Nesta sexta-feira, 21, a turma do módulo III de Maquiagem Cênica – voltado para o estudo de maquiagem de efeitos especiais, cortes e ferimentos – encerrou suas atividades com uma apresentação de trabalhos feitos pelos próprios alunos.Os alunos caracterizados como zumbis se apresentaram no pátio interno da Escola Porto Iracema das Artes.
Como último exercício, a turma foi dividida em duas equipes, cada uma responsável pela criação de uma cena teatral e a maquiagem para a apresentação. O primeiro grupo se apresentou ao som de “Thriller”, de Michael Jackson, e o segundo encenou uma história que se passava em um lugar onde se abandonavam cadáveres.
O curso, que começou em janeiro, teve como objetivo ensinar técnicas em maquiagem e efeitos especiais. Foram 45 horas/aula ministradas pela professora Tylba Araújo, que possui 25 anos de experiência na área de teatro e maquiagem. A professora conta que os alunos aprenderam a reproduzir cortes, queimaduras, ossos, além de reproduzir maquiagens lúdicas para o teatro, como fadas, duendes, bruxas e zumbis.
Tylba avalia positivamente as técnicas e o aprendizado dos alunos. “A minha avaliação pessoal do curso é de que ele teve, realmente, um grande aproveitamento, mas os alunos precisam ter um tempo para respirar e absorver tudo isso”, conta a professora.
A maquiadora Luciana Fernandes destaca a importância do curso para a área de maquiagem no Ceará. “As aulas foram muito boas. É uma maneira de elevar o Estado no campo dos efeitos especiais, que praticamente não tinha. E as técnicas aprendidas são espetaculares, tudo o que a gente fez foi minuciosamente estudado, aprendido. Acredito que é muito importante pra quem é maquiador ter outros tipos de especializações”, conta a maquiadora.
O próximo módulo do curso, denominado maquiagem intercultural, abordará estudos em pintura corporal, criação de máscaras e uso de pincéis para o desenvolvimento dos trabalhos.
Fotos do evento: