Escola de Formação e Criação do Ceará

Master-Caue Alves-03

Bienal de Veneza e Pavilhão Brasileiro será tema de Master Class

Master-Caue Alves-02

 Hoje, às 19h, a escola Porto Iracema das Artes promove uma Master Class com o professor da PUC Cauê Alves, um dos curadores do Pavilhão Brasileiro na 56a Bienal de Veneza. O evento é uma atividade do Laboratório de Artes Visuais da escola e apresentará questões acerca da curadoria geral da Bienal de 2015, dos pavilhões nacionais, com ênfase no Pavilhão Brasileiro. O Master Class tem entrada gratuita.

Exibida pela primeira vez em 1895, a Bienal de Veneza contava apenas com o Pavilhão Central, com suas colunas neoclássicas e imponentes. Apenas doze anos depois, chegou à exposição a concepção dos pavilhões nacionais e em 1907 foi apresentado o primeiro: o Pavilhão Belga. Atualmente a Bienal de Veneza conta com 95 pavilhões distribuídos em 30 edifícios de exposição projetados em vários estilos arquitetônicos.

Na 56º edição, a Exposição Internacional propõe o tema “Todos os Futuros do Mundo” num projeto dedicado a uma nova apreciação da relação entre arte e artista. O Pavilhão do Brasil apresentará a mostra “É tanta coisa que não cabe aqui”, cujo nome foi escolhido inspirado pelos cartazes das manifestações que tomaram as ruas do país em junho de 2013. Os artistas que representarão o Brasil nessa edição serão: Antonio Manuel, André Komatsu e Berna Reale.

Cauê Alves (São Paulo, Brasil, 1977) é doutor em Filosofia, professor do departamento de Arte da PUC-SP. Foi um dos curadores do 32º Panorama da Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo (2011) e curador adjunto da 8ª Bienal do Mercosul (2011). Foi membro do Conselho Consultivo de Artes do MAM-SP (2005-2007) e desde 2006 é curador do Clube de Gravura do MAM-SP. É autor do livro Mira Schendel: avesso do avesso (Bei Editora/ IAC, 2010). É curador assistente do Pavilhão Brasileiro da 56ª Bienal de Veneza (2015).

Serviço
Master Class “56º Bienal de Veneza e o Pavilhão brasileiro”
Quando: 2 de julho de 2015 (Quinta-feira), às 19h
Onde: Auditório da escola Porto Iracema das Artes – Rua Dragão do Mar, 160
Entrada Gratuita