Escola de Formação e Criação do Ceará

Labteatro-rota-de-criacao-sao-pedro-capa-site

Laboratório de Teatro da Porto Iracema das Artes realiza exposição sobre o edifício São Pedro

portoiracemadasartes.org.br laboratorio de teatro da porto iracema das artes realiza exposicao sobre o edificio sao pedro labteatro rota de criacao sao pedro capa site

 A exposição “Abrindo as Portas de São Pedro”  tem acesso gratuito e pode ser vista até o dia 6 de maio na Escola

O Laboratório de Teatro da Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza a exposição “Abrindo as Portas de São Pedro”, das artistas Nathália Fiuza, Lídia dos Anjos e Jessica Mota. A atividade, que faz parte das Rotas de Criação do Laboratório de Teatro, é gratuita e aberta ao público. A visitação ocorre entre os dias 26 de abril e 06 de maio na Porto Iracema. No dia 05 de maio haverá um bate-papo sobre o projeto e o processo de pesquisa com a presença das pesquisadoras no pátio da Escola, às 19h.

A iniciativa é parte do projeto “Portas de São Pedro”, que vem pesquisando, por meio das histórias de pessoas que já passaram pelo edifício São Pedro e pessoas que ainda habitam no local, narrativas que ajudem a contar a história do prédio. O objetivo é desfocar o olhar de uma história linear, contada por datas, barões da cidade e nomes importantes, mostrando assim, quem realmente fez e faz história dentro do edifício. O projeto tem tutoria de Raquel Scotti Hirson (LUME Teatro).

Durante o bate-papo será debatido o processo, as histórias e a escuta das impressões do público da exposição.

A exposição conta com fotos usadas no processo criativo, materiais escritos e pesquisados, por meio dos quais o espectador poderá imergir em informações e objetos que abrem novos caminhos para falar sobre o Edifício São Pedro.

O coordenador do Laboratório de Teatro, Levy Mota, destaca que embora muitos artistas, das mais diversas expressões, já tenham se utilizado do edifício icônico para criar suas obras, o projeto “Portas de São Pedro” ocorre em momento ímpar, em que o prédio está, provavelmente, no seu último estágio de ruína e também de “livre ocupação”, quando ainda há pessoas vivendo ali, habitando temporariamente, ou se utilizando dos espaços abandonados para qualquer fim. “Como a desapropriação do Edifício e sua restauração já foram anunciadas pela prefeitura, em breve teremos um outro São Pedro no lugar desse que temos hoje. O projeto da Nathália, Lídia e Jéssica marca um momento único na história da Praia de Iracema”, pontua.

SOBRE O LABORATÓRIO DE TEATRO

O Laboratório de Teatro tem como objetivo principal fomentar o desenvolvimento de projetos que combinem pesquisa e criação, proporcionando cruzamentos entre a prática teatral, em suas diversas dimensões, como direção, interpretação, formação de artistas, cenografia etc., e reflexões estéticas e conceituais.
Desde a sua criação, em 2013, até 2019 o Lab Teatro contemplou 30 projetos, sendo cinco nos dois primeiros anos (2013 e 2014) e quatro nos demais.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Exposição “Abrindo as Portas de São Pedro” – visitação entre os dias 26 de Abril e 06 de maio na Porto Iracema das Artes e Bate Papo sobre a exposição “Abrindo as Portas de São Pedro” – 05 de maio, quinta-feira, às 19h
Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público