Os Cursos Básicos em Artes Visuais promovem a Master Class “O imaginário fabuloso de Babinski”, com a professora titular de História da Artes da USP, Ana Maria Belluzzo. Será no próximo dia 28 de julho, às 19h, no auditório do Porto Iracema das Artes. A pesquisadora abordará aspectos da produção e obra do Babinski – artista que está com uma mostra em cartaz no Memorial da Cultura Cearense (MCC) do Centro Cultural Dragão do Mar.
O IMAGINÁRIO FABULOSO DE BABINSKI
As obras de Maciej Babinski que estão expostas no Dragão do Mar criam a oportunidade de um contato direto com a experiência estética que o artista atualiza em Varzea Alegre, no sertão do Ceará.
Obras recentes recortadas pela leitura de Dodora Guimarães Esmeraldo colocam o historiador da arte diante da manifestação contemporânea de um notável criador de extenso percurso. O universo fabuloso vivido no Sítio Exu é por demais instigante. Convida o observador a penetrar pelas veredas de um pensamento plástico peculiar, em contínuo aprimoramento. Desafia o reconhecimento das camadas de experiência acumuladas, ao longo de existência artística plural, com profundas raízes europeias e fundamentos de matriz moderna. No trajeto, ramificação por vanguardas americanas e a sedução pela natureza brasileira, que o leva a encontrar com Lidia a trilha do sertão, onde pode habitar o tempo da arte, fazê-la renascer na luminosidade cearense.
A substância da arte de Babinski é sempre a própria vida, … que busca decifrar e reconstruir pela imaginação ativa. E eis nosso artista contemporâneo tocando a ancestralidade da vida no sertão. Sem uma visão sucessiva dos fatos, o historiador da arte tenta se mover pelo tempo das formas artísticas. Em 1943, Henri Focillon advertia: “a historia da arte nos mostra justapostas num mesmo momento, sobrevivências e antecipações, formas lentas, retardatárias, contemporâneas de formas ousadas e rápidas”.
Estaria pensando em Babinski ?
Por Ana Maria Belluzzo
CONHEÇA: Ana Maria Belluzzo
Professora Titular de História da Arte na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). Atua como pesquisadora e curadora independente. Coordenou a equipe brasileira da pesquisa Documents of Latin America and Latino Art, realizada junto ao Internacional Center for the Arts of the Americas do Museu de Fine Arts, Houston.
Na atividade de curadora desde a década de 80, realizou exposições retrospectivas da obra de artistas contemporâneos brasileiros: Marcello Nitsche (SESC, 2015) Maria Bonomi- gravura peregrina (Pinacoteca do Estado, 2008); Hercules Barsotti – Cor não Cor (Museu de Arte Moderna, São Paulo, 2004). Waldemar Cordeiro – uma aventura da razão (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 1986), Marcello Nitsche.
Entre as mostras históricas, encontram-se: Primitivos de uma nova era (mostra Brazil Brasil. Europalia. Bruxelas, 2011) Brazil Through European Eyes (Christie’s, Londres, 1996); Thomas Ender no Brasil (Museu de Arte de São Paulo e Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, 1997); O Brasil dos viajantes (Museu de Arte de São Paulo e Centro Cultural de Belém, Lisboa, 1994-5); a curadoria do núcleo modernidade da mostra Tradição e Ruptura, síntese da cultura brasileira ( Fundação Bienal de São Paulo, 1987); e outras colaborações como o aporte ao núcleo histórico da mostra Antropofagia e Histórias de Canibalismo (Fundação Bienal de São Paulo, XXIV Bienal, São Paulo, 1998)
Entre livros publicados destacam-se: Carmela Gross (2000). O Brasil dos Viajantes (1ª Ed: 1995; 3ª ed: 2000); coletânea Modernidade e Vanguardas Artísticas na América Latina (1990); Voltolino e as raízes do Modernismo (1992); Wademar Cordeiro – aventura da razão (1986); Além ensaios em coletâneas como o Grupo Ruptura e Arte Concreta (1998).
SERVIÇO:
Masterclass “O Imaginário Fabuloso de Babinski”
Quando: 28 de julho, às 19h
Onde: Auditório da escola Porto Iracema das Artes
Entrada gratuita.