Escola de Formação e Criação do Ceará

Navegações Estéticas Final_NAVIO

Porto Iracema lança projeto Navegações Estéticas

Navegações Estéticas Final_NAVIOO novo ano letivo do Porto Iracema das Artes conta com muitas novidades na programação. Entre elas, está o projeto “Navegações Estéticas: partilha de experiências em criação artísticas”. A ação terá a primeira edição comandada por Marcélia Cartaxo (atriz), Juliana Galdino (diretora de teatro), Tiago Santana (fotógrafo), Paulo Amoreira (fotógrafo e artista transmídia) e Evaldo Mocarzel (documentarista), que abre a a programação com a Master Class “Arquitetura do Inesperado: a linguagem do filme documentário” amanhã (23), às 19h, no auditório do Porto Iracema. Navegações Estéticas integra o Programa de Formação Básica do Porto. As experiências dos alunos ficarão registradas no blog navegacoesesteticas.wordpress.com/

O projeto se propõe a um intenso ciclo de reflexões, diálogos e experimentações entre os alunos e artistas de carreiras renomadas nas áreas do audiovisual, artes cênicas e artes visuais.. O programa, por meio de Master Classes (abertas ao público) e Oficinas (somente para alunos dos cursos), propiciará a partilha de experiências dos artistas convidados como criadores.

Nessa troca de experiências, também serão trabalhadas questões centrais do fazer artístico como metodologias de criação, técnica e treinamento, improvisação, composição, arte e mediação tecnológica, hibridização dos gêneros, trabalho criativo e condições de produção. Navegações Estéticas será um espaço de troca entre iniciantes e veteranos e uma força propulsora de projetos de criação artística a serem desenvolvidos ao longo dos percursos.

Serviço:

Navegações Estéticas: partilha de experiências em criação artísticas

http://navegacoesesteticas.wordpress.com/

Evaldo Mocarzel
> Master Class “Arquitetura do Inesperado: a linguagem do filme documentário”: amanhã (22), às 19h, no auditório de Porto Iracema 
> Oficina “A prática do documentário”:
23 a 25 e 27 de abril (somente para alunos inscritos no Percurso Câmera de Vídeo)
O cineasta Evaldo Mocarzel, a partir de sua experiência como realizador, e de obras de referência da cinematografia nacional e internacional, dialoga sobre a prática do documentarista na cena audiovisual contemporânea. Por meio de exibição e análise de filmes, debates e experimentos de criação, a oficina aborda questões como as instabilidades entre a vida e a cena, os sujeitos e as personagens, o público e o privado; o olhar do documentarista; o material fílmico e a construção da narrativa; o dispositivo como estratégia criativa; o ensaio documental. A partir dessa partilha de experiências e reflexões, os participantes da oficina concebem um projeto de documentário a ser realizado ao longo dos percursos de Câmera de Vídeo, Edição de Vídeo e Som para cinema.

Marcélia Cartaxo
> Master Class “O ator no audiovisual”: dia 28, às 19h, no auditório de Porto Iracema
> Oficina “O ator no set: preparação”: 27 a 30 de abril (somente para alunos inscritos no Percurso Ator e Câmera)
A oficina inicia o percurso Ator e câmera. Os trabalhos como atriz, diretora e preparadora de elenco no cinema são a base para Marcélia Cartaxo discutir o processo criativo do ator na linguagem audiovisual. Numa perspectiva teórico-prática, a artista aborda aspectos como a construção da personagem a partir do roteiro; a criação partilhada com os demais sujeitos da cena fílmica (diretor, fotógrafo, figurinista, técnicos, entre outros); o trabalho criativo do ator no espaço fílmico (corpo e mediação tecnológica, plano, corte, fragmentação, continuidade); a cena vivenciada e a cena editada.

Juliana Galdino
> Master Class “O ator criador”: dia 27 de abril,  no auditório de Porto Iracema
> Oficina “O ator criador”: 27 a 30 de abril (somente para alunos inscritos no Percurso Práticas do Ator)
A oficina inicia o percurso Práticas do ator. Dramaturgia do ator é o eixo conceitual das proposições da atriz Juliana Galdino sobre os processos criativos de composição da cena teatral. Com demonstrações técnicas de seu próprio trabalho (desmontagem de processos), discussões e exercícios práticos, a atriz e pesquisadora busca instigar os participantes a elaborarem sua própria proposta poética a partir de temáticas ou dispositivos, inserindo-se assim no paradigma contemporâneo de criação teatral que busca romper com a hierarquização e estabelecer um trabalho colaborativo entre atores, direção e demais criadores envolvidos no processo.  A oficina encaminha-se para a elaboração de construtos cênicos breves.

Paulo Amoreira
> Oficina “Fotografia e  Transmídia”: 27 a 30 de abril (somente para alunos inscritos no Percurso de Fotografia Digital)
Abordagem da linguagem fotográfica no contexto das narrativas para múltiplas mídias. Análise de Storytelling em ensaio fotográfico. O contexto da Fotografia nas Novas Mídias. Expandindo uma narrativa fotográfica para múltiplas plataformas.

Tiago Santana
> Master Class “Fotografia: Encontros e Experiências Compartilhadas”: 29 de abril,  às 19h, no auditório de Porto Iracema

* Não é necessário fazer inscrição para Master Class.