Escola de Formação e Criação do Ceará

SerEstando_por_Arthur_Amaral_OK1 (2)

LUME Teatro apresenta “SerEstando Mulheres”, com Ana Cristina Colla (no CENA 15)

Colla

Hoje (16), às 19h, o CENA 15 recebe a apresentação do espetáculo solo “SerEstando Mulheres” da atriz , Ana Cristina Colla, do LUME Teatro.

Em sua busca por “ser-estar” na cena, a atriz Ana Cristina Colla, ao longo de seus 20 anos de pesquisa junto ao Lume, visitou pessoas, cidades, mestres, recantos. Entre encontros e confrontos, foi depurando seu fazer teatral, passando pela mímesis das corporeidades, a dança pessoal, visitando o butoh, como portas para a própria singularidade. “SerEstando Mulheres” é uma história “dançada” pela atriz, sobre si mesma e sobre outras mulheres.

Uma colcha de retalhos, pedaços conhecidos e sempre ressignificados, espalhados por diversos espetáculos. A matéria que o compõe surge de momentos distintos do seu caminhar de atriz e mulher no Lume Teatro. Um encontro forte e delicado com o feminino, onde a atriz narra através das imagens que cria e corporifica, seu saber impresso no corpo.

 

SerEstando_por_Arthur_Amaral_OK1 (2)ANA CRISTINA COLLA
Doutora em Artes pela Unicamp (2010), graduada em Artes Cênicas (1993) e mestre em Artes (2003), todos pela mesma universidade. Atriz-pesquisadora do LUME Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, desde 1993. É professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena – Unicamp. No LUME desenvolve pesquisas na codificação, sistematização e teatralização de técnicas corpóreas e vocais não-interpretativas do ator dentro de três linhas mestras de trabalho: o Clown e a Utilização Cômica do Corpo, a Mímesis Corpórea e a Dança Pessoal, além do desenvolvimento de uma metodologia de treinamento técnico-corpóreo-vocal cotidiano e a sua transmissão. Apresentou espetáculos e ministrou workshops, palestras, demonstrações técnicas e pesquisas de campo sobre o trabalho desenvolvido no Lume em diversas cidades do Brasil. No exterior realizou esses mesmos trabalhos nos seguintes países: Dinamarca, Noruega, Egito, Israel, Equador, Bolívia, México, EUA, Itália, França, Alemanha, Bélgica, Escócia, Portugal, Polônia, Coréia do Sul, Costa Rica e Argentina. Participa como atriz nos seguintes espetáculos do LUME: Parada de Rua (1995), Café com Queijo (1999), Um Dia… (2000), Shi-zen, 7 Cuias (2003), O que seria de nós sem as coisas que não existem (2006), Você (2009), Os Bem Intencionados (2012) e SerEstando Mulheres (2013). É autora dos livros “Da minha janela vejo… – Relato de uma trajetória pessoal de pesquisa no LUME” (2006 ? HUCITEC – Fapesp) e “Caminhante, não há caminho. Só rastros” (2013 ? Ed. Perspectiva – Fapesp) e é colaboradora permanente da revista do Lume. Dirigiu os espetáculos “Espiral – Brinquedo Meu” com o ator-músico Helder Vasconcelos, “Gaiola de Moscas” e ?Tu sois de onde?, com o grupo Peleja e “Alphonsus”, com a atriz do Lume Raquel Scotti Hirson.

Ficha Técnica

Criação e direção: Fernando Villar e Ana Cristina Colla

Músicas: Rodrigo Cariranha, Robert Medzo e Greg Slivar

Atuação: Ana Cristina Colla

Concepção de Figurino: Silvana Nascimento

Concepção de luz: Maria Emília Cunha Alves

Assessoria de Comunicação: Marina Franco

Direção de produção: Cynthia Margareth

Técnico: Francisco Barganian