genaro.

Conforme o coordenador do Laboratório de Artes Visuais, Bitú Cassundé, “os projetos contribuem de forma valorosa para se pensar o contemporâneo, por meio de uma revisão historiográfica acerca da produção cearense e o Surrealismo; de investigação territorial através de uma linha de ônibus da capital e a partir daí chegar em estratégias do “coletivo”; tensionar e provocar uma produção que lida com a “imagem”, o “real”, a “apropriação” e desdobrá-la em diferentes mecanismos de ressignificações; e discutir o território do isolamento, da margem, da doença, do corpo aprisionado”, destaca.

Para ele, as pesquisas se aprofundaram em diversas possibilidades de reflexão sobre o presente momento, não deixando de abordar e questionar o passado.

Exposição “Utopias da Imagem”
Com objetivo de possibilitar e criar condições de intensas experiências estéticas, o programa PREAMAR 2017 de Artes Visuais apresenta a exposição “Utopias da Imagem”, que aborda o conceito de utopia no âmbito das imagens produzidas pelos alunos, pensando cidade, gênero e feminino. A mostra terá sua abertura oficial no dia 12 de dezembro, às 10h, no hall do Café do Porto.
A exposição contará com fotografias, colagens, desenhos e pinturas dos 12 alunos que concluíram os percursos formativos no primeiro semestre e aprofundaram suas pesquisas ao longo do ano letivo na escola, com orientação dos professores Lia de Paula e do Júnior Pimenta.

PROJETOS
051 GRANDE CIRCULAR I
Ao longo de três horas, a linha de ônibus 051/Grande Circular I navega pela margem da cidade de Fortaleza. Infinitas mensagens atravessam o caminho e os passageiros. Leio, releio, decodifico e respondo através do Código Internacional de Sinais. A pesquisa apropria-se desse sistema de comunicação náutica ao criar um diário de navegação a partir de fotografias, desenhos, mapas, cartas e outras imagens que encontro durante esse percurso.
Artistas-pesquisadores: Samuel Tomé e Filipe Acácio

NOVAS ABORDAGENS PERCEPTIVAS DO REAL
O projeto explora, por meio da ressignificação e apropriação, as possibilidades e alternativas que algumas imagens sugerem, atualizando visualidades impressas em um acervo de revistas e livros fotográficos das décadas de 1970, 1980 e 1990, criando novas abordagens discursivas. A técnica a ser trabalhada será a colagem, suas possibilidades e desdobramentos.
Artistas-pesquisadores: Célio Celestino e Bruno Santos Bandeira

ISOLAMENTO COMPULSÓRIO
Essa pesquisa teve como ponto de partida a história da Colônia Antônio Justa, em Maracanaú/Ce, que foi inaugurada, em 1942, a partir de um projeto de política pública nacional para o isolamento de pessoas diagnosticadas com hanseníase. Nos anos 90 essa colônia passou por várias transformações sociais e políticas que a transformaram em um bairro. No decorrer do laboratório, foram realizadas três ações como estratégias de aproximação. A primeira é o CineClown, um cineclube realizado para mobilizar a comunidade no antigo Cine Teatro, onde atualmente funciona o CRAS. A segunda ação foi a escuta das narrativas dos mais velhos, moradores e funcionários e a terceira ação consistiu em pensar na formação do bairro a partir dessa política pública de isolamento dos corpos. Atualmente o bairro é uma área de expansão urbana, onde a especulação imobiliária já ergue seus muros, recolocando a memória desse território, antes lugar de isolamento, e hoje como um lugar de expansão.
Artistas-pesquisadores: Virgínia Pinho e Antônio Elionardo da Silva Saraiva

SONHO CAUSADO PELO VOO DE UMA ABELHA AO REDOR DE UMA ROMÃ, UM SEGUNDO ANTES DE ACORDAR
O projeto consiste em desenvolver uma pesquisa curatorial sobre a influência do surrealismo no desenho cearense dos anos de 1970 e 1980, assim como desvelar interstícios dessa produção e reflexão, instigando o debate sobre sua contribuição e importância para a história da arte no Ceará. Buscando, portanto, destacar pensamentos, questões, conceitos, fatos e experiências deste importante cenário artístico ainda tão pouco estudado.
Artistas-pesquisadores: Ana Cecília Soares e Júnior Pimenta

Serviço:
O que: Finalização dos projetos do Laboratório de Artes Visuais
Quando: 12 e 13 de dezembro, às 19h
Onde: Auditório do Porto (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO

O que: Abertura da Exposição “Utopias da Imagem” – Preamar Artes Visuais
Quando: 12 de dezembro, às 10h
Onde: Hall do café do Porto (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO