O evento ocorre de forma gratuita e aberta ao público, no dia 6 de março, quarta-feira, às 18h30, no Auditório da Escola
Explorando a memória e o esquecimento em Fortaleza, o artista Lua Alencar lança o fotolivro “Substrato: Como Inventar Uma Memória Por Meio das Sobras”, na Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – , no dia 6 de março, quarta-feira, às 18h30. Gratuito e aberto ao público, o evento ocorre no Auditório da Porto, e conta com a participação do autor e parte da equipe integrante da produção.
Durante a atividade, será realizada uma conversa, aberta ao público, mediada por Lúcio Flávio Gondim, sobre as temáticas apresentadas na obra, bem como o sorteio de exemplares do fotolivro e a pré-venda do material aos presentes. Com edição realizada pelo coordenador dos Percursos Básicos em Audiovisual da Porto Iracema, Felipe Camilo, e produção da artista Geane Albuquerque, a obra marca os seis anos de atuação de Lua Alencar nas artes visuais.
O projeto é financiado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, por meio do Edital das Artes do Ceará, que distribuirá, gratuitamente, exemplares do fotolivro em escolas públicas e bibliotecas comunitárias do município, promovendo o acesso à cultura e à arte.
Sobre o fotolivro “Substrato: Como Inventar Uma Memória Por Meio das Sobras”
Por meio de uma abordagem experimental, o fotolivro propõe uma narrativa visual que se desenrola como uma arqueologia de memórias. Utilizando imagens de arquivo público e do acervo pessoal do autor, reunidas ao longo dos anos de 2018 a 2020, Lua Alencar estabelece um diálogo complexo entre performance, literatura, cinema expandido e fotografia. O artista foi selecionado para a Convocatória da Revista ZUM, uma publicação semestral de fotografia do Instituto Moreira Sales, em São Paulo.
Sobre os Laboratórios de Criação
São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 2 21 projetos foram selecionados.
Sobre a Escola Porto Iracema das Artes
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SERVIÇO
O quê: Lançamento do fotolivro “Substrato: Como Inventar Uma Memória Por Meio das Sobras”, de Lua Alencar, ocorre na Porto Iracema das Artes
Onde: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes
Quando: 6 de março, quarta-feira
Horário: 18h30
Gratuito e aberto ao público
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 22 de fevereiro de 2024