Foto: Micaela Menezes / O cheiro do queijo
Participantes com trajetória nos programas de formação da Escola sobem aos palcos do Festival Música na Ibiapaba entre os dias 23 a 26 de julho
O Festival Música na Ibiapaba (Mi) chega à sua 20ª edição celebrando a diversidade sonora e a formação musical no Ceará, e artistas que passaram pelos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – serão protagonistas na programação deste ano. Oito projetos autorais de ex-participantes da Escola, em especial da 12ª edição do Laboratório de Música, sobem aos palcos em Viçosa do Ceará entre os dias 23 e 26 de julho.
Na quarta-feira, 23, o público poderá conferir o show “Banzo”, de Simone Sousa, às 19h30, no Palco Feira Mi, além da apresentação da banda Pira Coletiva, no Palco da Matriz, também às 19h30.
Já na quinta, 24, é a vez de Uirá dos Reis apresentar o show “Vermelho & Preto”, às 20h, no Palco Feira Mi.
Na sexta-feira, 25, três artistas da Porto Iracema dividem a noite com apresentações simultâneas: Álcio Barroso apresenta “Sonho na Gaveta Aberta”, às 19h30 no Palco Feira Mi. No mesmo horário, o Palco da Matriz recebe Má Dame, com “Codinome Rosatômica”, e a banda O Cheiro do Queijo, com o espetáculo “Sound Circo”.
Encerrando a participação da Escola no festival, no sábado, 26, o grupo Kariri Sax e Moon Kenzo sobem ao Palco Feira Mi, às 19h, com os shows “Músicas do Kariri” e “Amarga”, respectivamente.
Foto: Micaela Menezes / Álcio Barroso e banda
“O festival é muito bem-conceituado. Muita gente vai estar presente, inclusive para acompanhar outros artistas, e esperamos alcançar novos públicos. A oportunidade de tocar lá será excelente para a nossa divulgação”, destaca o artista Álcio Barroso sobre sua participação no evento.
Opinião compartilhada por Cláudia Pires, coordenadora dos Laboratórios de Criação. “A participação de projetos do Laboratório de Música da Porto Iracema das Artes no Festival Mi é importante para a visibilidade e o desenvolvimento dos artistas. A apresentação em um festival de projeção, como o da Ibiapaba, proporciona a eles uma oportunidade de alcançar um público mais amplo, fortalecer sua rede de contatos e validar a qualidade de seus trabalhos”, avalia.
Álcio ainda adianta que o show contará com a participação especial de Alice David, também ex-participante do Laboratório de Música, em uma das canções do repertório.
Formação que impulsiona a criação
Os projetos apresentados no Festival Mi foram desenvolvidos ou impulsionados durante a passagem dos artistas pelos Laboratórios de Música da Porto Iracema das Artes. A formação gratuita oferecida pela Escola incentiva a criação autoral, o fortalecimento de narrativas próprias e a profissionalização de artistas cearenses.
“A Porto Iracema oferece um ambiente propício para a experimentação musical e a exploração de novas sonoridades. A participação no festival, por sua vez, atua como um catalisador desse processo. Assim, podemos dizer que a participação dos artistas no Festival de Música da Ibiapaba reflete, em determinada proporção, o desenvolvimento e a consolidação do processo formativo vivido na escola”, afirma a coordenadora Cláudia Pires.
Sobre o Festival
Realizado em Viçosa do Ceará, na região da Ibiapaba, e também no Sertão Central, em Quixeramobim, o Festival Mi, Música na Ibiapaba é um dos Eventos Estruturantes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará). Em 2025, o festival chega à sua 20ª edição, que acontece de 20 a 26 de julho, transformando Viçosa em um grande palco a céu aberto, com programação espalhada por escolas, ruas, praças e pelo teatro da cidade.
Com acesso totalmente gratuito, o evento reúne alunos, professores e artistas convidados de diferentes regiões do estado e do país. A programação traz ao público experiências formativas e diversidade musical a fim de fortalecer a produção musical e ampliar o alcance das políticas de interiorização da cultura no Ceará.
Sobre os Laboratórios de Criação
São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro.
Os Laboratórios funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas, que devem partir de artistas com trajetórias prévias.
Os artistas recebem orientação de tutores, que conduzem a qualificação dos projetos com orientações individuais, oficinas, palestras e aulas abertas pelo período de sete meses. Durante os Laboratórios, os artistas selecionados recebem uma ajuda de custo mensal como incentivo ao desenvolvimento de seus projetos.
Sobre a Porto Iracema das Artes
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Mayra Carvalho (estagiária) | Supervisão e edição: Gabriela Dourado (jornalista)