Escola de Formação e Criação do Ceará

125A0287

Mostra de Artes da Porto Iracema (MOPI) chega à 10ª edição com programação especial

Espetáculos, Mostras de Processo e uma infinidade de formatos de partilhas públicas em Dança, Teatro, Música e Artes Visuais envolvendo 71 artistas da capital e do interior do estado, além de um pitching de cinema. Esta é a programação da 10ª edição da Mostra de Artes da Porto Iracema (MOPI), que ocorre a partir do 26 de fevereiro e durante todo o mês de março, ocupando diversos espaços culturais do estado. A MOPI comemora os dez anos do Programa de Laboratórios de Criação da Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Nesta décima edição, os Laboratórios de Música, Teatro, Dança e Artes visuais envolveram, além de projetos da capital, artistas de nove municípios do interior do Ceará: Aracati, Aratuba, Juazeiro do Norte, Crato, Maracanaú, Itapipoca, Guaraciaba do Norte, Redenção e Sobral. O Laboratório de Cinema, por sua vez, recebeu projetos de Fortaleza, Salvador e São Paulo. Toda a programação da MOPI é gratuita e aberta ao público.

Depois de uma década de existência, o Programa de Laboratórios da Porto Iracema das Artes consolidou-se como referência de formação artística no país. Com metodologias inovadoras, constituídas a partir das poéticas dos artistas envolvidos nos processos de criação, o programa envolveu, nesses dez anos, de 2013 a 2022, um total de 555 artistas em 221 projetos em cinco linguagens artísticas: artes visuais, cinema, dança, teatro e música. 

A Secretária de Cultura do Estado do Ceará, Luísa Cela, ressalta que a MOPI é uma oportunidade de aproximação e reconhecimento da arte cearense. “Nas apresentações artísticas o público pode conhecer os trabalhos desenvolvidos nos Laboratórios de Criação da Porto Iracema e se aproximar da produção da nova geração de artistas cearenses”, conclui.

O mesmo sentimento é compartilhado pela diretora-presidenta do Instituto Dragão do Mar (IDM), Raquel Gadelha. “A finalização de ciclos de capacitação e realização para artistas e profissionais da cultura pede uma celebração à altura, como a MOPI, que reúne artistas e público, criação, formação e fruição, três vertentes essenciais da atuação do IDM. Em seus 10 anos, uma marca admirável, as Mostras vêm possibilitando o desenvolvimento de projetos e a difusão da inovação nas linguagens artísticas em que os laboratórios são oferecidos. Que venham mais muitas décadas com a realização desses eventos!”, assinala.

A diretora de Formação do Instituto Dragão do Mar e da Porto Iracema das Artes, Elisabete Jaguaribe, observa a importância da 10ª Mostra de Artes do Porto Iracema. “São dez anos seguidos de criação, sem nenhuma descontinuidade, mesmo no período da pandemia. Essa longevidade, rara no campo cultural do país, por si só é indicativo da potência da experiência do programa de laboratórios” – observa a professora Elisabete Jaguaribe, acentuando a contribuição da experiência para as artes e a educação. “Os laboratórios são ambientes de criação, geradores de processos de formação muito especiais, que podem sugerir estratégias inovadoras para nossa educação formal, especialmente nesse momento de reconstrução nacional”- observa.

A coordenadora dos Laboratórios de Criação, Cláudia Pires, também ressalta a importância da continuidade do projeto. “A 10ª MOPI, para além da face artístico-pedagógica que a compõe como partilha pública de processos inventivos, demonstra também a consistência dessa política pública de formação em artes que, ao longo de dez edições, sem interrupções, se mantém em constante aprimoramento e em estado de reflexão permanente”, finaliza.

A programação da 10ª MOPI é constituída de 17 espetáculos, que ocuparão os espaços da Porto Iracema das Artes, Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz,  Cinema do Dragão e Casa Ninho, no Cariri.

O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes tem o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Confira a programação completa da MOPI 10:

26/02, DOMINGO 

17h

ARTES VISUAIS Mulambö + Sertão em borderline 

Terreiro do Mestre Aécio na Casa Luz (Crato-CE)

 

01/03, QUARTA-FEIRA

18h

DANÇA Através da Miragem – Coexistências em “Danças do Ventre” (Projeto – Através da Miragem – Investigações em Dança do Ventre)

THEATRO JOSÉ DE ALENCAR

 

19h

TEATRO Rezos para Rasgar o Mundo, com Tieta Macau

THEATRO JOSÉ DE ALENCAR – Galeria Ramos Cotoco

 

19h

MÚSICA Análise Selvagem – Alice David e banda

CINETEATRO SÃO LUIZ

 

20h

MÚSICA Encruzilhada – Zéis e Banda

CINETEATRO SÃO LUIZ

 

20h

DANÇA Eaí População!? (Projeto E aí População!?, Teimosia, saberes e dançares)

THEATRO JOSÉ DE ALENCAR

 

02/03, QUINTA-FEIRA

18h

TEATRO Desfiando Memórias

THEATRO JOSÉ DE ALENCAR – Palco Principal

 

19h

ARTES VISUAIS Aula Aberta com Mulambö + Projeto (sem nome) + Sertão em borderline 

AUDITÓRIO DA PORTO IRACEMA

 

19h

MÚSICA Manifesto AfroKaos

CINETEATRO SÃO LUIZ

 

20h

TEATRO Apavoração (Projeto Procura-se Marly)

THEATRO JOSÉ DE ALENCAR

 

20h

MÚSICA Bárbara!

CINETEATRO SÃO LUIZ

 

20h

DANÇA Capoeiragem (Projeto Capoeiragem – Educação do Corpo e Legado Cultural)

THEATRO JOSÉ DE ALENCAR

 

03/03, SEXTA-FEIRA

 

18h

TEATRO Singra (Projeto Travesticena)

THEATRO JOSÉ DE ALENCAR

 

17h

CINEMA Mesa-redonda: “O Brasil de volta às telas: políticas públicas para o Audiovisual”, com Luísa Cela (Secretária da Cultura do Ceará) e Joelma Oliveira Gonzaga (Secretária do Audiovisual / SAV – MinC) e mediação de Bete Jaguaribe (Diretora de Formação do Instituto Dragão do Mar/ Porto Iracema das Artes)

PÁTIO DA PORTO IRACEMA DAS ARTES

 

19h

CINEMA Pré estreia do filme “O Rio do Desejo”, do cineasta Sérgio Machado, seguida de debate com o diretor e a roteirista Maria Camargo

CINEMA DO DRAGÃO

 

19h

CINEMA Pré-estreia do longa “O Rio do Desejo”, de Sérgio Machado (com a presença do diretor e da roteirista Maria Camargo)

CINEMA DO DRAGÃO

 

19h

TEATRO Dose(Projeto Drama Espaçado)

CINETEATRO SÃO LUIZ

 

19h

DANÇA Fricção Ultrasônica 001 (Projeto Solta o Ponto Batidão)

THEATRO JOSÉ DE ALENCAR

 

20h

TEATRO Exu não vem hoje (Projeto Criação em Tempo Espiralar)

CINETEATRO SÃO LUIZ

 

20h

DANÇA MARESIA  

THEATRO JOSÉ DE ALENCAR

 

04/03, SÁBADO

 

9h

CINEMA Pitching de Roteiros

CINEMA DO DRAGÃO

 

05/03, DOMINGO

TEATRO A Palavra Soprada

THEATRO JOSÉ DE ALENCAR – Sala Nadir Papi Saboya

 

09/03, QUINTA-FEIRA

 

15h

ARTES VISUAIS Happening “O aniversário da travesti centenária” – Efe Godoy + MONUMENTA + desaguar

PÁTIO DA PORTO IRACEMA DAS ARTES

 

18h

ARTES VISUAIS Aula aberta de Dalton Paula + “O que faz de uma casa um lar?”  + “MIxaria no sertão e ouro no exterior”

CENTRO CULTURAL CARIRI

 

13 A 17/03, SEGUNDA A SEXTA-FEIRA

 

8h30 às 17h30

ARTES VISUAIS Visitação aberta à Instalação – AVESERPENTE, de Merremii Karâo- Jaguaribara e  Zwanga Nyack 

ATELIÊ DA PORTO IRACEMA DAS ARTES

 

14/03, TERÇA-FEIRA

 

19h

ARTES VISUAIS Aula aberta de Dalton Paula + “O que faz de uma casa um lar?”  + “MIxaria no sertão e ouro no exterior”

PÁTIO DA PORTO IRACEMA DAS ARTES

 

15/03, QUARTA-FEIRA

 

14h

ARTES VISUAIS Vivência na aldeia Feijão com Sallisa Rosa + “Taowás – linguagens fixadas” + “o que tem a dizer uma marakanã?” Kalembre Feijão – Karão Jaguaribara

KALEMBRE FEIJÃO (divisa de Aratuba e Canindé)

 

16/03, QUINTA-FEIRA

 

19h

ARTES VISUAIS Aula aberta de Sallisa Rosa + “Taowás – linguagens fixadas” + “o que tem a dizer uma marakanã?”

PÁTIO DA PORTO IRACEMA DAS ARTES

 

24/03, SEXTA-FEIRA

 

19h

TEATRO Corpo-Cabra

CASA NINHO – Cariri

 

25/03, SÁBADO

 

19h

DANÇA Corpo Social que Transcende

CASA NINHO – Crato

 

→ O acesso a todas as programações é gratuito e aberto ao público

→ O acesso do público às apresentações nos espaços de teatro se dará por ordem de chegada, retirando as senhas gratuitas na bilheteria, respeitando a capacidade de cada sala

→ Programação sujeita a alterações

 

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 221 projetos foram desenvolvidos.

 

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

 

SERVIÇO

O quê: MOPI 10 –  A Mostra de Artes da Porto Iracema celebra sua 10ª edição com programação especial, que contará com apresentações em diferentes linguagens artísticas, aulas abertas e um pitching de Cinema

Quando: durante todo o mês de Março de 2023

Onde: na Porto Iracema das Artes, no Cinema Dragão do Mar, no Cineteatro São Luiz, no Theatro José de Alencar e na Casa Ninho

Gratuito e aberto ao público

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Romã Salviano (estagiária) com supervisão e edição de Marina Solon (jornalista) | Publicado em 15 de fevereiro de 2023